Banner
Notícias
São Paulo - Gritos, socos na mesa, piadas de mau gosto, ironias, humilhações, abusos de poder e mensagens deselegantes são traços do profissional grosseiro, um tipo que está proliferando nas empresas.
A pressão por resultados, a carga excessiva de trabalho e a alta competição são responsáveis por despertar o mau comportamento dos profissionais, segundo as professoras Christine Porath, da McDonough School of Business, e Christine Pearson, da Thunderbird School of Global Management, ambas nos Estados Unidos. "Eles dizem que não têm tempo para ser agradáveis", afirma Christine Porath.
Desde 1998, a dupla de acadêmicas já entrevistou mais de 14.000 profissionais americanos e constatou que praticamente todo mundo (98%) já presenciou atitudes rudes no trabalho. Numa sondagem feita por VOCÊ S/A com alunos da escola de negócios paulista BI International, 73% das pessoas afirmaram ter sofrido com a grosseria de um chefe ou colega.
As consequências de um tratamento grosseiro no ambiente de trabalho são sérias e comprometem o resultado da empresa. “O trabalhador fica menos criativo, produz menos, com menos qualidade e, no limite, deixa a empresa”, afirma Christine Pearson. Além disso, uma pessoa tratada com incivilidade no local de trabalho reage de forma negativa, em certos casos retaliando abertamente.
Tanto homens quanto mulheres fazem parte desse time. A diferença está em como cada um se manifesta. Enquanto eles reagem de maneira ostensiva, batendo na mesa, por exemplo, elas não usam palavrões nem aumentam a voz, mas sabem exatamente como ser cruéis e abalar a autoestima do profissional.
Os motivos para atitudes desse tipo são variados: vão desde o chefe inseguro que precisa se respaldar no medo do funcionário para se sentir competente até aquele que é assim por puro prazer ou falta de informação.
"O mais temido é o sádico, pois seu prazer é extrair o máximo de sofrimento do funcionário", diz Jorge Dias Souza, consultor e autor do livro As Chefias Avassaladoras (Editora Novo Século), do Rio de Janeiro. Segundo ele, esse gestor não quer demitir nem que o funcionário peça demissão. O que ele quer é ter a certeza de que aquela pessoa está sofrendo com suas atitudes.
Segundo o estudo feito pelas pesquisadoras americanas, uma em cada quatro pessoas é rude porque seus chefes são. "Elas seguem a mesma linha de seus superiores por achar que o comportamento grosseiro funciona", diz. Segundo Christine Porath, é uma maneira de criar distância — uma forma de mostrar quem é que manda.
Para a psicóloga Sandra Loureiro, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), há os profissionais que agem de forma rude, pois acreditam que isso ajuda seus subordinados a aguentar a pressão. Como se fosse um treinamento para que as pessoas sejam mais fortes.
O aprendizado parece ter um preço pesado nesse caso. "A exigência era tão grande que cheguei a pensar se havia escolhido a profissão certa", diz a publicitária Renata El Dib, de 32 anos, diretora de arte de uma agência em São Paulo, que no começo da carreira sofreu com um chefe rude.
"Lembro-me de ele desligar o telefone na minha cara por achar que eu tinha ligado em uma hora inadequada. E ele mesmo havia pedido para eu ligar", afirma.
Segundo ela, o aprendizado foi a duras penas. "Num dia ele me elogiava e no outro acabava comigo, perguntando se eu achava que tinha competências para trabalhar no mesmo lugar que ele", diz. Grosserias à parte, a base de um bom relacionamento é a educação.
Não é preciso sorrisos em demasia nem ser amigo de todos no escritório, mas usar um tom de voz baixo, respeitar as pessoas independentemente do cargo e usar linguagem adequada, sem xingamentos, é essencial.
Manual da boa vizinhança
Quatro maneiras para lidar com um chefe grosseiro
1 Seja racional
Enfrente a situação como se fosse mais uma tarefa de trabalho, sem deixar a emoção interferir. "Chorar ou sair correndo não ajuda", diz Jorge Dias Souza, autor do livro As Chefias Avassaladoras (Editora Novo Século), do Rio de Janeiro. "O ignorante é ele, não você", diz.
2 Evite o confronto
Bater de frente com um gestor grosseiro só piora a situação. Eles não gostam de ser enfrentados em público e ficam ainda mais rudes quando isso acontece. "Evitar conflitos é mais inteligente", diz a psicóloga Sandra Loureiro, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
3 Mantenha a tranquilidade
Fale com seu gestor o mais baixo e calmamente possível, como se nada estivesse acontecendo. Em algumas situações, vale até pedir para ele repetir alguma ordem, caso você não tenha entendido. E pense sempre antes de responder a uma grosseria.
4 Identifique as razões da explosão
Saber o que motiva a agressividade de seu chefe ajuda a evitar conflitos. "Muitas vezes, o comportamento de um chefe grosseiro é resultado de nossas ações", diz a coach Stefania Giannoni, de São Paulo. Observe os assuntos e as atitudes que tiram a pessoa do sério.
5 Cuidado com colegas "amigos"
Geralmente quando o chefe chama a atenção ou tem um conversa seria com alguem da sua equipe, Surge sempre um "amigo" um líder negativo, que gosta de acolher e dar afago, sendo que naquele momento a pessoa precisa compreender o que esta acontecendo e tirar uma lição de tudo aquilo, esses lideres negativos "amigos" dão presentinhos, cartinhas e as vezes vai na casa a noite dessa pessoa e tudo gera um clima competitivo na empresa. esse é um dos maiores fatores de PERDAS nas empresas. Quando o líder negativo é dispensado da empresa ele leva com ele a maioria dos que se sentiram "humilhados".
A maioria das pessoas já sofreu com a atitude rude de um chefe ou colega. Saiba o que leva um profissional a agir dessa forma e como lidar com ele.
Segundo um estudo feito por pesquisadoras americanas, uma em cada quatro pessoas é rude porque seus chefes são.
Dicas
-
• Mapeamento comportamental ajuda líderes a melhorar desempenho de equipes
Colocar a pessoa certa no lugar certo é a maneira mais assertiva de conseguir um ambiente de trabalho produtivo e motivado
• Como conciliar empresa familiar e desenvolvimento profissional
Como conciliar empresa familiar e desenvolvimento profissional
• Supere os cinco desafios de todo empresário no mundo dos negócios
Consultor fala sobre como vencer os principais problemas para quem empreende; confira
• Tédio no trabalho? Romantize os negócios
No livro "The Business Romantic", o consultor de marketing Tim Leberecht propõe reavivar as emoções dos primeiros dias de uma empresa para reencontrar a plenitude da vida
• Visão sistêmica é importante para todos
Neste artigo, desenvolvemos nossas percepções do conceito, significado e importância da competência visão sistêmica para uma prática de gestão eficaz
• Uma dor de cabeça chamada inflação
O governo federal definiu como centro da meta de inflação o índice, de 4,5% ao ano, mas nos últimos meses o IPCA disparou
• Mudanças no Marketing e Publicidade atraem e fidelizam clientes
Milhares de consumidores tiveram seu poder de compra elevado nos últimos anos, e de olho neles, as empresas inovaram em estratégias para atrair e fidelizar
• Novo Código de Processo Civil deve acelerar processos e estimular conciliação
O novo regulamento também prevê que os tribunais tomem uma só decisão para demandas iguais
• Planejamento sucessório: Holding familiar gera economia tributária
Mesmo com a obrigação do pagamento de todos esses valores, a opção de holding torna-se extremamente vantajosa em relação à opção de abertura de inventário.
• Home office traça novos caminhos para o mercado
Conceito de trabalhar em casa ou de qualquer outro lugar por meio das ferramentas tecnológicas vem crescendo aos poucos no País, mas já é tido como uma tendência