Banner
Notícias
1) Sentir raiva de si mesmo por pequenos deslizes
Deu preguiça e você não foi à academia. Exagerou nos docinhos da festa. Falou algo fora de hora. Pagou um mico. Fez uma brincadeira que alguém não gostou. Cometeu um erro no trabalho. É clichê dizer, mas lá vai: errar é humano. Seja quando erramos com algo muito importante ou quando cometemos um pequeno deslize, precisamos consertar ou pedir desculpas e tomar cuidado para não repetir. Mas repito: seres humanos erram. Muitas vezes nos deixamos abalar de forma exagerada por um pequeno erro que só precisaria de um simples conserto, e fazemos com que isso nos traga um sentimento forte de decepção e raiva de nós mesmos que nos impede de melhorar e fazer a coisa certa. Você não é o seu erro. Você apenas errou, aprendeu, e agora vai tomar cuidado para não repeti-lo.
2) Sofrer por antecipação
“Quanto nos custaram os males que nunca aconteceram…”
Alguma vez você já cismou que algo de ruim ia acontecer, ficou horas inventando uma história terrível na sua cabeça, sofreu de medo esperando o pior e nada aconteceu? Sofrer por antecipação é uma das piores formas de utilizar o seu pensamento. Sim, é difícil parar, principalmente quando temos esse costume ou sofremos de ansiedade. Eu já fiz muito isso e o que me ajudou a controlar foi pensar em quantas histórias eu já criei antes na minha mente e não aconteceram. Quantas vezes eu tive certeza de que estava muito doente, que algo de ruim tinha acontecido a alguém ou que alguma coisa terrível ia acontecer na minha vida, e nada aconteceu? Lembrar a si mesmo de que isso é mais uma invenção da sua mente pode ajudar a relaxar quando você começar a sofrer por antecipação.
3) Reclamar de tudo
As palavras e os pensamentos exercem muito poder na nossa vida, e reclamar é uma forma de espalhar energia negativa dentro e fora de você. É claro que nem tudo conseguimos deixar passar e, dependendo da situação, reclamar pode ser uma forma de fazer com que as coisas melhorem. Mas eu sei – e você sabe – que muitas reclamações que fazemos são por puro hábito e não passam de bobeiras que não merecem tanta atenção e desperdício de energia. Aceitação é provavelmente a palavra que você precisa para melhorar essa atitude. Aceitar que a vida não é perfeita mas não por isso não pode ser maravilhosa. Que problemas fazem parte e você nunca teria aprendido coisas importantes se não fosse por eles. Que o mundo não é perfeito, mas existem muitas coisas boas. Aceite as imperfeições e valorize as coisas boas. Pratique mais gratidão e menos reclamação.
4) Se irritar com o mau humor alheio
A irritação alheia quase sempre é muito mais um problema da pessoa com ela mesma do que com você. Mesmo assim, quando há alguém irritado, mau humorado e chato perto de nós, nos deixamos abalar e absorvemos aquela energia ruim, o que nos deixa também irritados e de mau humor, mesmo que você estivesse se sentindo super bem antes de ficar perto daquela pessoa. Nesses casos, conheço duas opções de solução: ao invés de entrar na escuridão do outro, tente colocá-lo na sua luz. Se não conseguir, seja luz para si mesmo e permita que a pessoa passe pela escuridão, porque ela pode estar precisando passar pelo escuro para conseguir chegar até a própria luz. Respeite o momento do outro, porque nós nunca sabemos o que se passa na vida alheia.
5) Ir a lugares onde não se sente bem
É provável que você já tenha ido a alguns lugares onde não se sentiu bem e percebeu que as energias dali não combinavam com as suas. Ou também a lugares em que não se sentiu bem-vindo e, quando chegou, só conseguia pensar em quanto tempo faltava pra ir embora. Se não houver um bom motivo para ir a esses lugares, pra que gastar suas energias indo lá? Vá a lugares onde você é querido, se sente à vontade e consegue se divertir, conversar, relaxar. Evite os lugares que drenam suas energias e te deixam cansado. A vida é muito curta para, entre tantas opções, escolher ir aonde não nos sentimos bem.
6) Comparar sua vida à dos outros
É muito legal conhecer, admirar e acompanhar pessoas interessantes, inteligentes e bem-sucedidas. Mas deixa de ser algo positivo quando não fazemos isso para nos inspirarmos e aprendermos com elas, e sim para compararmos a nossa vida e ficarmos pensando em como o nosso dia a dia é chato e desinteressante. Não importa se a vida de outra pessoa é cheia de aventuras, eventos legais e acontecimentos interessantes. O que importa é o que você quer da sua vida e o que está fazendo para conseguir. A única comparação que faz você crescer e melhorar é comparar o seu hoje com o seu ontem e questionar se está evoluindo. É a partir daí que você percebe se está no caminho certo, se precisa mudar e toma suas decisões. Comparar-se com os outros não resulta em nenhuma mudança para melhor e só serve para você se sentir insatisfeito.
7) Competir com as outras pessoas
Por inteligência, beleza, sucesso, popularidade, para mostrar quem manda, por querer ser sempre a pessoa que está certa… É um gasto inútil de energia focar sua vida em ser melhor do que alguém, porque muitas vezes o que outra pessoa tem não é o que te fará feliz. Concentre-se em conhecer a si mesmo, descobrir o que você quer alcançar e trabalhe nisso. Se encontrar inspiração em alguém e puder aprender com essa pessoa, ótimo. Mas não se incomode com o que os outros estão fazendo melhor do que você, porque isso não te trará crescimento algum.
8) Pensar nas coisas que você não quer que aconteçam
Desperdício enorme da energia do seu pensamento, que poderia ser aproveitado de forma muito melhor para fazer você se sentir positivo e motivado se estivesse pensando em seus sonhos e objetivos, mas está sendo usado para te colocar pra baixo. Foque seus pensamentos naquilo que você quer que aconteça. Pense mais no que pode dar certo e menos (bem menos!) no que pode dar errado. Ao invés de procurar motivos para se preocupar ou sentir medo, procure motivos para se sentir entusiasmado a fazer coisas boas e correr atrás do que você quer que aconteça.
9) Tentar ser alguém que você não é
Se alguém ou alguma situação exige que você seja diferente de quem é, essa pessoa ou circunstância não é boa para você. Não confunda com situações e pessoas que te ajudam a crescer, estamos falando de pessoas que não te aceitam e situações que apagam o valor de ser quem você é. Não mude para as pessoas gostarem de você. Seja você e as pessoas e situações certas virão.
Atire a primeira pedra quem nunca sofreu por uma bobagem como se algo extremamente sério estivesse acontecendo. Todo mundo já fez drama por algo que não era tão importante, estragou o próprio dia por uma bobeira e só depois percebeu que exagerou (ou nunca percebeu).
Dicas
-
• Programa Descomplica Paraná avança na fase de desenvolvimento do ambiente virtual
O Programa Descomplica Paraná está em uma nova fase. Agora, nessa etapa, a ideia é simplificar ainda mais os processos de licenciamentos, sejam eles ambientais, sanitários ou emitidos pelo Corpo de Bombeiros, com o intuito de promover agilidade e facilidade na abertura de novas empresas e no gerenciamento de alvarás.
• Comissão retoma debate sobre mudanças no crédito para o agronegócio.
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados dá continuidade nesta sexta-feira (16) ao seminário sobre as mudanças do crédito para o agronegócio no Brasil.
Assista no YouTube: www.youtube.com/watch?v=8UKk-CLtAOo • O que é Open Banking e o que muda para MEI e pequenas empresas Imagine ser correntista em um banco e usar o cheque especial de outro? Ou então contratar empréstimos com uma instituição financeira, que possui condições mais vantajosas, usando uma plataforma única de comparação de taxas e juros? Melhor ainda, já pensou em pagar todos os seus boletos em um banco, usando saldo de outra conta, tudo de maneira integrada? Com o #n#OPEN BANKINK#/n# será possivel • Em junho, Paraná liderou ranking de abertura de empresas no Brasil A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) obteve o melhor tempo no País para a abertura de empresas no mês de junho. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (2), dia do aniversário de 129 anos da instituição. • Assinaturas eletrônicas trazem eficiência e segurança para os serviços digitais Entre as mudanças de hábitos que a sociedade teve de enfrentar no último ano, a migração de diversos tipos de serviços para o meio on-line, especialmente aqueles prestados pelos órgãos públicos, merece destaque positivo. Resolver as situações do dia a dia diretamente pela tela do computador ou do celular sem precisar enfrentar filas e buscar documentos impressos facilitou o relacionamento dos cidadãos com o Estado. Um exemplo disso é a solicitação do auxílio emergencial, que foi realizada totalmente on-line, permitindo que milhões de brasileiros tivessem acesso ao benefício diretamente pelos seus telefones celulares. • IBGE: Número de empresas no Brasil subiu 6,1% em ano pré-pandemia Após três anos consecutivos de fechamento de empresas, o Brasil registrou em 2019, no pré-pandemia, um aumento no número de companhias e organizações formais ativas, segundo os dados do Cempre (Cadastro Central de Empresas) divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). • Quase 10% dos microempreendedores viraram empresas maiores com a pandemia Microempreendedores Individuais (MEIs) se ascenderam e mudaram de categoria durante a pandemia. • Como patrão e empregado enxergam a empresa no pós-pandemia Pesquisa da EY revela que 65% dos empresários não consideram estar preparados para atender às novas demandas de clientes • MEI: Saiba se você tem direito ao novo auxílio emergencial Respostas para as principais dúvidas com orientação para os Microempreendedores Individuais. • Aposentados do INSS podem consultar extrato para declarar o IR 2021; saiba como Consulta ao extrato do Imposto de Renda é feita pelo site ou aplicativo Meu INSS