Banner
Notícias
A felicidade e o trabalho nem sempre andam lado a lado. Segundo pesquisa da Gallup, só 13% se consideram felizes no trabalho.
Você mesmo se considera um deles?
Se o ambiente de trabalho é repleto de gente infeliz, então como manter bons resultados? É quase impossível. Se uma pessoa não está satisfeita no trabalho, seus resultados serão sempre aquém de sua capacidade. A empresa perde e o profissional perde.
Você não conseguirá alterar todos os fatores que o impedem de ser feliz no trabalho, pois a cultura da empresa não vai mudar tão facilmente, o chefe não vai deixar de ser áspero de uma hora para outra e seus colegas não vão ficar mais bonzinhos do dia para a noite.
Mas há aspectos que você pode mudar para ser mais feliz no trabalho.
1. Tenha um propósito
O fator que mais leva profissionais a não gostarem do trabalho ou da empresa é não saber o porquê de tanto trabalho. Você trabalhou 40, 50 horas por semana e para onde foi tudo isso? Pra que serviu o seu trabalho? Procure enxergar a importância do seu trabalho para a empresa e para os clientes, mesmo que seu chefe nunca demonstre isso para você.
2. Seja organizado
O acúmulo de tarefas e papeis parece o status quo de qualquer mesa de trabalho e caixa de entrada, mas não precisa ser sempre assim. Se você tem muito trabalho, liste tarefas, se você tem muita coisa pra fazer, documente. Crie também o hábito de usar uma agenda para marcar compromissos e tarefas.
A sua mesa até pode ser meio bagunçada (que seu chefe não nos ouça), mas a sua cabeça não. Então crie checklists, processos e planos para fazer a sua vida ser mais fácil.
3. Não se compare com os outros
Lembra que a sua mãe dizia: "Seu primo já fez outra faculdade e trocou de carro mais uma vez.", "Sua irmã foi promovida de novo." Você detestava ser comparado com as outras pessoas, não é?
Como coach eu notei que as pessoas fazem isso com elas mesmas sem nem notar. Você está sempre se comparando com os colegas do departamento, ou da mesma idade, com amigos com quem estudou junto, com o Steve Jobs na sua idade, entre outros.
Este tipo de atitude leva a um comportamento de desmotivação e autodestruição. Esqueça das outras pessoas. E daí que Mozart compunha com cinco anos? Você também pode fazer o que quiser. Só foque em si mesmo e nunca mais nos outros.
4. Evite ser multitarefa
É lindo dizer que você é um profissional multitarefa, seu chefe vai adorar ouvir e os departamentos de RH vão considerar você em melhor estima.
Mas o problema é que as pessoas agora acham que têm que fazer 92 coisas ao mesmo tempo para manter as expectativas em alta e mostrar como são bons profissionais.
O segredo aqui é você abraçar múltiplas tarefas, mas na hora de executá-las, fazer uma por vez. Fazendo isso, você evita o efeito Zeigarnik que não te deixa esquecer de tudo o que ainda tem para fazer e consegue se manter são. E mais produtivo ao riscar tarefas inteiras ao invés de pedacinhos de tarefas.
5. Pense a longo prazo
Trabalhando assim você quer chegar aonde no próximo ano? E daqui a dois anos? Você já parou para pensar nisso?
A sua empresa tem um plano de carreiras sólido, isto é, tem lugar para você crescer?
Um amigo meu traça planos de dois anos em cada empresa, se não funcionar ele volta para o mercado e procura outra empresa. Trace seus planos pessoais e trabalhe para fazer deles realidade. Se não der certo, saia da empresa e procure uma em que suas metas possam ser atingidas.
6. Sorria mais
Com tanto trabalho e problemas nos mundo às vezes nos esquecemos de dar um sorriso ou uma boa gargalhada. Isto também conta muito para a nossa felicidade.
Existem empresas em que não é permitido sorrir, dessas empresas você foge. E existem aquelas com o clima leve, o que ajuda a amenizar o trabalho.
7. Crie seu espaço
Passamos mais tempo no trabalho do que em casa, então uma boa coisa a se fazer é deixar aquele seu espaço com um toque pessoal. Pode ser foto da família, action figures, uma caneca personalizada, entre outras coisas.
O importante é que naquela selva de papel e madeira você tenha algo para se sentir no seu mundinho.
8. Encontre parceiros
É bom fazer amigos no mundo corporativo, pelo networking futuro, mas também pelo dia a dia de trabalho. Ter colegas parceiros faz o seu trabalho ser mais produtivo tocando a bola mais facilmente para eles e na hora de discutir ideias.
Além disso, é bom ter uma válvula de escape para jogar conversa fora.
9. Ajude seus colegas
Ajude seus colegas em tarefas (desde que não atrapalhe as suas). Desta forma você está fazendo a equipe ser mais produtiva, aliviando o peso do colega e proporcionando a você um senso de dever cumprido ajudando alguém em apuros. É bom ajudar as pessoas, um dia que pode ser ajudado é você.
Não seja mesquinho.
10. Respire
O trabalho dobrou? O clima azedou? O chefe endoidou? É hora de esticar as pernas.
Vá dar uma volta pela empresa, lavar o rosto ou beber água. Tem horas em que o conflito não vale a pena e chorar também não. É bom espairecer de vez em quando.
11. Afaste-se das pessoas negativas
A atmosfera de algumas empresas tem uma nuvem preta no alto. Mesmo dentro do escritório. São pessoas que reclamam dos inúmeros problemas da empresa (normalmente é até verdade), do chefe arrogante, do colega mau caráter, da pilha de trabalho, das horas extras, entre outros fatores.
O problema é que reclamar não é mudar. Ficar remoendo os problemas faz mal para o estômago. Se a empresa carrega uma cultura de injustiça é melhor não perder o seu tempo e abandonar logo o barco.
12. Deixe os problemas pessoais em casa
Casa é casa e trabalho é trabalho. Não misture as coisas.
Se as coisas não vão bem dentro de casa, ninguém na empresa tem culpa. Destratar as pessoas ou ficar choroso não é nada bom e não vai ajudar em nada.
Levante a cabeça e esqueça dos problemas, dê o seu melhor e quando voltar para casa você se preocupa com os outros problemas.
13. Comemore as vitórias
Cada projeto que deu certo é uma conquista, cada cliente novo que você trouxe é fantástico e cada lista de tarefas riscada tem um sabor doce. Comemore.
Não espere a empresa ou seu chefe pensar em tudo e organizar uma comemoração formal com camisetas da empresa e música ambiente. Não.
Comemore com sua equipe, com sua esposa, com seu marido, com sua família e até sozinho.
Apenas comemore as pequenas vitórias e as grandes vitórias. Você fez por merecer.
14. Reflita se o dia valeu a pena
O que você conseguiu terminar de fazer hoje? É aqui que abandonar aquele comportamento multitarefa vai fazer as coisas terem um sentimento de completude. Seu cérebro vai fazer você se sentir melhor notando que o dia foi produtivo e há menos trabalho a ser feito. Você vai respirar mais aliviado também.
Conclusão para ser mais feliz no trabalho
O ambiente de trabalho, postura do seu líder (ou chefe), atmosfera da empresa e caráter dos donos da empresa não podem ser mudados por você de uma hora para outra.
Mas há muitas maneiras de você ser feliz no seu trabalho. Você não depende de ninguém para isso.
O sucesso é a única possibilidade!
Vamos nos tornar pessoas e profissionais melhores, começando com as 14 maneiras de ser mais feliz no trabalho.
Dicas
-
• Você sabe lidar bem com o tempo no trabalho?
Faça o teste e descubra se você é um bom gestor do tempo durante o expediente - e antes dele
• Acredite! você PODE emagrecer.
A hipnose e a programação neurolinguística são as novidades da vez para a perda de peso. Saiba como as técnicas podem ajudar a mandar embora aqueles teimosos quilinhos extras.
Que tal agendar uma sessão e conhecer o processo ?! • Profissional NÃO comprometido se sente insultado e manipulado ! Uma pesquisa da empresa de treinamento Dale Carnegie indica que 40% dos profissionais brasileiros se dizem completamente comprometidos com o trabalho.
será?! • Dicas simples para se organizar no trabalho !! Você se considera um profissional organizado? Consegue entregar suas atividades dentro do prazo estabelecido? Ou é daqueles que vive sem tempo para nada? • 9 dicas para gerenciar o stress financeiro às vezes a vida é cruel com os empreendedores.
Na realidade não basta sambar conforme a música diante do rolo compressor da burocracia regulamentar e nem mesmo encarar pontualmente a massacrante tributação.
Sim, é preciso lidar com tudo isso e ainda ser economicamente viável. • O Menestrel - William Shakespeare Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença... • Defenda-se da grosseria do seu chefe A maioria das pessoas já sofreu com a atitude rude de um chefe ou colega. Saiba o que leva um profissional a agir dessa forma e como lidar com ele.
Segundo um estudo feito por pesquisadoras americanas, uma em cada quatro pessoas é rude porque seus chefes são. • Revista Exame publica matéria sobre coaching – Os sinais de que o coach pode ser picareta Oferta de serviços de coaching prolifera no país; confira os cuidados que você deve ter na hora de escolher, de acordo com dois especialistas • Felicidade: como conquistá-la? Você é feliz? Ao se olhar no espelho você gosta do que vê? Se sente realizado com sua vida?
A felicidade é um desejo incessante de todo ser humano. A busca por estabilidade financeira, por um trabalho melhor e prazeroso, por uma carreira de sucesso, uma casa maior, bens materiais, entre outros desejos, não para.
• Executivo, sim. Pai de familia, também Os homens recorrem mais do que as mulheres a benefícios criados para permitir às mães trabalhadoras equilibrar trabalho e atenção à família.