Banner
Notícias
Silvana Mello
Muitos líderes se preocupam em desenvolver habilidades gerenciais “hard” como gestão de projetos, análise financeira, visão de mercado ou fluência em idiomas como se estas fossem as principais competências de um líder. Priorizam a participação em um programa de MBA dentro ou fora do país com o objetivo de se tornarem tecnicamente capazes de enfrentar o mercado. De verdade há alguma sabedoria nisto, pois a meritocracia é uma realidade crescente, principalmente em países em desenvolvimento.Investir um uma formação robusta é muito importante, mas, não se deve prescindir nem negligenciar outros fatores, como o equilíbrio e a maturidade emocional que funcionam como um verdadeiro colchão de proteção para as inúmeras quedas que acontecem dentro das empresas.
A trama política das corporações, a arquitetura hierárquica, a comunicação organizacional formal e informal, o modelo de gestão cada vez mais matricial, a presença da diversidade de gerações, gênero, sexo, percepções e interesses formam um conjunto bastante complexo e poderoso.
A frase do Peter Drucker ainda continua sendo muito poderosa: “As pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos”.
Importante lembrar que temos participação ativa no universo nos mínimos detalhes e para cada ação há uma reação correspondente. Há uma variedade de comportamentos que colocam o líder em evidência, para bem ou para o mal: a visão de futuro que inspira aos outros, o exemplo de compromisso que demonstra em pequenas ações, a forma transparente de se comunicar com as pessoas, a capacidade de perdoar e si perdoar, na ênfase que dá aos erros alheios, na capacidade de negociar e abrir mão de seus próprios interesses, de agir com resiliência e sabedoria para entender que as ondas das organizações são e sempre serão constantes, cíclicas e algumas vezes disruptivas.
As armadilhas podem ser visíveis ou invisíveis, estar consciente ou inconsciente. O fato é que elas existem e sem humildade, todas as qualidades se tornam armadilhas do ego.
A frase do Peter Drucker ainda continua sendo muito poderosa: “As pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos”
Dicas
-
• Como liderar equipes de gerações diferentes?
Especialista defende que colaboradores que têm idades diferentes podem trabalhar em sinergia
• Oito dicas para melhorar a colaboração nas empresas
Faço parte daqueles que têm uma forte sensação de que os modelos de gestão estão ficando obsoletos e que são necessárias novas formas de atuar, porém com a desconfortável consciência de que não sabem exatamente como.
• Sucesso na Vida Profissional com Coaching
Ter sucesso na vida profissional é meta de basicamente todo mundo, aliás, todos querem ter uma carreira longa, saudável, produtiva e que lhe renda uma vida confortável.
• Faça um esforço, para ser melhor, a cada dia
Ser melhor a cada dia é evoluir no caminho do bem. O ser humano precisa reencontrar a paz interior para poder viver melhor.
• Dono da Felicidade
Equilibrio faz com que as coisas fluam naturalmente!!
• Menos carisma, mais liderança
Existem pontos críticos envolvidos no exercício da liderança e para vê-los é preciso olhar além da liderança carismática
• Conheça as seis fases do fracasso e sua importância para o sucesso
O sucesso e o fracasso podem parecer duas coisas completamente distintas para você. Mas para mim, não. Ele mostra que os dois estão interligados e que é praticamente impossível obter a vitória sem nunca ter fracassado.
• Pesquisas imprescindíveis para sua empresa em 2016
Com essas informações, é mais fácil tomar decisões com segurança e assertividade
• Marketing pessoal no trabalho (ou: Como não ser demitido no meio da crise)
Demonstrar seus conhecimentos, habilidades e atitudes é tão importante quanto cumprir seu papel no dia a dia, afirma especialista
• O atendimento da sua loja realmente encanta seus clientes?
Com a concorrência acirrada e a crise apertando cada vez mais o bolso dos consumidores, oferecer um bom atendimento já não é sinônimo de diferencial, mas um item básico para a sobrevivência de qualquer negócio