Banner
Notícias
Os CEOs das grandes empresas consideram ruim o desempenho da economia brasileira nos últimos seis meses, com uma nota média de 1,97 em uma escala de 1 a 5; os das médias empresas deram nota 2,28. Quanto à expectativa para o desempenho da economia no 2º semestre de 2014, os CEOs estão mais otimistas, com notas 2,12 (grandes empresas) e 2,49 (médias).
Os dados foram divulgados pela Fundação Dom Cabral, que lançou nesta segunda-feira (27) a primeira edição da série de estudos The CEOs Vision - pesquisa que vai avaliar, a cada semestre, as expectativas dos líderes empresariais brasileiros de grandes e médias empresas sobre o estado atual e futuro da economia e o impacto em suas estratégias de negócios. A pesquisa consultou, via questionário, em agosto e setembro deste ano, 34 executivos de grandes empresas e 84 de médias empresas, totalizando 118 respondentes.
A pesquisa mostra ainda que, para enfrentar o cenário econômico ruim do 1º semestre, grandes e médias empresas adotaram a mesma estratégia: promover a eficiência operacional com redução de custos. "As empresas buscaram maximizar resultados se voltando para dentro, ou seja, maximizando eficiência e reduzindo custos operacionais", destaca Carlos Arruda, coordenador do Núcleo de Inovação da Fundação Dom Cabral e responsável pela pesquisa.
Os líderes empresariais avaliaram os três fatores do ambiente externo que mais influenciaram no desempenho geral das empresas nos últimos seis meses. De uma lista com 17 itens, os executivos das grandes e médias empresas apontaram o 'Crescimento da Economia' como o principal desafio para a competitividade das organizações. Na sequência aparece o 'Nível de competição no setor/indústria'. Em terceiro lugar, há uma divergência. As organizações de grande porte apontam as 'Intervenções do Governo' como fator de influência para o desempenho das empresas, enquanto as de médio porte são impactadas pelo 'Cenário Político-Institucional', provavelmente associado às eleições deste ano. - See more at: http://www.deducao.com.br/noticia/819-empresas-buscam-eficiencia-de-custo#sthash.kigz3FZM.dpuf
Os líderes empresariais avaliaram os três fatores do ambiente externo que mais influenciaram no desempenho geral das empresas nos últimos seis meses
Novidades
-
• Receita Federal define prazo e regras para entrega da DITR/2021
A Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural 2021 deve ser enviada pela internet no período de 16/08 a 30/09 por donos de imóveis rurais.
• Agenda: IBGE divulga a produção industrial do Brasil referente a junho As principais divulgações do agronegócio e do mercado financeiro no dia, no horário de Brasília. • País cria 309 mil vagas com carteira assinada em junho, segundo dados do governo Em junho, foi registrada a abertura de 309.114 vagas de emprego com carteira assinada no país, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (19) pelo Ministério da Economia.
• Economia diz que investimento das empresas está se recuperando mais rápido do que em crises anteriores O Ministério da Economia divulgou uma nota técnica nesta terça-feira (27) em que aponta que o investimento das empresas está se recuperando mais rápido da crise da Covid do que em crises econômicas anteriores. A comparação foi feita em relação às crises de 2015-2016, 2008-2009 e 1980-1983. • Notícias Agrícolas revela nesta 4ª feira a melhor história de um agricultor A melhor história de um agricultor no Brasil, será revelada nesta quarta feira 28/07/2021 dia do Agricultor. • Bolsa vai 'dedurar' investidores para Receita; risco de malha fina aumenta? O Leão não quer mais esperar a declaração do Imposto de Renda para saber onde você investe o seu dinheiro. • Conab faz acompanhamento especial do impacto das geadas nas lavouras Trazendo uma atenção especial para a atual situação das geadas que ocorrem em boa parte das lavouras do país, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) passou a divulgar em seu site um trabalho extra de acompanhamento e análise específica dos impactos climáticos nas localidades atingidas pelo frio extremo. • Programa Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas emprestou 40% dos recursos em dez dias Em dez dias de funcionamento, a nova fase do Programa Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Pronampe) emprestou 40% dos recursos, informou o Ministério da Economia. Dos R$ 25 bilhões disponíveis, R$ 10 bilhões haviam sido contratados até o fim da semana passada por cerca de 130 mil empresas. • Comissão aprova projeto que adia e prevê o parcelamento de tributos para microempresas na pandemia A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (14), proposta que, em razão da pandemia de Covid-19, posterga e prevê o parcelamento dos tributos devidos por empresas optantes pelo Simples Nacional
• Produtores rurais já podem fazer a emissão do CCIR O Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais (CCIR) referente ao exercício de 2021 está disponível a partir de segunda (19) para consulta e emissão por produtores rurais de todo o país.