Banner
Notícias
A informação foi adiantada pelo deputado federal, Newton Cardoso Junior (MDB-MG), em entrevista exclusiva à repórter Edilene Lopes, da Rádio Itatiaia, em Dubai.
"O Refis é um programa de parcelamento que atende todos os contribuintes que não conseguiram pagar os seus impostos durante a pandemia ou por problemas financeiros de outras origens. Não atende sonegador, porque sonegador é aquele que não paga imposto mesmo. Atende quem é gente séria, quem tem um débito por uma um problema econômico e que hoje precisa parcelar o seu débito para continuar gerando emprego e continuar com a sua atividade econômica. O Refis que veio do Senado foi inclusive um texto de origem de edição do nosso presidente do senado, Rodrigo Pacheco. E o Rodrigo colocou uma relatoria no Senado que fez alterações que pioraram muito o texto lamentavelmente. Pioraram porque dificultaram o acesso ao Refis a quem pode participar do parcelamento. A nossa expectativa na câmara é que até o dia 30 de novembro o texto seja votado na câmara, mas com alterações. Por exemplo, facilitando o acesso, ou seja, diminuindo a entrada e eliminando diferenciação entre contribuintes, porque não pode haver diferenciação nesse momento. E também permitindo que haja algumas alguns aperfeiçoamentos em relação ao Refis de 2017, mas mantendo ainda a competitividade do contribuinte e garantindo uma arrecadação importantíssima e fundamental nesse momento de fiscal", contou.
Já aprovado no Senado, o projeto reabre o prazo para adesão ao Programa Especial de Regularização Tributária (Pert), lançado em 2017 e popularmente chamado de Refis, com novas regras. As condições para a regularização das dívidas tributárias variam de acordo com a queda de faturamento das empresas na comparação dos meses de março a dezembro de 2020 com o mesmo período de 2019.
Cardoso Júnior, que participa da ExpoDubai, nos Emirados Árabes, comentou ainda a importância da participação dos brasileiros no encontro para a criação de um relacionamento entre os países. "O povo árabe, em geral, tem uma relação muito favorável com o brasileiro. Aliás, nós temos uma colônia árabe muito forte no Brasil, muito presente, muito envolvida com as nossas tradições e isso facilita muito as negociações, especialmente as compras por parte dos árabes e também dos países do Oriente Médio para produtos brasileiros. E ao mesmo tempo o povo brasileiro tem um certo encantamento com a cultura árabe, ela está inserida nas nossas histórias, está inserida no nosso dia a dia e na cultura brasileira de uma certa forma, ainda que não muito, mas ela é favorável e por isso nós temos uma oportunidade hoje de aproximar os dois países", detalhou.
Sobre futuras relações comerciais entre o Brasil e os países do Emirados Árabes, Newton Cardoso Junior afirmou que o café pode ser o produto com mais chances de exportação. "Hoje o Brasil já exporta muita carne, proteína, frango e carne de boi, especialmente o frango é a maior pauta de exportação aqui para os Emirados Árabes do Brasil. E tem a oportunidade de crescer muito na exportação de café. Eles nos últimos dez anos estão adaptando o padrão de consumo de para aumentar muito o consumo de café. Inseriu-se na cultura do de Dubai especialmente o consumo muito elevado de café e com isso nós temos a oportunidade que o nosso café é extremamente qualificado da melhor qualidade do mundo para eles aqui", afirmou.
Quer saber mais?
Entre em contato através do nosso WhatsApp (43) 3026-6363 e fale com um de nossos especialistas.
Juliano Francisco & Contadores
O projeto "Refis da Covid", de autoria do presidente do senado, Rodrigo Pacheco (PSD), e que prevê o refinanciamento de dívidas de tributos que não foram pagos durante a pandemia, deve ser votado ainda neste mês na Câmara dos Deputados e pode sofrer algumas alterações.
Novidades
-
• Imposto de Renda 2020: de quais documentos você precisa para declarar
Quanto antes declarar, mais cedo o contribuinte deve receber a restituição
• Quer saber se você deve Declarar Imposto de Renda em 2020?
Acima a Relação dos itens que tornam obrigatório o envio do imposto de renda em 2020 relativo ao ano de 2019.
• Contribuição ao INSS de emprego doméstico não será dedutível no IR 2020
Contribuição ao INSS de emprego doméstico não será dedutível no IR 2020
• Divida com IPVA impede opção pelo Simples Nacional em 2020
O prazo para adesão ao regime tributário do Simples Nacional, ano-calendário 2020, termina no dia 31 deste mês de janeiro. Para não ter negada a opção, a empresa não pode apresentar qualquer pendência cadastral ou fiscal, entre elas o recolhimento do IPVA.
• Atividades dispensadas de licença prévia para funcionar
Comitê define atividades dispensadas de licença prévia para funcionar
• Mais de 5.000 empresas caem na malha fina
A Receita Federal identificou mais de R$ 1 bilhão em sonegação fiscal de empresas referente a 2014. Entre março e maio deste ano, foram autuadas 5.241 empresas em todo o país por irregularidades.
• IR 2019: Devo declarar o valor emprestado por um parente?
Importante estar atendo nestes detalhes que fazem diferença.
• Declaração DIRF 2018/2019
DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte) é uma obrigação tributária acessória devida por todas as pessoas jurídicas, independentemente da forma de tributação. Prazo de Entrega até 28/02/2019.
• Autônomos e trabalhadores rurais devem se cadastrar no site da Receita
Autônomos e trabalhadores rurais devem se cadastrar no site da Receita
• Termina na quinta-feira (31/01) o prazo para regularização de débitos para as empresas excluídas do Simples Nacional
Termina na quinta-feira (31/1) o prazo para regularização de débitos para as empresas excluídas do Simples Nacional