Banner
Notícias
Abram as portas das empresas, eles estão chegando. Talvez já estejam infiltrados entre outros colaboradores. São as crianças e adolescentes de até 18 anos considerados "nativos digitais" ou "geração net" (ou com tantos outros nomes que servem para rotular e tentar entender esses comportamentos) porque nasceram num ambiente com a internet, o que lhes favorece a familiarização, tanto com a linguagem digital, quanto com as tecnologias de informação e comunicação.
Eles estão chegando. E as empresas estão preparadas para eles?
Computadores, videogames e celulares ainda assustam alguns adultos, enquanto para crianças são simples e naturais. Nesse campo, registramos um conflito entre os chamados imigrantes digitais, maioria dos adultos em atividade produtiva nas empresas, e nativos digitais que em breve dividirão as responsabilidades nas empresas.
Nas escolas, essa reflexão já começou.
Diretores e professores estão buscando soluções para manter atrativas as salas de aula para alunos acostumadas com dispositivos tecnológicos e capazes de simultaneamente ouvir o iPod, assistir à televisão, enviar e receber textos no twitter e navegar nas redes sociais.
Se professores tentam se adaptar às novas exigências por um desempenho diferente de tudo que aprenderam (antes eram fontes únicas de informação; hoje devem ser mediadores do processo de busca de informação e formação do conhecimento), será que os estratégicos organizacionais conseguem desenhar essa empresa dos nativos digitais?
Não sabemos ao certo se a sala de aula, dessa forma como conhecemos, será mantida. Mas qual será o design do ambiente profissional em 10 anos. Como serão os escritórios?
Um temor, embora disfarçado, chegará, assim como uma certa euforia não bem dimensionada.
As tecnologias já estão mudando a forma como pensamos e fazemos as coisas. A inovação nasce da maneira e do tempo em que as informações são acessadas e processadas. Essas questões estão levando pesquisadores a realizar estudos para entender as mudanças cognitivas, emocionais e atitudinais decorrentes do uso das tecnologias.
Essa reflexão mais ampla deve logo chegar para as empresas, mas talvez as mudanças sejam impostas por essa nova geração no tempo de um click.
Esteja preparado para recebê-los e para competir com eles.
Entre em contato através do nosso WhatsApp (43) 3323-2201 e fale com um de nossos especialistas.
Juliano Francisco & Contadores
Essa reflexão mais ampla deve logo chegar para as empresas, mas talvez as mudanças sejam impostas por essa nova geração no tempo de um click.
Novidades
-
• Combate à concorrência desleal e valorização do profissional da contabilidade
No atual cenário político, o povo brasileiro clama pelo fim da corrupção e pela punição de todos os envolvidos. Mas nos enganamos quando achamos que a corrupção se resume exclusivamente à classe política do nosso país.
• Receita permite inclusão de novos débitos no Refis
O prazo para consolidar débitos com contribuições sociais no programa de parcelamento especial se estende do dia 7 para 24 de junho
• Os dedos-duros do IR que te fazem cair na malha fina
O contribuinte que está obrigado a declarar o Imposto de Renda (IR) 2016 precisa ter atenção redobrada ao preencher alguns dados da declaração que "deduram" ao Fisco eventuais omissões ou inconsistências.
• Dados das Decores estão disponíveis para a Receita
O vice-presidente Técnico do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Breda, se reuniu na quarta-feira (6/4), com o subsecretário de Fiscalização da Receita Federal do Brasil, Iágaro Jung Martins, para discutir as formas de envio dos dados
• MEIs poderão ter isenção na licença
Está em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo, projeto de lei (PL) que visa facilitar a obtenção da licença de funcionamento dos pequenos comércios com até 20 metros quadrados.
• Imposto de Renda 2016: veja onde a Receita esta passando o “pente fino” nas declarações
IRPF - 2016
• Receita vai ampliar marcação de atendimento presencial pela internet
Medida, que obriga todas as unidades da Receita a disponibilizarem o serviço, entra em vigor em 27 de abril
• Quero registrar minha empresa. Como fazer?
Documentos: reunir informes e comprovantes é uma boa forma de começar a declaração
• A Responsabilidade Criminal do Contador no crime de Sonegação Fiscal
O delito é apenado com multa e reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos.
• IRPF 2016 - Contadores: Os domadores do Leão
O antigo guarda-livros, como era conhecido o contador, hoje está mais para um consultor, agora ele atua na prevenção de problemas