Banner
Notícias
Segundo o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas, em abril foram criadas 163.023 novos empreendimentos, quantidade 7,9% maior que o número verificado em março. Esse resultado é o maior valor da série histórica, iniciada em 2010, para um mês de abril. No ano, o total de novas empresas dentro do território nacional foi de 632.547, um avanço de 6,9% do total verificado no mesmo período de 2013. Os microempreendedores individuais foram os que registraram maior crescimento (10,4%), seguidos pelas sociedades limitadas (2,4%). Já as empresas individuais foram as que apresentaram o menor crescimento, de 0,4%. O setor de serviço continua sendo o segmento mais procurado, de janeiro a abril foram criadas 373.321 novas empresas. Na sequência vieram empresas comerciais (196.686) e setor industrial (52.862).
Por outro lado, o índice que mede a confiança do consumidor calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), registrou uma das maiores baixas em maio. No período, o índice caiu 3,3%, passando de 106,3 para 102,8 pontos, menor patamar desde abril de 2009. As incertezas sobre o futuro da economia, as dúvidas sobre a condução política após as eleições presidenciais de outubro e os protestos que invadiram o País desde meados de 2013 são alguns dos eventos que deixam o empresariado receoso sobre os próximos passos do País. Mas, como brasileiro não desiste nunca. Muitos deles estão vendo neste momento uma oportunidade de realizarem seus sonhos e estão investindo em seus negócios. Alguns já têm o empreendimento de forma ilegal e resolveram sair da informalidade.
As PMEs têm muitas dificuldades para se estabelecer nos seus primeiros anos de vida. Entre os principais problemas apontados estão a falta de conhecimento profundo do setor escolhido para atuar, não saber lidar com clientes, não conhecer princípios básicos para gerir o caixa, não fazerem gestão de estoque, entre outros. Esses problemas aparecem, principalmente, nas PMEs, já que as empresas maiores procuram aperfeiçoar suas praticas gerenciais. Então, se você é um microempreendedor e está vislumbrando um bom momento para abrir o seu negócio, certifique-se de que está preparado para suprir as necessidades gerenciais do negócio, para não ter seu sonho frustrado no curto prazo.
O empreendedorismo parece estar em alta no País.
Novidades
-
• Contador vira aliado na busca por eficiência operacional das empresas
Esse profissional, hoje reconhecido como alguém capaz de sentar-se à mesa com os diretores para apontar as áreas mais e menos eficientes dentro da companhia, virou um valioso aliado.
• A dez dias do fim do prazo, mais da metade dos contribuintes não declarou IR
No ano passado, 26.883.633 de contribuintes enviaram a declaração do IRPF até o fim do prazo.
• 3 motivos que levam profissionais às sessões de coaching
Hoje, 60% da demanda vem das organizações e 40% dos próprios profissionais”, diz. Ainda, de acordo com ele, são basicamente três cenários que levam à procura pelos processos de coaching, confira quais são:
• Brasil está avançado em padronização fiscal
Com troca de dados permitida pelo Sped, segundo especialistas, empresários brasileiros não precisam se preocupar com as exigências contábeis da OCDE no País, que já serve como modelo
• Evasão fiscal anual no Brasil 'equivale a 18 Copas do Mundo' Fernando Duarte
Mesmo antes da disparada na cotação do dólar, US$ 280 bilhões já seria um número impressionante.
• Goela Abaixo: Tributos, Tributos e Mais Tributos…
Até quando o brasileiro assistirá ao confisco do trabalho e do empreendedorismo?
• Veja como fazer dedução do INSS de doméstica no Imposto de Renda
Valor total possível para dedução é de R$ 1.152,88.
• Até contribuintes mais comportados caem na malha fina.
O sistema eletrônico do Fisco é tão eficiente que desenvolve uma espécie de familiaridade com o contribuinte. Se há uma variação exagerada nos dados de um ano em relação aos anteriores, sem necessariamente haver uma sonegação, pode-se ser incluído na malha.
• X Encontro Nacional da Mulher Contabilista: mais de 1.500 inscrições efetuadas!
Um dos eventos mais aguardados pela classe contábil brasileira será realizado de 12 a 14 de agosto de 2015, em Foz do Iguaçu (PR).
• IR sobre 13º gera ruído
Receita muda forma de declaração do salário extra no ajuste anual e contribuintes alegam que estão pagando mais imposto do que o devido. Fisco nega