Banner
Notícias
O governo vai lançar a terceira fase do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), com mudanças em relação às duas primeiras etapas.
A informação é foi dada nesta terça-feira (21) pelo secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Da Costa, em live com entidades representativas das micro e pequenas empresas.
A taxa de alavancagem dessa nova etapa será de quatro vezes e a perda a ser coberta pelo governo será de 25%, em vez dos 85% da carteira atuais. A taxa de juros será mais elevada que a atual (Selic mais 1,25% ao ano), mas não ultrapassará um dígito, disse.
A subsecretária de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato, Antonia Tallarida, disse que a cobertura de 25% será suficiente para dar segurança aos bancos porque o maior nível da taxa de inadimplência das micro e pequenas empresas, registrado em 2017, foi de 21%.
"O Pronampe será um programa permanente", disse Da Costa. O governo prepara também um Sistema Nacional de Garantias, para dar apoio às operações de crédito.
Segundo Antonia, o projeto está sendo construído pelas secretarias de Produtividade, Emprego e Competitividade, de Política Econômica e o Banco Central. O projeto tem apoio da Corporación Andina de Fomento (CAF) e um decreto regulamentador deverá ser publicado até o fim do ano.
O secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Da Costa, diz que a intenção do governo é tornar o Pronampe em programa permanente.
Segundo o secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Da Nova, etapa da linha de crédito especial para micro e pequenas empresas terá juros mais altos e menor garantia do governo.
Novidades
-
• Vendedor Coach: Transformando perguntas em vendas
Os clientes estão mais exigentes e pesquisam antes de comprar. O Vendedor Coach não vende, conduz o cliente a comprar o que precisa
• Errar da forma certa pode levar ao sucesso
Se você quer chegar ao topo, o primeiro passo é aprender a falhar. A jornalista americana Megan McArdle, colunista do site Bloomberg View, explica como errar (bem) pode levar ao sucesso
• Já ouviu falar em defaunação? É ameaça crescente no mundo
Estudo publicado na revista Science alerta para as consequências de um planeta sem animais
• É possível ser amigo do chefe?
Amizades muitas vezes nascem e são cultivadas entre colegas no ambiente de trabalho, é natural que isso aconteça, afinal convivemos diariamente e as afinidades começam a aparecer. A maior regra para um bom relacionamento entre amigos em um ambiente profissional, independente de condições hierárquicas, é cultivar o respeito mútuo e a autoconsciência.
Mas e quando nos tornamos amigos do chefe? • Como lutar contra o hábito primitivo de procrastinar A ciência mostra que procrastinar faz parte da natureza humana. Mas há maneiras de lutar contra esse hábito primitivo e terminar o trabalho no prazo • Olhe resultados, mas também os recursos aplicados Não é suficiente reconhecer a qualidade do resultado apresentado, é necessário saber de que maneira ele foi atingido • Experiências aprendidas são a maior fonte de motivação no trabalho E qual é a nossa reação quando damos de cara com o que já conhecemos? Com aquela rotina massacrante, o dia a dia que tem por lei o “de novo” e não o “novo”? • Veja qual é o papel do contador dentro da empresa Profissional de contabilidade vai além do cálculo do Imposto de Renda • Brasil tem muito a ensinar ao mundo, diz sociólogo italiano Em livro recente, autor de “Ócio Criativo” defende que Brasil tem um modelo de sociedade à parte do restante do mundo – mas com muito a ensinar a ele, seja desenvolvido ou não • Projeção de crescimento da economia cai pela 5ª vez seguida Instituições financeiras consultadas pelo Banco Central reduziram a projeção para o crescimento da economia este ano, pela quinta semana seguida