Banner
Notícias
Fazer exercício físico ajuda a reter o conhecimento, desde que praticado exatamente quatro horas depois do aprendizado. A conclusão é de um estudo publicado recentemente na revista científica Current Biology. Pesquisadores da Universidade Radboud, na Holanda, e da Universidade de Edimburgo, na Grã-Bretanha, submeteram 72 voluntários a um experimento em que tiveram que memorizar 90 associações entre imagens e lugares durante 40 minutos.
Os participantes foram divididos em três grupos: o primeiro fez exercício logo após a sessão, o segundo praticou atividades quatro horas depois e o terceiro não fez nenhum exercício físico.
A atividade consistiu em 35 minutos em uma bicicleta ergométrica a um ritmo cardíaco de 80% do número de pulsações máximo de cada participante por minuto.
Dois dias depois, os voluntários foram testados para verificar quanto lembravam do que haviam aprendido, enquanto tinham imagens de seus cérebros captadas por ressonância magnética.
Os resultados mostraram que aqueles que fizeram exercícios quatro horas depois apresentaram o melhor desempenho no segundo teste. As imagens cerebrais também mostraram que o exercício realizado certo tempo após o aprendizado estava associado a representações mais precisas no hipocampo, uma área importante para a aprendizagem e a memória, quando o indivíduo em questão respondia a uma pergunta corretamente.
“Isso mostra que podemos melhorar a consolidação da memória ao fazer esporte depois do aprendizado”, disse Guillén Fernández, um dos autores do estudo e pesquisador da Universidade Radboud. Embora não saibam exatamente de que forma os exercícios físicos contribuem para a consolidação do aprendizado, os pesquisadores acreditam que tenha a ver com a produção de neurotransmissores – como a dopamina e a noradrenalina – que podem melhorar a consolidação da memória, durante a atividade física.
Um estudo mostrou que praticar atividade física 4 horas após aprender algo novo ajuda a reter o conhecimento
Dicas
-
• 7 perguntas para se fazer antes de pedir demissão porque discorda da empresa
Não tome decisões no calor da situação e reflita se levantar pontos contrários não faz parte da sua função.
• Parábola da demissão da formiga desmotivada:
Motivação é a chave para bons desempenhos.
• 11 sinais de que você será rico
Se você ainda não segue essas recomendações, essas dicas que vão te colocar no caminho certo
• Cuidado com os “dedos-duros” do Imposto de Renda, eles podem te prender na malha fina
Planos de saúde, empregadores e bancos também fornecem dados à Receita, que cruza as informações para descobrir omissões e fraudes no IR
• 'Depois da Pandemia': os impactos positivos e negativos do coronavírus no agronegócio brasileiro
Em conversa com o Head Comercial e de Gestão de Recursos da Órama, editor da revista Globo Rural avalia o cenário do campo, o recorde nas exportações e as oportunidades de crédito para os pequenos produtores
• MP 944/20: Como a medida pode auxiliar as empresas durante a crise?
A MP 944 disponibiliza linhas de crédito especiais para as empresas no período de crise econômica; Saiba como funciona.
• Principal sinal de inteligência em uma pessoa segundo Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo
Esse é o principal sinal de inteligência em alguém, segundo Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo
• 20 dicas para sobreviver a CRISE
Dicas para sobreviver a crise
• Após quase fechar, loja de roupas começa a vender tudo a R$ 20 e fatura R$ 5 milhões
Fundada em 2015, a Barato Express trabalha com roupas femininas, masculinas e infantis
• Barroso cassa decisão que autorizava desconto em folha de contribuição sindical
Ministro Barroso entende ser "inerente ao novo regime das contribuições sindicais a autorização prévia do sujeito passivo".