Banner
Notícias
David Rangel
Quando falamos de sucesso costumamos relacionar isso a inteligência. Nós, geralmente, pensamos que os grandes negócios como Facebook, Netflix, o sucesso da Apple, estão diretamente relacionados a uma grande capacidade cerebral, mas isso sempre esteve em xeque. Uma pesquisa realizada na Universidade de Stanford desmistificou essa ideia e promete mudar sua forma de encarar isso.
Carol Dweck, um psicólogo que passou toda sua carreira estudando atitudes de desempenho, acabou descobrindo duas características fundamentais que mostram que atitudes são mais favoráveis para o sucesso do que a inteligência.
Essas características são denominadas como “mentalidade fixa” e a outra como “mentalidade de crescimento”. Pessoas que tem mentalidade fixa acreditam que não se pode mudar. E isso cria problemas principalmente quando elas são desafiadas a fazer algo que vai “além” das suas capacidades. Isso as bloqueia.
Já pessoas com mentalidade de crescimento acreditam que podem melhorar com o esforço. Elas superam as pessoas com mentalidade fixa e seus elevados QIs. Pessoas com mentalidade de crescimento abraçam desafios e oportunidades para aprender algo novo.
O senso comum aposta que uma habilidade como inteligência inspira confiança. E de fato inspira. Mas se o problema sai da zona de conforto que uma pessoa com mentalidade fixa está habituado a casa cai.
O fator decisivo da vida é como você lida com os desafios, como você reverte cada situação complicada mesmo sem a mínima noção de como resolver muitos problemas. Você, no fundo, sabe que encontrará o melhor caminho. Tal feeling apenas grandes líderes possuí.
Tudo muda pode mudar
Independente do lado que você está atualmente há sempre a necessidade de crescer. Há sempre a decisão de querer ter uma mentalidade de crescimento cada vez mais apurada. Leia algumas dicas abaixo:
Todo mundo faz besteira. Todo mundo erra. Isso é fato. O segredo é não se abater e seguir em frente. Incontáveis pessoas de sucesso que você conhece já passaram por situações que você nem se quer pode imaginar. Então, não desanime e seja compreensivo com as pessoas. Elas também cometem equívocos.
Seja apaixonado. Pessoas apaixonadas são implacáveis. Elas não descansam, elas não param até alcançar o que procuram. Coloque na cabeça que sempre haverá alguém mais talentoso que você, mas se elas não tiverem paixão facilmente poderá ser superada. Tenha paixão pelo negócio que você está envolvido e alcance seus objetivos.
Tome atitude. Pessoas com mentalidade de crescimento são capazes de superar seus medos. Elas sabem que ele paralisa suas emoções e atitudes e a melhor maneira de superar isso é tomando uma atitude. Muitas vezes não haverá o momento perfeito para avançar em tomar uma decisão. Então, porque esperar por um? Siga em frente!
Faça mais do que a sua obrigação. Pessoas que querem dar tudo de si não se contentam em eliminar o checklist diário. Essas pessoas gostam de encontrar novos problemas para resolver. Elas sabem que isso faz com que elas aprendam novas coisas e se preparam para adquirir novas habilidades.
Pra fechar a nossa conversa não se queixe quando as coisas sairem do seu controle. Reclamar é um sinal óbvio de mentalidade fixa. Pessoas com mentalidade de crescimento observam oportunidades em tudo. E lembre-se: em todas as coisas há novas chances de aprendizado.
Será que o sucesso só existe para pessoas inteligentes? Descubra abaixo que sem atitude você não vai para lugar algum e que vale a pena se arriscar
Dicas
-
• 12 dicas infalíveis para se tornar uma pessoa resiliente
Você é estressado e tem hábitos autossabotantes? Vive intoxicado pelas próprias atitudes tomadas no dia a dia? Então, conheça a resiliência e veja como ela pode ser útil em sua vida
• Onde você se vê daqui 100 anos?
Para muitas pessoas, sucesso é sinônimo de dinheiro no bolso, mas será que essa é mesmo a melhor definição de sucesso?
• 14 maneiras de ser mais feliz no trabalho
Vamos nos tornar pessoas e profissionais melhores, começando com as 14 maneiras de ser mais feliz no trabalho.
• Insatisfação do consumidor: é melhor prevenir do que remediar
Quão melhor for a relação da empresa com seu cliente, maiores são suas chances de fidelizá-lo
• As armadilhas da liderança
A frase do Peter Drucker ainda continua sendo muito poderosa: “As pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos”
• Dicas para falar com objetividade
Comunicação é a base de tudo!
• Dois exercícios para repensar a motivação em vendas
Só que a coisa geralmente é tratada de maneira muito superficial. O problema da motivação superficial é que ela rapidamente se esvai. Então quero propor uma série de exercícios para fomentar a motivação do jeito correto.
• 10 atitudes positivas para o sucesso profissional
Costumo dizer em treinamentos e consultorias que, na maioria das vezes, os profissionais são demitidos por más atitudes e não por deficiências técnicas ou maus resultados.
• Por que atitude é mais importante que inteligência?
Será que o sucesso só existe para pessoas inteligentes? Descubra abaixo que sem atitude você não vai para lugar algum e que vale a pena se arriscar
• Empresas poderão fazer acordos trabalhistas
Sua empresa tem ação tramitando na Justiça do Trabalho e quer conciliar? O prazo para apresentar os processos que serão alvo de acordos ao longo da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista vai até o dia 13 de maio.