Banner
Notícias
Jack Welch, um dos maiores líderes de todos os tempos, dizia que chegaria um tempo em que todo líder deveria tornar-se um líder coach. Para ele, essa é uma competência essencial para quem almeja crescer profissionalmente, independente de seu cargo ou lugar de atuação. Ele estava certo. Esse tempo chegou e esse é o momento que você tem para tirar de dentro de si, todas as características que lhe são peculiar para que você empreenda uma carreira de sucesso
Para o consultor de carreiras e coach, Juliano Francisco essa competência para se tornar um líder coaching, está intrínseca em cada pessoa, basta que elas sejam desenvolvidas ou resgatadas. Ele acredita que o caminho para isso aconteça por intermédio do processo do coaching, uma parceria entre o coach e o coachee. "Na essência o coaching ajuda as pessoas a pensar. Por isso é importante que o coach saiba, muito bem, fazer as perguntas certas nos momentos certos", destaca. A função do coach, diz ele, é extrair as melhores respostas fomentando aqueles recursos que já estão impregnados nas mentes, e que eles (os coachees) já possuem. "Dessa forma ajudamos os coachees a alimentar a criatividade e ele se torna um líder coach", diz.
Ele acrescenta que segundo Randy Di Stéfano, o Líder Coach é aquele que gera o desenvolvimento e o amadurecimento profissional de sua equipe, ensinando-os a pensar como líderes, para que eles se responsabilizem por criar alternativas. "O Líder Coach não age dizendo para as pessoas que lidera o que elas devem fazer. Ele espera que elas criem alternativas e discutam as melhores possibilidades", explica.
Por exemplo, diz ele, na hora da execução de um projeto ao invés de dar a solução o Líder Coach lançará perguntas do tipo: Quais são para você as melhores soluções para este caso, qual é o investimento necessário, que impacto isto terá sobre nossos clientes?
" A partir desse ponto o liderado que tem as competências e habilidades necessárias para estar ocupando aquele cargo irá refletir e terá as melhores ideias, melhores talvez que a do próprio Líder Coach", acrescenta.
Quando um líder aponta todos os passos ele acaba tolhindo a iniciativa, a autonomia e o processo criativo de qualquer liderado. "Isso impede qualquer pessoa de atingir o crescimento e a predisposição para liderar e se tornar um Líder Coach", finaliza.
Líder Gestão Empresarial - Inspirando Pessoas
Juliano Francisco
43-3026-6363
Torne-se um líder coach e veja os resultados de seus negócios alavancarem
Dicas
-
• Sete estratégias para fidelizar o consumidor
Confira as mais novas tendências de marketing para melhorar os serviços prestados aos clientes
• Coach dá 5 dicas para você aumentar a sua produtividade
Segundo Bibianna Teodori, a concentração de talentos e habilidades para tarefas que irão gerar resultados rapidamente é a chave para aumentar a produtividade
• Especialista ensina o que falar em uma entrevista de emprego
Marcelo de Freitas Nóbrega contou a Universia Brasil quais são os pontos em que o profissional deve focar desde o início da carreira
• Seja confiante e fique um passo mais próximo do sucesso
Saiba como esse traço de personalidade influencia a sua carreira e descubra meios de aperfeiçoá-la
• Coach dá 5 dicas para você aumentar a sua produtividade
Segundo Bibianna Teodori, a concentração de talentos e habilidades para tarefas que irão gerar resultados rapidamente é a chave para aumentar a produtividade
• 5 dicas para identificar as melhores ideias e empreender com sucesso
Você é empreendedor e possui muitas ideias para o seu negócio. Mas, como saber qual é a melhor?
• “É preciso escolher clientes pelas práticas que adotam”
Poucos meses após ser adotada, a Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013) já provoca seus primeiros efeitos na rotina das corporações. Empresas e empresários estão revendo ou criando códigos de conduta com o objetivo de ampliar mecanismos de controle e transparência.
• Você acha que entende de economia?
Nem toda informação positiva para a economia gera automaticamente um ciclo positivo
• Dizer obrigado à equipe é um dos 13 hábitos do profissional bem-sucedido ao fim do dia
Atualizar lista de tarefas, despedir-se dos colegas e fazer um balanço do dia também estão incluídos na rotina dos últimos 10 minutos de expediente, dizem especialistas
• 12 estratégias para ter mais inteligência emocional
A má interpretação e gestão de sentimentos é epidêmica, diz especialista. Conheça algumas técnicas para lidar melhor consigo mesmo e com os outros no trabalho