Banner
Notícias
Fazer exercício físico ajuda a reter o conhecimento, desde que praticado exatamente quatro horas depois do aprendizado. A conclusão é de um estudo publicado recentemente na revista científica Current Biology. Pesquisadores da Universidade Radboud, na Holanda, e da Universidade de Edimburgo, na Grã-Bretanha, submeteram 72 voluntários a um experimento em que tiveram que memorizar 90 associações entre imagens e lugares durante 40 minutos.
Os participantes foram divididos em três grupos: o primeiro fez exercício logo após a sessão, o segundo praticou atividades quatro horas depois e o terceiro não fez nenhum exercício físico.
A atividade consistiu em 35 minutos em uma bicicleta ergométrica a um ritmo cardíaco de 80% do número de pulsações máximo de cada participante por minuto.
Dois dias depois, os voluntários foram testados para verificar quanto lembravam do que haviam aprendido, enquanto tinham imagens de seus cérebros captadas por ressonância magnética.
Os resultados mostraram que aqueles que fizeram exercícios quatro horas depois apresentaram o melhor desempenho no segundo teste. As imagens cerebrais também mostraram que o exercício realizado certo tempo após o aprendizado estava associado a representações mais precisas no hipocampo, uma área importante para a aprendizagem e a memória, quando o indivíduo em questão respondia a uma pergunta corretamente.
“Isso mostra que podemos melhorar a consolidação da memória ao fazer esporte depois do aprendizado”, disse Guillén Fernández, um dos autores do estudo e pesquisador da Universidade Radboud. Embora não saibam exatamente de que forma os exercícios físicos contribuem para a consolidação do aprendizado, os pesquisadores acreditam que tenha a ver com a produção de neurotransmissores – como a dopamina e a noradrenalina – que podem melhorar a consolidação da memória, durante a atividade física.
Um estudo mostrou que praticar atividade física 4 horas após aprender algo novo ajuda a reter o conhecimento
Dicas
-
• 7 dicas para você ser mais disciplinada no trabalho !
Especialistas dão dicas para ajudá-la a ser mais disciplinada e organizada no trabalho.
Todo mundo gosta de trabalhar com a pessoa que, geralmente, são disciplinadas. • Descubra se você sabe equilibrar carreira e vida pessoal Veja dicas para verificar se você está atingindo esta harmonia e como você pode mudar esta situação, caso sua resposta seja negativa • Como trabalhar com a geração Y? Cada vez mais, enfrentamos a dificuldade de adotar uma rotina diária, sempre com as mesmas atividades e sem perspectiva de desenvolvimento. • Garanta seu sucesso, desenvolva seus talentos Todos nós, seres humanos, somos detentores de talentos, não há pessoa que não os possua. A grande verdade é que nem todos estão dispostos a trabalhar e enfrentar o que for preciso para potencializar talentos e extrair o melhor deles. • AS EMPRESAS OLHAM TUDO !! CUIDADO Pesquisa revela que as companhias observam a intimidade de seus funcionários nas redes sociais e que o comportamento digital pode levar à demissão. Religião, política e futebol estão entre as coisas que elas mais reparam • Os segundos mais importantes da sua vida em 2014. Em 2014 você vai viver 31 milhões e 536 mil segundos.
E dentro de cada um deles se esconde o segredo da felicidade.
A questão é que não encontramos essa felicidade porque a procuramos no passado e no futuro, mas nunca no presente. • Como fazer networking sem parecer interesseiro Nem todo mundo nasceu com o talento para se conectar com quem não conhece. • Roberto Shinyashiki - Cuidado com os burros motivados Em Heróis de verdade, o escritor combate a supervalorização da aparência e diz que falta ao Brasil competência, e não auto-estima.
LEITURA IMPERDÍVEL !!! • 15 erros ao pedir por uma promoção Todo mundo quer ter um aumento. Por mais que você ganhe bem, sempre chega o momento em que você acredita que merece mais, especialmente, no final do ano. E, muitas vezes, você merece mesmo. • 5 coisas que pessoas bem sucedidas fazem ao acordar. Você acha que as pessoas bem sucedidas acordam e vão direto para o trabalho? Está enganado.