Banner
Notícias
No livro The World Book of Happiness , o escritor belga Leo Bormans coletou as descobertas dos maiores especialistas do mundo sobre a psicologia da felicidade. Na publicação, estão compiladas dicas de 100v especialistas de 50 países. A obra está disponível no Brasil por meio de encomendas, mas ainda apenas na versão original, em inglês.
O jornal inglês Daily Mail publicou 12 delas. Confira:
1 - Aceitar o que se tem: Como o Dr. José de Jesus Garcia Vega, da Universidade de Monterrey, no México, confirma, deve-se aceitar as coisas como elas são. "Gastamos um monte de tempo reclamando sobre as coisas que acontecem conosco, mas isso é um desperdício de tempo e esforço", diz ele. "Para ser feliz, precisamos aproveitar o que temos". Pesquisas mostram que pessoas felizes têm níveis modestos de expectativas e aspirações - eles querem o que eles podem obter. Isso é porque eles lutam por metas realistas e estão felizes com a sua sorte.
2 - Gostar do que faz: Pessoas felizes fazem o que gostam e gostam do que fazem - e não o fazem por dinheiro ou glória. "Muitos esquecem que têm permissão para ser feliz no trabalho também. É comum passar os melhores anos da vida tentando ganhar dinheiro, sacrificando saúde e família no processo", diz o Dr. Garcia Vega. Mais tarde, eles gastam o mesmo dinheiro que eles fizeram trabalhando para tentar recuperar sua saúde e família perdida.
3 - Viver para hoje: A dica é não se debruçar sobre o passado, sobre as coisas que foram feitas de errado. Da mesma forma, não é preciso sonhar com um futuro idealizado que não existe ou se preocupar com o que não aconteceu ainda. Para ser feliz deve-se viver para o agora. Se você não pode ser feliz hoje, o que faz você pensar que amanhã será diferente?
4 - Escolher a felicidade: Não tenha medo de voltar atrás e reavaliar seus objetivos. Imagine sua vida como uma história que pode ser revisada. Este tipo de abordagem flexível requer pensamento positivo e uma mente aberta ¿ é preciso escolher ativamente para ser feliz.
5 - Relacionamentos: Normalmente começamos os pensamentos sobre felicidade envolvendo outras pessoas e nos apoiando em outros. Lembre-se de que, assim como outras pessoas podem nos fazer felizes, todos nós somos "outras pessoas" para alguém. Portanto, cultive os relacionamentos com os que lhe são importantes.
6 - Manter-se ocupado: Pessoas ativas, ocupadas e sociais são mais saudáveis e mais felizes. Se quer ser feliz, desenvolver uma personalidade sociável - aceite convites para sair, ir a reuniões, festas. A melhor maneira de saborear o prazer está na companhia de outros. "Construir uma rica vida social", diz M. Eunkook Suh, professor de psicologia da Universidade Yonsei, em Seul, "não como uma obrigação, mas porque é gratificante, significativa e divertida".
7 - Não comparar: "Ambição é saudável e faz as pessoas se sentirem felizes", explica Claudia Senik, professor da Universidade de Paris-Sorbonne, mas a inveja as torna infelizes. No entanto, as comparações com os outros pode estragar os benefícios de ambição e só são úteis se você aprender algo com elas. Foque em seus objetivos e sonhos para que você possa desfrutar da sua ambição e conquistas.
8 - Seja você mesmo: Assim como não se deve fazer comparações, é importante não se preocupar com o que os outros pensam - então você pode realmente ser você mesmo. Pessoas felizes são espontâneas, naturais e reais, pois eles dizem o que pensam e sentem, e não estão preocupadas com o que os outros pensam delas.
9 - Parar de se preocupar: Não se leve muito a sério. Pessoas felizes não se preocupam tanto. Elas reconhecem que nunca 90 por cento das preocupações são realidade.
10 - Ser organizado: Você pode invejar aqueles tipos descontraídos, boêmios que apenas fazem as coisas no calor do momento, mas não se deixe enganar. Pessoas felizes planejam e organizam, eles têm objetivos e um propósito. Você só pode obter o que deseja se sabe o que é que quer ou deseja, em primeiro lugar. Assim, enquanto os amigos cuca-fresca podem parecer felizes, eles estão na verdade, apenas à deriva.
11 - Pensar positivo: Engarrafar emoções e sentimentos ruins cria sofrimento psicológico e desconforto físico. Pessoas felizes extravasam o que sentem, seu lema é: se livrar deles, ou eles vão se livrar de você. Também é preciso ser otimista, pois pessoas felizes sempre olham o lado positivo das coisas. Otimismo é um mecanismo da mente, uma auto-defesa natural contra a depressão.
12 -Dar valor à felicidade: A felicidade pode ser aprendida, mas o significado de encontrar um propósito na vida é o que leva a ela, não o contrário. As pessoas mais felizes apreciam e percebem que ser feliz acrescenta anos à vida, e vida aos seus anos.
A busca pela felicidade é uma constante na vida de todos. Não existem regras e nem fórmulas exatas para alcançar a felicidade. Mas é cada vez maior o número de pessoas que recorrem a livros de auto-ajuda, palestras e dicas para conseguir enxergar e desfrutar do sentimento.
Dicas
-
• Para onde o caminho do empreendedorismo te leva?
Muitos empreendedores menos corajosos, diante da incerteza sobre o futuro imediato, nem sequer ousam dar o primeiro passo.
• Marketing Integrado: se a sua empresa não tem, providencie imediatamente
Esse é apenas um exemplo, de vários outros, na qual se verifica a falta de marketing integrado com os funcionários de uma empresa.
• Além da liderança e do trabalho de equipe
Quais são as características principais de um líder para melhorar o trabalho de equipe?
• 5 tendências do marketing digital que vão impulsionar seu negócio Em tempos de instabilidade econômica, investir no marketing digital pode ser uma boa opção para fazer o negócio crescer
• Mudança ou extinção Essa é a grande questão do momento para muitas corporações nacionais e internacionais.
• Disciplina para obter resultados: Como? A essência de um negócio passa pelo alinhamento dos líderes
• Encontrando Alegria na Simplicidade – Um Artigo de Deepak Chopra Encontrando Alegria na Simplicidade – Liberte-se do peso de uma vida com excesso de complicações • Dia do Cliente: atender sim; resolver, nem sempre No próximo dia 15 de setembro, comemoramos o Dia do Cliente.
• 2 Segredos para crescer em 2015 Quais estratégias usar para continuar expandindo a empresa num momento de retração econômica?
• Serviço ao cliente em tempos difíceis A única estratégia que permanece com verdadeiro sucesso é a que foca em serviço ao cliente!