Banner
Notícias
já aprovado em vários processos e, se assim não fosse, você poderia estar gastando seu dinheiro com maus profissionais. Para eles, coaching para concursos resume-se a ser acompanhado por um profissional que já obteve êxito na aprovação em concursos de destaque.
Gostaria, neste post - embora eu mesmo faça concursos públicos e já tenha sido aprovado - de demonstrar que essa é uma idéia falsa e que pode levar até mesmo à uma conclusão totalmente equivocada do que é o efetivo processo de coaching.
Quando um profissional de grande experiência oferece conselhos e transmite suas vivências, atuando como um modelo a ser seguido, damos o nome de MENTORING e não coaching. Não se trata aqui de avaliar qual é o melhor caminho, até porque são processos diferentes para momentos distintos da vida. Acontece que o coach não é um especialista na arte de oferecer conselhos: ELE É ESPECIALISTA EM DESPERTAR POTENCIAIS ADORMECIDOS DAS PESSOAS.
O profissional de Coaching deve possuir conhecimentos de comportamento humano, mudança, negócios e, claro, também do seu nicho de atuação. Durante as sessões, que podem ser semanais, quinzenais ou mensais, o coach aplicará técnicas e ferramentas que promoverão um questionamento poderoso, com a intenção de mobilizar seu cliente (coachee) a entrar em ação para atingir suas metas e acelerar os resultados práticos naquilo que espera.
Para terminar, é importante frisar que um coach especialista será sempre a melhor opção para você. Mas coach especialista é aquele tem tem um público específico e estuda constantemente as melhores alternativas para seus coachees, não aquele que sabe tudo sobre o “negócio” do cliente. Muita atenção com pessoas que trarão respostas prontas ao invés de fazê-lo chegar às suas próprias conclusões. O que pode ser bom para muitos pode não ser o ideal para você!
Outro dia, navegando na internet e buscando mais informações sobre o processo de coaching (sim, se a gente não se atualiza, vai ficando para trás…) li em sites de vários colegas coaches que é uma CONDIÇÃO FUNDAMENTAL PARA SER UM BOM COACH PARA CONCURSOS é também ser “CONCURSEIRO NATO”...
Dicas
-
• CNAE: veja como classificar sua empresa
Um dos maiores problemas que novos empreendedores enfrentam na hora de começar uma empresa é com a burocracia institucional que se requer legalmente para isso.
• Como se apaixonar pelo seu trabalho com 6 hábitos diários
O conceito de felicidade profissional pode ser desmotivador, já que pode ser algo inatingível. Amar o que faz pode ser mais fácil do que imagina.
• O sucesso passa primeiro pela dificuldade
Assim como nas relações pessoais, as parcerias corporativas também sofrem dessa síndrome de ansiedade e expectativas sobre os resultados da relação.
• 15 coisas que você precisa saber sobre pensamento positivo
“Pensar positivo” é o conselho geral para superar qualquer dificuldade. Mas, afinal, o que é ser positivo? “Uma pessoa positiva é aquela que é confiante na vida”, resume Maria Teresa Guimarães, life coaching. Mas há uma grande diferença entre ser positivo e ser idealista.
• 10 dicas para se tornar uma pessoa carismática
As pessoas realmente carismáticas são notáveis: elas constroem e mantém grandes relacionamentos, influenciam de maneira positiva os que estão à sua volta, fazem as pessoas se sentirem melhores consigo mesmas. São o tipo de gente que queremos ter à nossa volta.
• O Trabalho nas eleições - Folga compensatória ou pagamento de horas extras?
O trabalho em dias de feriados, civis e religiosos é vedado de acordo com a Lei 605/1949, regulamentada pelo Decreto 27.048/1949, exceto nos casos em que seja necessária a execução dos serviços impostas pelas exigências técnicas das empresas.
• Conversas corajosas são todas aquelas que precisamos ter com nós mesmos ou com os outros e que por uma série de “razões” sempre adiamos.
Conversas corajosas são todas aquelas que precisamos ter com nós mesmos ou com os outros e que por uma série de “razões” sempre adiamos.
• Veja 12 dicas para ser (mais) feliz
A busca pela felicidade é uma constante na vida de todos. Não existem regras e nem fórmulas exatas para alcançar a felicidade. Mas é cada vez maior o número de pessoas que recorrem a livros de auto-ajuda, palestras e dicas para conseguir enxergar e desfrutar do sentimento.
• Vem aí a geração Z. Sua empresa está preparada?
Nascidos na era da internet, esses jovens não gostam de hierarquia, e esperam um ambiente corporativo semelhante ao seu mundo: veloz, interativo e integrado.
• Como montar uma equipe que atende bem?
Listei abaixo alguns pontos que considero importantes e que precisam ser incentivados pelos gestores