Banner
Notícias
Eduardo Ferraz
Costumo dizer em treinamentos e consultorias que, na maioria das vezes, os profissionais são demitidos por más atitudes e não por deficiências técnicas ou maus resultados. O que gera uma boa reputação profissional é o efeito acumulado de anos de atitudes positivas. Se você tiver boas atitudes no dia a dia, construirá um patrimônio moral que, acumulado por anos, será de grande valor.
Disposição: É a capacidade de estar sempre alerta, disposto e disponível para as mais diferentes tarefas, sem ninguém mandar. Pessoas muito dispostas são cada vez mais essenciais, pois têm uma capacidade de trabalho redobrada, não desanimam facilmente e servem de exemplo para quem as rodeia.
Pontualidade: É cada vez mais valorizada. Trata-se de sinal de respeito e comprometimento com os demais. Ser pontual não significa apenas chegar no horário, mas cumprir prazos ou negociá-los, previamente. Implica também dar retorno aos e-mails, telefonemas ou quaisquer solicitações o mais rapidamente.
“Estudabilidade”: Inventei esta palavra, para resumir uma atitude importantíssima: a determinação em aprender, estudar, pesquisar, procurar alternativas e soluções para problemas e desafios. Há pessoas que conseguem resolver situações difíceis, pelo estudo de casos solucionados por outros indivíduos.
Proatividade: Um dos significados do prefixo “pro” é antecipação. A pessoa proativa está sempre se antecipando aos acontecimentos, fazendo planos de como agir no futuro baseado em uma análise racional do presente, identificando e selecionando alternativas para diferentes cenários. Pessoas assim resolvem os desafios antes de se transformarem em problemas.
Resiliência: É a habilidade do indivíduo para superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas sem entrar em desespero. É também a capacidade de enfrentar e resolver problemas sem se abater ou desanimar. Indivíduos resilientes conseguem, muitas vezes, transformar sofrimento em aprendizado.
Profissionalismo: É a determinação do indivíduo de cumprir seu trabalho de maneira correta e bem planejada. É também a atitude de sempre entregar tudo o que é combinado em todas as áreas profissionais. Pessoas assim se desdobram para cumprir a palavra ou seus compromissos de qualquer maneira.
Coragem: É a capacidade de enfrentar desafios com confiança e destemor ou de se expor em situações de crise ou dificuldade com confiança e firmeza, mesmo correndo riscos que a maioria não aceitaria. Pessoas assim contagiam todos a sua volta, com seu exemplo de enfrentar os problemas mais difíceis em primeiro lugar.
Temperança: Significa equilibrar-se, colocar-se sob limites e procurar assegurar o domínio da vontade sobre os instintos. Ter temperança é uma qualidade de quem modera o que faz, não age apenas pelas suas vontades e que sabe tomar decisões equilibradas. Significa ter a capacidade de medir muito bem as consequências de seus atos.
Altruísmo: A palavra altruísmo foi criada pelo filósofo francês Auguste Comte, que a definiu como “o grupo de disposições que inclinam os seres humanos a se dedicar aos outros”. É a atitude de abdicar de interesses pessoais em benefício de outra pessoa ou do interesse coletivo. Pessoas altruístas conquistam a admiração e o respeito por seus atos, não por suas palavras.
Empatia: É a capacidade psicológica de compreender pensamentos e emoções, procurando experimentar, de maneira objetiva e racional, os sentimentos dos outros indivíduos. É a habilidade de se colocar no lugar das pessoas, para compreender de que modo elas tomam suas decisões, não necessariamente para ajudá-las, mas para negociar melhor, por exemplo.
Quanto mais você desenvolvê-las, melhores serão seus resultados profissionais e pessoais.
Costumo dizer em treinamentos e consultorias que, na maioria das vezes, os profissionais são demitidos por más atitudes e não por deficiências técnicas ou maus resultados.
Dicas
-
• 10 dicas simples para superar o medo de falar em público
Falar em público é uma tortura para muitos, mesmo na empresa quando você conhece praticamente todo mundo e algum diretor lhe pergunta algo, parece que o mundo vai acabar, as mãos começam a suar e tremer, a voz falha e conteúdo desaparece da mente, se isso já aconteceu com você veja 10 dicas para você superar o medo de falar em público.
• 24 DICAS PARA SER FELIZ
Roberto Shinyashiki e as suas dicas levam-nos a refletir na nossa vida e a descobrir como ser feliz, dando alguns conselhos que podem realmente mudar a forma como vemos e somos vistos pelo mundo que nos rodeia. Abra a sua mente e leia atentamente as sábias palavras de Roberto Shinyashiki, aceite a mudança, faça parte da mudança, alcance a verdadeira felicidade com simples e pequenos passos.
• A importância de ser grato
Ser grato é sinal de boa educação.
• Beneficiários têm até 29 de dezembro para sacar PIS/Pasep
O valor do benefício ao trabalhador é de um salário mínimo. Ministério do Trabalho pede atenção para não perder a data limite para o saque
• Medidas destravam microcrédito para pequenos negócios
Empresas com faturamento de até R$ 300 milhões poderão refinanciar parcelas atrasadas e a vencer com recursos do BNDES
• Somos ilimitados: não deixe a mente te convencer do contrário
Nada é impossível, mesmo que pareça. Minha experiência, no dia 02 de dezembro de 2016, com Alphonse Voigt, me fez ter ainda mais certeza disso
• 12 LEIS DA GRATIDÃO POUCO CONHECIDAS (QUE VÃO MUDAR SUA VIDA)
Pelo o que você é grato hoje? Como a gratidão afeta a sua vida?
• 5 dicas para terminar o ano com as contas da empresa no azul
Com 13º e férias, o fim do ano é uma época complicada para muitos empreendedores. Mas não é impossível fechar 2016 no azul. Veja essas dicas:
• 7 frases que devem ser evitadas no trabalho para melhorar a comunicação
Especialistas em desenvolvimento pessoal listam 7 frases negativas que deixam o ambiente profissional pesado e explicam como melhorar a comunicação e deixar o clima mais leve
• 20 dicas para o sucesso (e mude seu modo de ver as coisas)
Atingir o sucesso pode não ser um sonho distante, mas há um caminho a ser percorrido para que isso aconteça. Veja 20 dicas para o sucesso (pessoal e profissional)!