Banner
Notícias
Alan Galusni
Atualmente, diversos profissionais se enxergam engolidos por uma rotina de prazos curtos, inúmeras tarefas e compromissos assumidos com chefes e clientes. A sensação é a de que o dia não tem o número de horas suficientes e nem todos lidam bem com tanta pressão: quando o indivíduo se dá conta, os pensamentos estão desorganizados, a agitação domina seu corpo e o peito parece apertado, sintomas típicos da ansiedade.
Considerada como o mal do século XXI, a ansiedade causa bastante preocupação nas organizações: são cada vez mais comuns os exemplos de colaboradores que passam noites sem dormir, preocupados com a possibilidade de não conseguirem executar todas as tarefas e cumprirem todos os prazos.compromissos assumidos com chefes e clientes. A sensação é a de que o dia não tem o número de horas suficientes e nem todos lidam bem com tanta pressão: quando o indivíduo se dá conta, os pensamentos estão desorganizados, a agitação domina seu corpo e o peito parece apertado, sintomas típicos da ansiedade.
Como complicador, ainda há a instabilidade do cenário econômico, que contribui para que a estabilidade no emprego se torne uma incerteza com a qual o trabalhador precisa lidar diariamente. Algumas empresas já se atentam à necessidade de encontrar soluções, juntamente com seus colaboradores, porém, há o grande desafio detectar os ansiosos, já que estes sentem vergonha em falar sobre o seu caso. A falta de tratamento adequado pode desencadear na diminuição de seu desempenho e de rentabilidade para a companhia.
Em um momento tão complexo, os gestores de RH devem encontrar maneiras de identificar o problema sem a necessidade do colaborador se manifestar sobre o assunto. Para isso, é necessário manter olhos e ouvidos bem abertos e contar, inclusive, com a sensibilidade. A pausa para o cafezinho, momento em que pessoas ficam relaxadas, pode se tornar uma oportunidade para entender os anseios e pensamentos dos colaboradores.
Já existem empresas que trabalham na prevenção da ansiedade, incentivando seus funcionários a aderirem a programas de lazer e relaxamento, como a prática de atividades físicas, inclusive, no local de trabalho. Também há exemplos de organizações que procuram proporcionar ao colaborador um ambiente mais leve, o que traz a sensação de segurança e bem estar, essenciais para diminuir a pressão e, consequentemente, a ansiedade.
Em um momento tão complexo, os gestores de RH devem encontrar maneiras de identificar o problema sem a necessidade do colaborador se manifestar sobre o assunto.
Dicas
-
• QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS QUALIDADES DE UM LÍDER?
Algumas das características fundamentais do bom líder são integridade, motivação, empatia, autoconfiança, sensibilidade, autoconhecimento, criatividade e humildade.
• Inteligência social, aprenda a se conectar com os demais
O exercício proposto neste artigo proporcionará grandes benefícios, que contribuirão para que você alcance tudo aquilo que deseja.
• Conselhos para prevenir a perda de memória
Dicas para manter-se sempre em movimento e com a memória saudável...
• Outro conceito de sucesso
Nem sempre crescer verticalmente na pirâmide é a única forma de sucesso profissional
• Motivação: seu papel para atingir resultados
O administrador assumindo o papel de líder na organização, terá por função identificar os aspectos que possam motivar os seus liderados, estimulando-os e garantindo que tenham os recursos necessários para dar o melhor de si em prol do planejamento
• Quatro dicas para não errar no planejamento da empresa
Por trazer todos esses benefícios e melhorar a organização da empresa, o planejamento é uma etapa importante para empresas de qualquer porte
• O segredo do sucesso está no gerenciamento de riscos
Passar ileso por uma crise depende de uma boa gestão.
• Somos empresas fortes quando temos lideranças
Perceba que grandes líderes estão sempre interligados, pois a liderança os uniu.
• É possível ter sucesso no trabalho e na família?
Pesquisa do site americano CarrerBuilder mostra que mais de 70% de profissionais com filhos acreditam que são bem sucedidos nas duas esferas
• Taxa de desemprego sobe para 7,9%
Segundo o IBGE, o índices de desocupação cresceu na comparação com o quarto trimestre de 2014