Banner
Notícias
A FENACON – Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas, o CFC – Conselho Federal de Contabilidade e o Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil se uniram em prol dos contadores.
As três instituições enviaram um ofício à Receita Federal, nesta sexta-feira (13/10), reportando as instabilidades no e-CAC, no eSocial e no Simples Nacional.
A instabilidade no sistema pode ocasionar atrasos gerando dificuldade na produtividade das organizações contábeis.
O ofício enviado contou com o detalhamento dos problemas enfrentados:
- Levamos ao conhecimento de Vossa Senhoria que desde a quarta-feira, dia 11 de outubro de 2023, estamos enfrentando instabilidade e lentidão de acesso ao ambiente eCac, indisponibilidade de diversos serviços, inclusive do gov.br, ferramenta essencial de assinatura do governo.
- Inclusive erro com Código 88002 -43CA1814) com o seguinte texto “Prezado usuário, ocorreu um erro no Sistema GOV.BR que impediu a integração com o eCac. Por favor, tente novamente mais tarde.” SAUS – Quadra 5 – Lote 3 – Bloco J – Edifício CFC Telefone: (61) 3314 – 9600 – CEP: 70070-920 – Brasília/DF cfc@cfc.org.br – www.cfc.org.br
- Dia 13 de outubro de 2023 (hoje) é o prazo final para entrega do eSocial, o acesso ao seu portal está totalmente indisponível, na data de hoje.
- Dia 16/10 (segunda-feira próxima), é o prazo final de envio do arquivo da EFDREINF e DCTFWEB, as quais devido aos problemas j· relatados, enfrentamos dificuldade de tratar e concluir os seus dados e posterior envio a esse órgão.
- Problemas também de instabilidade no Portal do Simples Nacional, dia 20/10, È o prazo final para as empresas enquadradas neste regime tributário alimentarem a informações do faturamento e emissão da guia de pagamento. O volume de contribuintes nessa modalidade é enorme nos escritórios contábeis, com a instabilidade relatada, os trabalhos estão se volumando e dificilmente conseguiremos atender no prazo estabelecido.
- Há relatos ainda de indisponibilidade de acesso às ferramentas de operações do comércio exterior
Diante do exposto, as entidades contábeis solicitam a prorrogação das obrigações acessórias com prazo final nesta sexta-feira (13/10).
Diante do exposto, as entidades contábeis solicitam a prorrogação das obrigações acessórias com prazo final nesta sexta-feira (13/10).
Além das obrigações que vencem nos próximos dias como a EFD-REINF e DCTFWEB, sem que haja qualquer incidência de penalidade aos contribuintes, bem como o vencimento dos DARFs vinculados a DCTFWEB para o dia 31 de outubro de 2023.
Quer saber mais?
Entre em contato através do nosso WhatsApp (43) 3026-6363 e fale com um de nossos especialistas.
Juliano Francisco & Contadores
FENACON, CFC e Ibracon pedem prorrogação de prazos por instabilidade no e-CAC, eSocial e Simples Nacional
Novidades
-
• Sistema instável: Pedido de prorrogação para prazos contábeis
FENACON, CFC e Ibracon pedem prorrogação de prazos por instabilidade no e-CAC, eSocial e Simples Nacional
• MEI excluído do Simples Nacional? Prazo para negociar dívidas acabou; saiba o que fazer
Os microempreendedores individuais (MEIs) que não regularizaram suas dívidas com a União em setembro serão excluídos do Simples Nacional em 2024. Saiba como contestar a exclusão.
• O que mudou na REINF a partir de HOJE 11/10/2023?
Receita Federal prorroga prazos e revoga exigências na prestação de informações na EFD-Reinf
• R-4000: CFC, FENACON e Ibracon solicitam posicionamento da Receita Federal
Entidades ressaltam dificuldades na entrega das novas obrigações da EFD-Reinf.
• Todo sócio de empresa precisa ter retirada do pró-labore?
Entenda o que é e o que a legislação diz sobre esse assunto
• Minha empresa foi excluída do Simples Nacional. O que devo fazer?
Veja os motivos que podem ter levado à exclusão e como proceder
• MEI, é hora de se regularizar!
A existência de débitos pode gerar exclusão do Simples Nacional
• MEI: obrigatoriedade da NFS-e padrão nacional pode gerar oportunidade para contadores
Novas obrigações podem gerar dúvidas e auxílio na regularização da empresa, por isso o contador deve ficar atento aos MEIs.
• Nota Paraná: consumidores podem doar notas fiscais a entidades de forma automática
Programa passou por mudança na regulamentação para facilitar as doações. O consumidor pode vincular seu CPF ao CNPJ de uma entidade cadastrada. A vinculação pode ser feita pela site do Nota Paraná.
• Manutenção do MEI: o que fazer em caso de dívidas ou CNPJ inapto
A empresa que tiver débitos junto à Receita Federal ou Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) poderá ser excluída do Simples Nacional.