Banner

Notícias

O Coach precisa ser especialista no “negócio” do cliente para fazer um bom trabalho?

já aprovado em vários processos e, se assim não fosse, você poderia estar gastando seu dinheiro com maus profissionais. Para eles, coaching para concursos resume-se a ser acompanhado por um profissional que já obteve êxito na aprovação em concursos de destaque.

Gostaria, neste post - embora eu mesmo faça concursos públicos e já tenha sido aprovado - de demonstrar que essa é uma idéia falsa e que pode levar até mesmo à uma conclusão totalmente equivocada do que é o efetivo processo de coaching.

Quando um profissional de grande experiência oferece conselhos e transmite suas vivências, atuando como um modelo a ser seguido, damos o nome de MENTORING e não coaching. Não se trata aqui de avaliar qual é o melhor caminho, até porque são processos diferentes para momentos distintos da vida. Acontece que o coach não é um especialista na arte de oferecer conselhos: ELE É ESPECIALISTA EM DESPERTAR POTENCIAIS ADORMECIDOS DAS PESSOAS.

O profissional de Coaching deve possuir conhecimentos de comportamento humano, mudança, negócios e, claro, também do seu nicho de atuação. Durante as sessões, que podem ser semanais, quinzenais ou mensais, o coach aplicará técnicas e ferramentas que promoverão um questionamento poderoso, com a intenção de mobilizar seu cliente (coachee) a entrar em ação para atingir suas metas e acelerar os resultados práticos naquilo que espera.

Para terminar, é importante frisar que um coach especialista será sempre a melhor opção para você. Mas coach especialista é aquele tem tem um público específico e estuda constantemente as melhores alternativas para seus coachees, não aquele que sabe tudo sobre o “negócio” do cliente. Muita atenção com pessoas que trarão respostas prontas ao invés de fazê-lo chegar às suas próprias conclusões. O que pode ser bom para muitos pode não ser o ideal para você!

Outro dia, navegando na internet e buscando mais informações sobre o processo de coaching (sim, se a gente não se atualiza, vai ficando para trás…) li em sites de vários colegas coaches que é uma CONDIÇÃO FUNDAMENTAL PARA SER UM BOM COACH PARA CONCURSOS é também ser “CONCURSEIRO NATO”...