Banner
Notícias
É melhor prevenir do que remediar. Embora amplamente conhecido, esse dito popular parece muitas vezes esquecido, em especial, pelas grandes empresas. Muitas empresas que não investem em políticas de prevenção no atendimento ao consumidor têm comprometido a sua imagem perante seu mercado e, pior, provavelmente comprometendo suas receitas.
Recentemente, por ocasião da comemoração do seu aniversário, um site de reclamações de consumidores publicou um vídeo em uma rede social “vingando” os consumidores de algumas empresas que entendem que desrespeitam o consumidor. Esse vídeo viralizou na internet e tem contado com comentários que demonstram a ampla aprovação dos seus usuários a essa “vingança”.
No vídeo, os diretores de algumas das empresas com as piores reputações no atendimento ao cliente foram convidados para jantar em um restaurante, onde foram mal atendidos pelos garçons, que demoraram para lhes atender, esqueceram seus pedidos ou não os anotaram corretamente. Para concluir a “vingança”, ao invés da conta, o garçom entregou para cada um dos “convidados” um papel destacando o número total de consumidores que teriam se sentido desrespeitados com o tratamento recebido da empresa que cada “convidado” representa.
Sem julgar se tal site de reclamações agiu bem ou não, fato é que o vídeo evidencia, em seu contexto, uma situação, infelizmente, cada vez mais corriqueira em nossa vida moderna: o crescimento do número de consumidores insatisfeitos com o atendimento das suas reclamações pelas empresas.
Acontece que, contraditoriamente, essa é uma situação que as empresas não desejam e, por isso, têm se esforçado cada vez mais para evitar. Isso porque, além de prejudicar sua imagem perante seu mercado consumidor e, assim, comprometer seus negócios, faz com que gastem dinheiro para resolvê-la, uma vez que o atendimento ao cliente demanda estrutura, material e humana. Além disso, as reclamações dos consumidores, quando não atendidas, resultam muitas vezes em processos administrativos ou judiciais que geram mais gastos, quer com seus próprios consumidores, quer com advogados.
Daí porque é importante que as empresas assimilem que a melhor alternativa para evitar aquela indesejada situação é investir em ferramentas que lhes permitam atender satisfatoriamente as reclamações de seus consumidores. É preciso lembrar que quão melhor for a relação da empresa com seu cliente, maiores são suas chances de fidelizá-lo e, assim, fazer dele um divulgador da sua marca.
Nesse sentido, sem dúvida, uma assessoria jurídica especializada e competente é uma das principais ferramentas que as empresas precisam dispor se, de fato, quiserem atender satisfatoriamente as reclamações de seus consumidores, em especial em um mundo cada vez mais competitivo e em um contexto de crise econômica, como a que temos enfrentado no Brasil. Ou seja, é melhor prevenir do que remediar.
Quão melhor for a relação da empresa com seu cliente, maiores são suas chances de fidelizá-lo
Dicas
-
• CNAE: veja como classificar sua empresa
Um dos maiores problemas que novos empreendedores enfrentam na hora de começar uma empresa é com a burocracia institucional que se requer legalmente para isso.
• Como se apaixonar pelo seu trabalho com 6 hábitos diários
O conceito de felicidade profissional pode ser desmotivador, já que pode ser algo inatingível. Amar o que faz pode ser mais fácil do que imagina.
• O sucesso passa primeiro pela dificuldade
Assim como nas relações pessoais, as parcerias corporativas também sofrem dessa síndrome de ansiedade e expectativas sobre os resultados da relação.
• 15 coisas que você precisa saber sobre pensamento positivo
“Pensar positivo” é o conselho geral para superar qualquer dificuldade. Mas, afinal, o que é ser positivo? “Uma pessoa positiva é aquela que é confiante na vida”, resume Maria Teresa Guimarães, life coaching. Mas há uma grande diferença entre ser positivo e ser idealista.
• 10 dicas para se tornar uma pessoa carismática
As pessoas realmente carismáticas são notáveis: elas constroem e mantém grandes relacionamentos, influenciam de maneira positiva os que estão à sua volta, fazem as pessoas se sentirem melhores consigo mesmas. São o tipo de gente que queremos ter à nossa volta.
• O Trabalho nas eleições - Folga compensatória ou pagamento de horas extras?
O trabalho em dias de feriados, civis e religiosos é vedado de acordo com a Lei 605/1949, regulamentada pelo Decreto 27.048/1949, exceto nos casos em que seja necessária a execução dos serviços impostas pelas exigências técnicas das empresas.
• Conversas corajosas são todas aquelas que precisamos ter com nós mesmos ou com os outros e que por uma série de “razões” sempre adiamos.
Conversas corajosas são todas aquelas que precisamos ter com nós mesmos ou com os outros e que por uma série de “razões” sempre adiamos.
• Veja 12 dicas para ser (mais) feliz
A busca pela felicidade é uma constante na vida de todos. Não existem regras e nem fórmulas exatas para alcançar a felicidade. Mas é cada vez maior o número de pessoas que recorrem a livros de auto-ajuda, palestras e dicas para conseguir enxergar e desfrutar do sentimento.
• Vem aí a geração Z. Sua empresa está preparada?
Nascidos na era da internet, esses jovens não gostam de hierarquia, e esperam um ambiente corporativo semelhante ao seu mundo: veloz, interativo e integrado.
• Como montar uma equipe que atende bem?
Listei abaixo alguns pontos que considero importantes e que precisam ser incentivados pelos gestores