Banner
Notícias
Silvana Mello
Muitos líderes se preocupam em desenvolver habilidades gerenciais “hard” como gestão de projetos, análise financeira, visão de mercado ou fluência em idiomas como se estas fossem as principais competências de um líder. Priorizam a participação em um programa de MBA dentro ou fora do país com o objetivo de se tornarem tecnicamente capazes de enfrentar o mercado. De verdade há alguma sabedoria nisto, pois a meritocracia é uma realidade crescente, principalmente em países em desenvolvimento.Investir um uma formação robusta é muito importante, mas, não se deve prescindir nem negligenciar outros fatores, como o equilíbrio e a maturidade emocional que funcionam como um verdadeiro colchão de proteção para as inúmeras quedas que acontecem dentro das empresas.
A trama política das corporações, a arquitetura hierárquica, a comunicação organizacional formal e informal, o modelo de gestão cada vez mais matricial, a presença da diversidade de gerações, gênero, sexo, percepções e interesses formam um conjunto bastante complexo e poderoso.
A frase do Peter Drucker ainda continua sendo muito poderosa: “As pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos”.
Importante lembrar que temos participação ativa no universo nos mínimos detalhes e para cada ação há uma reação correspondente. Há uma variedade de comportamentos que colocam o líder em evidência, para bem ou para o mal: a visão de futuro que inspira aos outros, o exemplo de compromisso que demonstra em pequenas ações, a forma transparente de se comunicar com as pessoas, a capacidade de perdoar e si perdoar, na ênfase que dá aos erros alheios, na capacidade de negociar e abrir mão de seus próprios interesses, de agir com resiliência e sabedoria para entender que as ondas das organizações são e sempre serão constantes, cíclicas e algumas vezes disruptivas.
As armadilhas podem ser visíveis ou invisíveis, estar consciente ou inconsciente. O fato é que elas existem e sem humildade, todas as qualidades se tornam armadilhas do ego.
A frase do Peter Drucker ainda continua sendo muito poderosa: “As pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos”
Dicas
-
• Empreendedorismo: A importância da contabilidade
O profissional da contabilidade pode exercer um papel de extrema importância quanto à organização da empresa, à estruturação contábil e ao planejamento fiscal financeiro, além de ser capaz de medir o retorno do capital investido.
• Cuidados na contratação de temporários para o final de ano
É preciso observar o entendimento do Tribunal Superior do Trabalho em relação a contratações temporárias para evitar autuações da Justiça do Trabalho
• Cinco passos para se planejar para 2015
O cenário atual mostra a economia com números não muito favoráveis, o que torna ainda mais essencial o planejamento dos negócios para os próximos meses
• Inconsciente comanda nossas decisões, mostram pesquisas
Subliminar é o termo para qualificar ações, informações e sentimentos que ocorrem abaixo do limite da consciência e é também o título do novo livro do físico americano Leonard Mlodinow.
• Comunicação: prioridade a todo tipo de organização
A publicidade certa para pequenas, médias e grandes empresas
• Como falar sobre assuntos delicados no ambiente de trabalho
Saber dialogar é um dos requisitos para que você tenha sucesso na sua carreira, sobretudo quando o tema em pauta é controverso. Conheça algumas dicas para se sair bem nessas situações
• Opinião do funcionário pode ajudar no planejamento estratégico da empresa
Ações de engajamento e feedback costumam fazer a diferença na hora de traçar metas futuras. A participação dos colaboradores deve aumentar o comprometimento da equipe, diz especialista
• Informação: o primeiro passo para as grandes decisões
Por que nossos gestores ainda se informam tão pouco antes de escolherem os rumos a ser tomados?
Francisca Paris • Perfeccionismo ou excelência? Se o desejo de melhorar é certamente positivo, se levado à exasperação e ao extremo, prejudica o profissional e se torna negativo • Atendimento mágico - como surpreender e encantar o cliente Uma das principais atitudes do empreendedor de sucesso é atrair, reter e encantar seus clientes, internos e externos