Banner
Notícias
Todos nós temos qualidades e defeitos, e desempenhamos algumas tarefas com maior habilidade do que outras. Porém, como lidar com a situação quando algo que fazemos dá errado? Será que ficar pensando o tempo todo no erro pode ser bom? De acordo com algumas pesquisas, a autocrítica exagerada pode acabar impedindo o seu potencial de aparecer e superar os erros.
1 – Fique calmo
Quando algo der errado e você começar a pensar nas coisas que poderia ter feito para mudar a situação, pare e procure relaxar: saia do escritório ou do seu ambiente de trabalho por alguns minutos para caminhar, ouvir uma música que você goste... Enfim, dê um tempo a si mesmo. Espere pelo menos 24h antes de repensar os erros cometidos, porque só depois desse intervalo você estará em condições emocionais para avaliar racionalmente o que aconteceu.
2 – Deixe o perfeccionismo de lado
É claro que você quer ser um bom funcionário e fazer suas tarefas impecavelmente bem. Porém, lembre-se de que você é humano e, como tal, comete erros. Ao contrário dos pensamentos autodestrutivos, do tipo “eu sempre faço tudo errado” ou “eu nunca vou aprender a fazer isso”, procure pensar nos seus pontos fracos e em maneiras de melhorá-los, como “estou sempre atrasado, então me comprometerei a sair de casa 15 minutos mais cedo todos os dias”.
3 – Tenha um mentor
Ter um mentor pode até ser algo que soe estranho, mas é mais simples do que você imagina. Sabe aquele colega de trabalho que sempre te ajuda com as tarefas do dia a dia, dá dicas e aponta erros, te estimulando sempre a melhorar? Ele pode ser seu mentor! Peça a ele conselhos e feedbacks sobre suas atitudes e seu trabalho de modo geral.
4 – Fique atento
Procure se policiar e criar estratégias para evitar cometer velhos erros. Se, por exemplo, você sempre esquece a papelada que deve levar para a reunião, deixe-a em algum lugar onde esteja sempre visível e evite, assim, esquecê-la. Pequenas ações como essa ajudarão a superar os pontos fracos que tanto incomodam.
Você tem alguns pontos fracos que gostaria de melhorar para desenvolver um trabalho melhor?
Dicas
-
• Decreto deve reduzir espera por troca de produto com defeito a até 12 dias
O governo e o setor produtivo chegaram finalmente a um acordo sobre a lista de produtos que devem ter a troca acelerada em caso de defeito.
• O pagamento do pró-labore é obrigatório?
Diferente do salário, o pró-labore não implica na obrigação do pagamento de 13º salário, FGTS, férias e outros benefícios trabalhistas.
• 10 passos para transformar sua equipe e ambiente de trabalho
Contratar apenas pessoas melhores que você é um deles
• Muito além do Facebook: sua empresa precisa estar nas outras redes sociais
Marcar presença nas mídias sociais deixou de ser uma escolha, virou necessidade. E é preciso atuar várias delas para obter retorno. Conheça os exemplos da Starbucks e da Imaginarium
• Pare de arrumar desculpas e supere suas metas
Pare de procurar culpados, olhe para dentro de si, mexa-se, inove e maximize sua performance
• Empreendedorismo de batom e salto alto
Em comum, elas trazem a marca da autoconfiança
• Como não cair na 'malha fina' da Receita Federal
O professor de finanças da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas dá dicas para os contribuintes não caírem na “malha fina".
• Saiba utilizar o Funil de Marketing Digital para potencializar seus negócios
Conheça profissionais que utilizam essa poderosa estratégia de vendas e descobriram um novo meio de conquistar clientes.
• Quem se comunica (demais) se trumbica
Facebook, Twitter, Instagram e outros tantos sites expõem nossos momentos profissionais, amizades, vida em família, preferências políticas e até questões existenciais
• Como o fim da desoneração pode afetar os custos de sua empresa
Companhias de 56 segmentos que desde 2011 foram beneficiadas com redução de encargos sobre a folha de pagamento agora perdem parte dessa vantagem