Banner
Notícias
Não é segredo para ninguém que a comunicação interna é um dos principais pilares para qualquer sucesso. O estudo realizado pelo Project Management Institute Brasil (PMI) aponta que 76% de 300 grandes companhias entrevistadas, define a falha na comunicação como o principal fracasso de projetos de áreas diversas.
O bom planejamento de comunicação interna resulta em eficácia no trabalho e assertividade na gestão. “Um fator importante da comunicação interna é fazer com que todos os colaboradores compartilhem das vitórias da empresa mesmo não sendo parte final (comercial/venda) da cadeia de produção da empresa”, conta o Co- fundador e co- CEO da ABlab, Paulo Fernandes.
A comunicação interna também é responsável por transmitir mensagens claras, com o objetivo de melhorar a rotina de trabalho. Além disso, é importante conhecer o perfil dos colaboradores e manter atualização de novos perfis. As empresas precisam se adequar as gerações contemporâneas que possuem sua própria maneira de se comunicar e trabalhar.
“Com o aumento do quadro de funcionários a dificuldade de manter a mensagem e a compreensão uniforme torna-se tarefa praticamente impossível sem uma estratégia de comunicação interna e treinamento de novos e atuais funcionários”, declara Paulo Fernandes.
Um trabalho bem feito de comunicação interna permite estruturar uma distribuição da informação: os dados certos chegando às pessoas certas. Isso evita mal-entendido, erros ou retrabalho por carência de informações. Não se preocupar com a comunicação interna é o principal erro das empresas. Quando uma empresa deixa de lado essa questão, pode enfrentar grandes problemas, desde falhas de relacionamento a perda de produtividade e até mesmo de receita.
“O bom entendimento da empresa, seus processos, mudanças e cultura ajuda a minimizar erros e potencializa a capacidade de autogestão e replicação de mensagem que seus colaboradores têm. Normalmente esse resultado fica explicito com aumento de produtividade e eficácia da empresa”, destaca o empresário.
As empresas precisam se adequar as gerações contemporâneas que possuem sua própria maneira de se comunicar e trabalhar
Dicas
-
• O Momento da Verdade do Cliente
Quase sempre ele já vem sabendo o que quer e, se for mal atendido ou ficar insatisfeito, rapidamente muda de empresa
• Você lidera somente pensando em seu bônus?
Ao colocar interesses particulares acima dos coletivos, o lado imaturo e despreparado do líder é posto em evidência
• Cinco atitudes de sucesso do profissional moderno
Em tempos de crise saiba quais são as características mais procuradas pelo RH das Empresas
• Corra atrás dos seus sonhos
Cada pessoa neste mundo tem um sonho que adoraria concretizar.
• Como eliminar a necessidade de aprovação
Todos, em maior ou menor grau, precisam de uma dose de aprovação externa. Somos seres sociais por natureza, mas há uma linha que separa o normal, que todos já sentimos alguma vez, do patológico, onde a pessoa tem problemas pessoais por este motivo.
• O riso cuida de tudo que nos interessa
O riso e o bom humor tem grandes benefícios para a saúde, especialmente quando são compartilhados com os outros.
• A técnica da ancoragem
A ancoragem é uma das técnicas da PNL, utilizada para criar ou modificar respostas associadas à um estímulo. Inconscientemente estamos expostos à ancoragem, por exemplo, quando ouvimos uma música e nos emocionamos, porque ela nos faz lembrar de alguém ou de uma situação importante. Quando ouvimos essa melodia, nossas emoções retornam no tempo e voltamos a sentir a mesma coisa do passado.
• Encontre a felicidade através de emoções positivas
Todos procuramos a felicidade em nossas vidas. Há vários caminhos; alguns bons, outros nem tanto, por isso é importante saber que uma chave fundamental para ser feliz está nas emoções positivas.
• A mente e o coração
Existe realmente distância entre eles? São dois em um? Primeiro o coração… depois a mente? Ou ao contrário? Quem nos guia pela sua verdade…?
• Diga “sim” à vida
No mundo existem milhões de pessoas, mas será que todas estão vivas?