Banner
Notícias
É melhor prevenir do que remediar. Embora amplamente conhecido, esse dito popular parece muitas vezes esquecido, em especial, pelas grandes empresas. Muitas empresas que não investem em políticas de prevenção no atendimento ao consumidor têm comprometido a sua imagem perante seu mercado e, pior, provavelmente comprometendo suas receitas.
Recentemente, por ocasião da comemoração do seu aniversário, um site de reclamações de consumidores publicou um vídeo em uma rede social “vingando” os consumidores de algumas empresas que entendem que desrespeitam o consumidor. Esse vídeo viralizou na internet e tem contado com comentários que demonstram a ampla aprovação dos seus usuários a essa “vingança”.
No vídeo, os diretores de algumas das empresas com as piores reputações no atendimento ao cliente foram convidados para jantar em um restaurante, onde foram mal atendidos pelos garçons, que demoraram para lhes atender, esqueceram seus pedidos ou não os anotaram corretamente. Para concluir a “vingança”, ao invés da conta, o garçom entregou para cada um dos “convidados” um papel destacando o número total de consumidores que teriam se sentido desrespeitados com o tratamento recebido da empresa que cada “convidado” representa.
Sem julgar se tal site de reclamações agiu bem ou não, fato é que o vídeo evidencia, em seu contexto, uma situação, infelizmente, cada vez mais corriqueira em nossa vida moderna: o crescimento do número de consumidores insatisfeitos com o atendimento das suas reclamações pelas empresas.
Acontece que, contraditoriamente, essa é uma situação que as empresas não desejam e, por isso, têm se esforçado cada vez mais para evitar. Isso porque, além de prejudicar sua imagem perante seu mercado consumidor e, assim, comprometer seus negócios, faz com que gastem dinheiro para resolvê-la, uma vez que o atendimento ao cliente demanda estrutura, material e humana. Além disso, as reclamações dos consumidores, quando não atendidas, resultam muitas vezes em processos administrativos ou judiciais que geram mais gastos, quer com seus próprios consumidores, quer com advogados.
Daí porque é importante que as empresas assimilem que a melhor alternativa para evitar aquela indesejada situação é investir em ferramentas que lhes permitam atender satisfatoriamente as reclamações de seus consumidores. É preciso lembrar que quão melhor for a relação da empresa com seu cliente, maiores são suas chances de fidelizá-lo e, assim, fazer dele um divulgador da sua marca.
Nesse sentido, sem dúvida, uma assessoria jurídica especializada e competente é uma das principais ferramentas que as empresas precisam dispor se, de fato, quiserem atender satisfatoriamente as reclamações de seus consumidores, em especial em um mundo cada vez mais competitivo e em um contexto de crise econômica, como a que temos enfrentado no Brasil. Ou seja, é melhor prevenir do que remediar.
Quão melhor for a relação da empresa com seu cliente, maiores são suas chances de fidelizá-lo
Dicas
-
• 10 CRENÇAS QUE MANTÊM O RH NA IDADE MÉDIA
FISCALIZAR OS FUNCIONÁRIOS E NÃO RECONHECER OS TALENTOS É UM MAL QUE AINDA ACOMETE MUITAS EMPRESAS
• Você pode e deve sonhar, mas antes é preciso planejar
Planejar é direcionar seus esforços e recursos disponíveis para chegar em destino, rumo, sonho, ou seja lá como você prefere chamar
• 10 Dicas Fundamentais para Liderar Equipes de Alto Desempenho
Equipe é muito mais do que simplesmente pessoas trabalhando numa mesma sala. Equipe significa pessoas trabalhando em conjunto, interagindo, respeitando-se e auxiliando-se mutuamente.
• Como controlar a ansiedade no ambiente de trabalho
Existem formas de evitar ser atingido, desde que haja consciência por parte do indivíduo
• Sem motivação a empresa não cresce
A crença de que existe o profissional de segunda a sexta e de que a felicidade está nos momentos que sobram, pode gerar procrastinação, baixa produtividade e apatia. Isso é comum em todas as áreas do mercado atual.
• Dilma vai anunciar ações que favorecem microempresas
Programa que reduz a burocracia e agiliza o fechamento de empresas, desenvolvido pelo ministro Guilherme Afif Domingos (na foto, com a presidente), será lançado na próxima semana
• O papel do líder em tempos de incertezas no cenário econômico
O papel da liderança em tempos de incerteza é o mesmo que em outros momentos.
• O guia do planejamento estratégico pessoal
"Para dar início a um planejamento estratégico pessoal, você deve, primeiramente, estar ciente da sua situação de vida"
• Descubra se você sabe equilibrar carreira e vida pessoal
Veja dicas para verificar se você está atingindo esta harmonia e como você pode mudar esta situação, caso sua resposta seja negativa
• Prevenção contra o uso ilícito de recursos das empresas
Antes de entender a importância da entrega da certidão negativa, é fundamental conhecer a Resolução 1445/13, que gerou obrigações como essa, conforme será repercutido a seguir