Banner
Notícias
As receitas estadual e federal estão cada vez mais informatizadas, e detém de tecnologia de alta qualidade para fazer o cruzamento das informações dos contribuintes.
Os contribuintes por estes motivos vivem com a insegurança de saber que a qualquer momento poderão ser notificados, caso existam divergências entre suas informações declaradas.
Na era atual, os empresários sempre visam pagar menos impostos, e as maneiras usadas no passado para sonegação, por meio de emissão de notas fiscais, não funcionam mais hoje em dia.
A primeira coisa que o empresário tem de fazer é esquecer essas ideias de maquiar as notas.
Esqueça a evasão fiscal, o Fisco está cada ver mais preparado para lidar com isso, e como é ele quem dita às regras, a empresa sempre levará a pior.
A solução é focar no gerenciamento tributário para redução de impostos, que é uma maneira legal de se fazer isso.
Uma forma muito importante de gerenciamento fiscal ou tributário, utilizado hoje, é a conferência das informações enviadas ao Fisco. Sim, isto é gerenciamento, pois garante que as informações enviadas são confiáveis e impedem que a empresa venha a ser autuada no cruzamento de informações entre declarações, o que muitas vezes ocorre por meros erros mesmo.
Primeiramente verifique se no envio do SPED fiscal e contribuição da sua empresa constam todas as notas fiscais emitidas e recebidas pela mesma.
Não deixe notas de fora, e principalmente, cuidado quando informar uma nota no EFD ICMS/IPI e não informar no EFD Contribuições, pode ser que a nota que está sendo deixada de fora não deveria, e isso poderá gerar problemas futuros.
Cuide de todos os modelos de notas, NFe, NFCe, CFe, CTe e etc... As empresas às vezes só se preocupam mais com um modelo de nota do que outro, e isso também poderá ser um problema, pois a receita saberá a nota que está faltando e a sua empresa seja ela do modelo que for, terá que dar esclarecimento por isso.
Confira os valores das notas escrituradas, não informe valores diferentes em uma mesma nota nas declarações. O valor da receita é um só, mesmo que a base de cálculo por imposto seja diferente.
Mas em torno de toda essa conferência existe um grande problema, que é o tempo despendido para realizar todo esse procedimento. Realmente não há tempo hábil tanto nas empresas como nas contabilidades para executar esses procedimentos.
Então nestes casos a melhor solução é procurar um sistema de auditoria de arquivos, esses sistemas fazem o cruzamento rapidamente e lhe informam o que está errado em cada arquivo, e quais dados estão inconsistentes, de forma rápida e segura.
As receitas estadual e federal estão cada vez mais informatizadas, e detém de tecnologia de alta qualidade para fazer o cruzamento das informações dos contribuintes.
Novidades
-
• Simples Nacional – Receita Esclarece Base de Cálculo e Tabelas Aplicáveis
Através de várias soluções de consulta, a Receita Federal esclareceu dúvidas de contribuintes sobre a base de cálculo e a aplicação das tabelas do Simples Nacional:
• Crise política ameaça saque do FGTS
MP que autorizou o saque do recurso perde a validade na próxima semana, e corre o risco de não ser votada a tempo pelo Congresso
• Receita Federal Permitirá Pagamento de Débitos Previdenciários em até 200 parcelas
Um novo Parcelamento de Débitos Previdenciários foi criado através da Medida Provisória 778/2017, e abrange dívidas de responsabilidade dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e de suas autarquias e fundações públicas.
• Possível derrubada de veto à lei do ISS nesta semana preocupa empresas
A possibilidade de que seja votada nesta semana a derrubada a um veto na lei que regula o ISS (Imposto Sobre Serviços) tem gerado preocupação entre empresas financeiras e de planos de saúde.
• Faltam 15 dias para o encerramento da adesão ao Programa de Regularização Tributária (PRT) de tributos federais
Encerra-se no próximo dia 31 de maio de 2017 o prazo para adesão ao Programa de Regularização Tributária (PRT)
• Criminosos estão aplicando golpe da restituição do Imposto de Renda por e-mail
Os cidadãos brasileiros estão sofrendo ameaças de criminosos cibernéticos poucos dias antes do fim da entrega da declaração do imposto de renda de 2017. De acordo com a Nodes Tecnologia, estão circulando na web e-mails falsos em nome da Receita Federal.
• ISS – Praticas importantes a serem seguidas
O ISSQN (Imposto sobre serviço de qualquer natureza), é um imposto municipal obrigatório para os prestadores de serviços enquadrados nos ditames da LC 116/03.
• Governo lança plataforma digital que permite acesso rápido a informações
O Ministério do Planejamento lançou hoje (5) o GovData, uma plataforma digital que reúne as principais bases de dados do governo federal de forma a permitir o acesso mais ágil a informações e o cruzamento de dados de órgãos da administração pública.
• 14 mudanças da reforma trabalhista na CLT que pouca gente sabe
Advogado Marcelo Mascaro fala sobre alguns pontos da reforma trabalhista que mudam a CLT na prática mas que pouca gente tem falado
• O que acontece se não declarar o Imposto de Renda 2017?
Entre diversas penalidades, contribuinte pode ficar impedido de realizar empréstimos bancários, tirar passaporte e prestar concurso público