Banner
Notícias
a. Medite todos os dias. Medite do jeito que você quiser, apenas medite. Comece devagar, com apenas 15 minutos, tentando prestar atenção somente na sua respiração. Pratique da seguinte forma: sente-se com a coluna reta, feche os olhos de forma relaxada e apenas concentre-se na sua respiração, no movimento do ar entrando e saindo do seu corpo.
b. Entenda que, se há sofrimento, é porque a vida não está fluindo. Se a vida está fora de equilíbrio, é porque você não está vivendo o momento presente e está cultivando o apego ou a aversão. Cultivar o apego é um dos venenos para a nossa vida. Não conseguimos fazer a vida fluir quando cultivamos o apego, da mesma forma que a vida não flui quando temos aversão por tudo. Procure não se apegar a nada e nem desenvolver aversão a nada. É um exercício difícil, mas não impossível de ser obtido.
c. Esteja sempre com o momento presente. O momento em que se quer ou não quer é o momento em que você deixa o agora, o momento presente, e aí, então, isso leva ao sofrimento. Estar com o momento presente significa concentrar-se apenas no que esta fazendo no momento. Significa que, se você esta lavando pratos, concentre-se em lavar os pratos, e não nos problemas que terá de resolver depois.
d. Liberte-se do apego ao ‘eu quero’ ou ‘eu não quero’. Querer ou não querer algo é cultivar o apego ou a aversão. Lembre-se do item B, não podemos cultivar o apego, pois nada nos pertence verdadeiramente. Leia o resumo do Caminho Óctuplo logo abaixo e tente segui-lo.
e. Trilhe o Nobre Caminho Óctuplo diariamente:
i. Ação apropriada: Fazer aos outros aquilo que gostaria que fizessem a mim mesmo.
ii. Linguagem apropriada: falar apenas a verdade e em conversas que causem harmonia. Jamais reclamar.
iii. Pensamento apropriado: manter os pensamentos positivos e substituir os negativos. Nem em pensamento pode-se reclamar ou adulterar.
iv. Compreensão apropriada:
1.Compreender as três características da existência: Tudo é impermanente. E tudo o que é impermanente é sujeito ao sofrimento e mudança. Dessa forma, não se pode dizer “isto pertence a mim”.
2.Compreender as ações meritórias (a ação apropriada, a palavra apropriada e o pensamento apropriado) e a raiz dessas ações: renúncia, desapego, boa vontade, benevolência, generosidade, moralidade, meditação, reverência, gratidão, respeito, altruísmo, transferência de mérito, alegria pelo sucesso alheio, ter corretos ponto de vista e compreensão.
3.Compreender as ações demeritórias (Pelo corpo: matar, roubar e explorar, adultério, ingerir tóxicos e bebidas alcoólicas. Pelo verbo: mentir e caluniar, levar e trazer conversas, palavras pesadas, duras e ofensivas, tagarelice e conversas frívolas. Pela mente: cobiça-egoísmo, vaidade, má vontade, ódio e raiva, errôneos pontos de vista) e a raiz dessas ações: cobiça, ódio, ilusão, ignorância, egoísmo.
v. Meio de Vida apropriado: profissão honesta e sem exploração.
vi. Esforço apropriado: reagir apenas na medida do necessário, resolvendo o problema e voltando ao estado normal. Mente clara como a água.
vii. Vigilância apropriada: prestar atenção com o corpo, com a respiração, com as sensações, com os pensamentos e com os sentimentos.
viii. Concentração apropriada: Mente voltada para um único ponto, desapegada dos desejos e livre das aversões.
É muito simples.
Nas próximas três semanas, leia e siga todo dia o roteiro abaixo:
Dicas
-
• Os 4 piores assassinos da produtividade na empresa
Quando a empresa perde tempo, também perde dinheiro – veja como lidar com os ladrões da produtividade na empresa
• Por que a voz dos que têm ou pensam no poder é diferente
A ciência não comprovou o clichê de que o poder muda tudo, mas sugere que, pelo menos, ele muda as cordas vocais
• 8 dicas para quem deseja ser um empreendedor social
Saiba como estruturar projetos de impacto social e financeiramente sustentáveis
• Empreendedor tem que ter atitude
Atitude faz toda diferença. Sonhar nos alimenta, traz um sopro vital de entusiasmo, mas são as ações e a objetividade que nos ajudam a sair do lugar
• A importância do relacionamento interpessoal no mercado de trabalho e na vida social
Entenda os motivos que fazem a comunicação ser tão valorizada no mundo atual
• 5 dicas para uma gestão eficiente de inadimplentes
Empresas que fazem emissão de boletos e carnês pode ser fator decisivos para uma inadimplência acima da meta
• Como fazer sua equipe amar a segunda-feira
Será que não querer voltar ao trabalho é necessariamente um problema pessoal?
• Especialista ensina: mau humor pode atrapalhar a carreira
Ter controle emocional e uma visão mais ampla, que leva em consideração o ponto de vista dos outros, ajudar a manter o plano de carreira, ensina autora de livro "À Risca"
• 5 dicas para driblar os conflitos no trabalho
Por muitas vezes a dispensa de funcionários preguiçosos ou briguentos faz se necessário para recompor os trabalhos
• 5 dicas para driblar os conflitos no trabalho
Por muitas vezes a dispensa de funcionários preguiçosos ou briguentos faz se necessário para recompor os trabalhos