Banner
Notícias
Não é segredo para ninguém que a comunicação interna é um dos principais pilares para qualquer sucesso. O estudo realizado pelo Project Management Institute Brasil (PMI) aponta que 76% de 300 grandes companhias entrevistadas, define a falha na comunicação como o principal fracasso de projetos de áreas diversas.
O bom planejamento de comunicação interna resulta em eficácia no trabalho e assertividade na gestão. “Um fator importante da comunicação interna é fazer com que todos os colaboradores compartilhem das vitórias da empresa mesmo não sendo parte final (comercial/venda) da cadeia de produção da empresa”, conta o Co- fundador e co- CEO da ABlab, Paulo Fernandes.
A comunicação interna também é responsável por transmitir mensagens claras, com o objetivo de melhorar a rotina de trabalho. Além disso, é importante conhecer o perfil dos colaboradores e manter atualização de novos perfis. As empresas precisam se adequar as gerações contemporâneas que possuem sua própria maneira de se comunicar e trabalhar.
“Com o aumento do quadro de funcionários a dificuldade de manter a mensagem e a compreensão uniforme torna-se tarefa praticamente impossível sem uma estratégia de comunicação interna e treinamento de novos e atuais funcionários”, declara Paulo Fernandes.
Um trabalho bem feito de comunicação interna permite estruturar uma distribuição da informação: os dados certos chegando às pessoas certas. Isso evita mal-entendido, erros ou retrabalho por carência de informações. Não se preocupar com a comunicação interna é o principal erro das empresas. Quando uma empresa deixa de lado essa questão, pode enfrentar grandes problemas, desde falhas de relacionamento a perda de produtividade e até mesmo de receita.
“O bom entendimento da empresa, seus processos, mudanças e cultura ajuda a minimizar erros e potencializa a capacidade de autogestão e replicação de mensagem que seus colaboradores têm. Normalmente esse resultado fica explicito com aumento de produtividade e eficácia da empresa”, destaca o empresário.
As empresas precisam se adequar as gerações contemporâneas que possuem sua própria maneira de se comunicar e trabalhar
Dicas
-
• Os 4 piores assassinos da produtividade na empresa
Quando a empresa perde tempo, também perde dinheiro – veja como lidar com os ladrões da produtividade na empresa
• Por que a voz dos que têm ou pensam no poder é diferente
A ciência não comprovou o clichê de que o poder muda tudo, mas sugere que, pelo menos, ele muda as cordas vocais
• 8 dicas para quem deseja ser um empreendedor social
Saiba como estruturar projetos de impacto social e financeiramente sustentáveis
• Empreendedor tem que ter atitude
Atitude faz toda diferença. Sonhar nos alimenta, traz um sopro vital de entusiasmo, mas são as ações e a objetividade que nos ajudam a sair do lugar
• A importância do relacionamento interpessoal no mercado de trabalho e na vida social
Entenda os motivos que fazem a comunicação ser tão valorizada no mundo atual
• 5 dicas para uma gestão eficiente de inadimplentes
Empresas que fazem emissão de boletos e carnês pode ser fator decisivos para uma inadimplência acima da meta
• Como fazer sua equipe amar a segunda-feira
Será que não querer voltar ao trabalho é necessariamente um problema pessoal?
• Especialista ensina: mau humor pode atrapalhar a carreira
Ter controle emocional e uma visão mais ampla, que leva em consideração o ponto de vista dos outros, ajudar a manter o plano de carreira, ensina autora de livro "À Risca"
• 5 dicas para driblar os conflitos no trabalho
Por muitas vezes a dispensa de funcionários preguiçosos ou briguentos faz se necessário para recompor os trabalhos
• 5 dicas para driblar os conflitos no trabalho
Por muitas vezes a dispensa de funcionários preguiçosos ou briguentos faz se necessário para recompor os trabalhos