Banner
Notícias
No ambiente corporativo é comum encontrar um clima pesado, e isso pode comprometer o desenvolvimento e a produtividade da equipe. Segundo o especialista em desenvolvimento pessoal Antonio Prates, o que mais compromete a vida profissional dentro do ambiente de trabalho são os desentendimentos e a má comunicação. “Os desentendimentos entre a equipe de trabalho afetam não só clima do ambiente, como também contribuem para a desmotivação dos profissionais”, explica. Segundo uma pesquisa realizada pela Catho com mais de 40 mil executivos o bom relacionamento com os colegas de trabalho é o principal fator de motivação.
Antonio, que é também criador do projeto Vida com Método junto com Taty Nascimento, trabalha para levar mais leveza aos ambientes profissionais, pois conforme a pesquisa aponta, um ambiente mais leve é capaz de proporcionar o maior desempenho da equipe e mantê-la unida. “As pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença nas relações e no clima emocional que prevalece no ambiente”, ressalta o especialista.
Taty, também especialista em desenvolvimento pessoal, conta que os líderes da equipe são responsáveis por dar o primeiro passo e começar uma boa comunicação no ambiente profissional. “Tomar cuidado para dar um feedback à equipe, por exemplo, é uma boa forma de começar, pois às vezes, na correria da rotina profissional, dizemos coisas sem pensar, que podem abalar o desenvolvimento da equipe”, explica. Ela ressalta que, quando alguém dá aquela “bola fora”, forma-se uma nuvem cinza no ambiente, deixando o clima pesado.
Assim, os especialistas listam 7 frases negativas que devem ser evitadas e indicam uma outra forma de dizer a mesma coisa de uma maneira mais leve a fim de melhorar a comunicação e deixar o ambiente mais saudável:
1. Eu avisei, eu sabia que não ia dar certo!
Para deixar um clima mais leve, o correto a dizer é: "Da próxima vez, que tal se fizéssemos de outra forma?"
2. Em time que está ganhando não se mexe
O ideal a falar nessa situação é: "Vamos fazer algo diferente? Talvez funcione ainda melhor"
3. Isso eu não sei fazer!
Ao invés de criar obstáculos, o correto é pedir ajuda e dizer: "Será que você pode me mostrar como se faz?"
4. Resolva você mesmo, faça como quiser
O ideal é trabalhar em equipe para resolver um problema, então prefira dizer: "Vamos resolver isso juntos!"
5. Como você é preguiçoso, não faz nada
Neste caso, o correto é: "Nesse momento a sua ajuda seria muito bem-vinda".
6. Você fez isso de propósito
Que tal dizer: "Está tudo bem, os acidentes acontecem".
7. Eu não quero falar com você
Neste momento, é melhor dizer: "Será que podemos conversar sobre isso mais tarde?"
Especialistas em desenvolvimento pessoal listam 7 frases negativas que deixam o ambiente profissional pesado e explicam como melhorar a comunicação e deixar o clima mais leve
Dicas
-
• 3 dicas para ser mais relevante
Ser uma pessoa relevante significa ter um diferencial para o mercado de trabalho. Por isso, confira 3 dicas para ser um profissional mais relevante
• Atendimento ao cliente: muito além do telefone
Já é indiscutível a tendência de crescimento da utilização de canais digitais na comunicação entre pessoas. Do uso vertiginosamente crescente de redes sociais e dos aplicativos de mensagens instantâneas ao número cada vez maior de brasileiros
• 8 dicas para ser mais eficiente no trabalho
Veja algumas dicas para estar em controle do seu cérebro e, assim, melhorar seu desempenho no escritório
• Auto estima e Astral 7 dicas úteis para melhorar
Quem não teve um dia mau na vida? Mesmo semanas ou meses? Todas as pessoas – sem exceção – têm fases na sua vida em que se sentem em baixo. Isso é perfeitamente normal, os altos e baixos fazem parte das nossas características como seres humanos.
• 3 estratégias para manter sua equipe motivada (de graça)
O que mantém uma equipe motivada?
• Empresas atraem talentos. Os chefes, os mantém
Como companhias encontram formas de garantir que os seus gestores sejam mais preparados para lidar com as suas equipes
• 7 dicas para uma carreira de sucesso
Sucesso profissional não se alcança da noite para o dia, é preciso um planejamento estruturado e sólido de carreira para se chegar ao tão cobiçado topo.
• Veja os documentos necessários para declarar o Imposto de Renda
Prazo de entrega do IR começa em 1º de março e vai até 29 de abril. Quem declarar no início do prazo recebe restituição mais cedo.
Os contribuintes que perderem o prazo ou não entregarem o documento estão sujeitos à uma multa mínima de R$ 165,74. • Pensamento Positivo “Pensar positivo” é o conselho geral para superar qualquer dificuldade. Mas, afinal, o que é ser positivo? “Uma pessoa positiva é aquela que é confiante na vida”, resume Maria Teresa Guimarães, life coaching.
“O pensamento positivo saudável gera pensamentos e atitudes que vão refletir na vida. Por exemplo, para passar no vestibular, a pessoa se motiva para estudar”, comenta o terapeuta e instrutor de ioga Fabio Mocci Camargos. • 10 dicas para ter sucesso no trabalho Atualmente no mundo globalizado em que vivemos, a concorrência no mercado de trabalho tem se tornado cada vez maior e mais competitiva. Além de estar qualificado por meio de estudos e cursos, é necessário desenvolver atitudes que lhe diferenciem das outras pessoas.
"Não há nada que seja maior evidência de insanidade do que fazer a mesma coisa dia após dia e esperar resultados diferentes.” Albert Einstein.
Portanto segue 10 dicas que você pode aplicar nesse novo ano que lhe ajudarão a obter resultados diferentes e satisfatórios.