Banner
Notícias
No ambiente corporativo é comum encontrar um clima pesado, e isso pode comprometer o desenvolvimento e a produtividade da equipe. Segundo o especialista em desenvolvimento pessoal Antonio Prates, o que mais compromete a vida profissional dentro do ambiente de trabalho são os desentendimentos e a má comunicação. “Os desentendimentos entre a equipe de trabalho afetam não só clima do ambiente, como também contribuem para a desmotivação dos profissionais”, explica. Segundo uma pesquisa realizada pela Catho com mais de 40 mil executivos o bom relacionamento com os colegas de trabalho é o principal fator de motivação.
Antonio, que é também criador do projeto Vida com Método junto com Taty Nascimento, trabalha para levar mais leveza aos ambientes profissionais, pois conforme a pesquisa aponta, um ambiente mais leve é capaz de proporcionar o maior desempenho da equipe e mantê-la unida. “As pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença nas relações e no clima emocional que prevalece no ambiente”, ressalta o especialista.
Taty, também especialista em desenvolvimento pessoal, conta que os líderes da equipe são responsáveis por dar o primeiro passo e começar uma boa comunicação no ambiente profissional. “Tomar cuidado para dar um feedback à equipe, por exemplo, é uma boa forma de começar, pois às vezes, na correria da rotina profissional, dizemos coisas sem pensar, que podem abalar o desenvolvimento da equipe”, explica. Ela ressalta que, quando alguém dá aquela “bola fora”, forma-se uma nuvem cinza no ambiente, deixando o clima pesado.
Assim, os especialistas listam 7 frases negativas que devem ser evitadas e indicam uma outra forma de dizer a mesma coisa de uma maneira mais leve a fim de melhorar a comunicação e deixar o ambiente mais saudável:
1. Eu avisei, eu sabia que não ia dar certo!
Para deixar um clima mais leve, o correto a dizer é: "Da próxima vez, que tal se fizéssemos de outra forma?"
2. Em time que está ganhando não se mexe
O ideal a falar nessa situação é: "Vamos fazer algo diferente? Talvez funcione ainda melhor"
3. Isso eu não sei fazer!
Ao invés de criar obstáculos, o correto é pedir ajuda e dizer: "Será que você pode me mostrar como se faz?"
4. Resolva você mesmo, faça como quiser
O ideal é trabalhar em equipe para resolver um problema, então prefira dizer: "Vamos resolver isso juntos!"
5. Como você é preguiçoso, não faz nada
Neste caso, o correto é: "Nesse momento a sua ajuda seria muito bem-vinda".
6. Você fez isso de propósito
Que tal dizer: "Está tudo bem, os acidentes acontecem".
7. Eu não quero falar com você
Neste momento, é melhor dizer: "Será que podemos conversar sobre isso mais tarde?"
Especialistas em desenvolvimento pessoal listam 7 frases negativas que deixam o ambiente profissional pesado e explicam como melhorar a comunicação e deixar o clima mais leve
Dicas
-
• 7 perguntas para se fazer antes de pedir demissão porque discorda da empresa
Não tome decisões no calor da situação e reflita se levantar pontos contrários não faz parte da sua função.
• Parábola da demissão da formiga desmotivada:
Motivação é a chave para bons desempenhos.
• 11 sinais de que você será rico
Se você ainda não segue essas recomendações, essas dicas que vão te colocar no caminho certo
• Cuidado com os “dedos-duros” do Imposto de Renda, eles podem te prender na malha fina
Planos de saúde, empregadores e bancos também fornecem dados à Receita, que cruza as informações para descobrir omissões e fraudes no IR
• 'Depois da Pandemia': os impactos positivos e negativos do coronavírus no agronegócio brasileiro
Em conversa com o Head Comercial e de Gestão de Recursos da Órama, editor da revista Globo Rural avalia o cenário do campo, o recorde nas exportações e as oportunidades de crédito para os pequenos produtores
• MP 944/20: Como a medida pode auxiliar as empresas durante a crise?
A MP 944 disponibiliza linhas de crédito especiais para as empresas no período de crise econômica; Saiba como funciona.
• Principal sinal de inteligência em uma pessoa segundo Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo
Esse é o principal sinal de inteligência em alguém, segundo Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo
• 20 dicas para sobreviver a CRISE
Dicas para sobreviver a crise
• Após quase fechar, loja de roupas começa a vender tudo a R$ 20 e fatura R$ 5 milhões
Fundada em 2015, a Barato Express trabalha com roupas femininas, masculinas e infantis
• Barroso cassa decisão que autorizava desconto em folha de contribuição sindical
Ministro Barroso entende ser "inerente ao novo regime das contribuições sindicais a autorização prévia do sujeito passivo".