Banner
Notícias
Diego Andreasi
Você saberia dizer quais são as principais exigências dos seus clientes? Muito se tem comentado e escrito a respeito das exigências do consumidor. No entanto, alguns modelos acadêmicos parecem complicados demais para os profissionais de marketing, que são cada vez mais exigidos para produzir resultados num curto espaço de tempo. Vamos simplificar?
Acesso facilitado: o acesso inclui a facilidade de se chegar até um ponto de vendas e serviços, incluindo Instagram, Whatsapp, Email e E-commerce. Além desses, as empresas precisam desenvolver condições que facilitem o acesso de seus clientes. Assim, uma academia, por exemplo, que tem no seu quadro de clientes idosos, precisa construir rampas de acesso e cartazes com letras maiores. Isso além de ser um diferencial competitivo, enquadra-se como uma ação de cidadania.
Facilidade de uso: cada vez mais, os clientes exigem que produtos sejam descomplicados, tenham muitas funcionalidades, porém de fácil assimilação e manuseio. Steve Jobs foi o primeiro a perceber isso quando lançou o Ipod. Outro produto que seguiu esse destino foram os controles remotos, que deixaram de ter o tamanho de uma espada. Mas, caso você realmente necessite vender produtos sofisticados, então é primordial que os seus vendedores sejam treinados para apresentes os produtos didaticamente e, assim, ampliar a retenção da informação pelo consumidor.
Garantia da frequência e abastecimento: uma vez que os produtos ou serviços são adquiridos, eles precisam ser garantidos pelas organizações. A empresa não pode, em hipótese alguma, deixar faltar seus principais produtos no estoque. Certa vez recebi um folheto promocional com alguns itens que me interessaram bastante, porém, quando fui visitar a loja para comprá-los, adivinha?
Direito a suporte: as pessoas buscam não só utilizar os produtos e serviços de maneira regular, como procuram também um nível de suporte para o caso de algum problema ocorrer. É impressionante como muitos e-commerces simplesmente escondem o número de sua central de atendimento ou mesmo email para contato. A substituição de humanos por opções automáticas no Call Center, comumente utilizada por grandes empresas devido a alta procura, deve ser algo evitado a todo custo pela pequena empresa.
Prontidão da empresa: Significa a inclinação para agir, tal qual aquela posição que os atletas tomam nas raias de competição antes que o sinal de largada seja disparado. Você já passou pela situação de entrar num escritório de uma grande empresa, procurando por uma pessoa e ficar perdido, pois ninguém se preocupou em pegá-lo na recepção e conduzi-lo pelo andar até a sala de reunião? Enquanto você transitava sozinho, os funcionários olhavam para você como um corpo estranho, mas não tinham coragem de abordá-lo para oferecer ajuda. Eles não estavam imbuídos de prontidão.
Importância e atenção: mais da metade dos clientes que migram para a concorrência o faz por conta de problemas ocorridos no atendimento, dentre eles, destaca-se a falta de atenção. Pense por exemplo naquele cliente que possui uma assinatura de TV e que paga regularmente a sua conta há cinco anos, via débito em conta corrente. Um belo dia, seu banco comete um erro e o descadastra do serviço, sem avisá-lo. Sabe o que acontece? A empresa de TV por assinatura remete, quase imediatamente, uma carta de cobrança educada, porém, lembrando-o das consequências da inadimplência. Poderia ser diferente? Claro que sim. A empresa poderia avisar ao banco que ficaria feliz em reparar o dano a tempo. O gerente, que causou o problema, ligaria para o cliente dizendo o ocorrido, combinando uma forma de resolver. A TV por assinatura poderia surpreender ainda mais não cobrando multa pelo atraso, já que seu cliente não foi o causador do problema.
Se as seis exigências dos consumidores forem supridas por sua empresa, com alto nível de serviço, processos, sistemas e pessoas preparadas, certamente vocês estão rumando para a gestão do relacionamento com cliente profissionalizada, inexoravelmente.
Facilidade de uso: cada vez mais, os clientes exigem que produtos sejam descomplicados, tenham muitas funcionalidades, porém de fácil assimilação e manuseio.
Novidades
-
• Parcelamento de dívida do Simples começa em 2016
Guilherme Afif Domingos (foto), presidente do Sebrae, diz que a regulamentação será publicada após sanção do presidente Temer, prevista para 27/10. MEIs também poderão parcelar débitos
• Texto altera enquadramento de vários setores no Supersimples
Em vez de aplicar uma alíquota simples sobre a receita bruta mensal, o substitutivo do Senado ao Projeto de Lei Complementar 25/07, aprovado pelo Plenário na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (4), prevê uma alíquota maior, porém com desconto.
• É devedor do Simples? Venha para o mutirão
Evento do Sebrae ajudará empreendedores a refinanciar dívidas tributárias, bancárias, locatícias e com fornecedores das micro e pequenas empresas.
• Receita fecha o cerco a fraudes com créditos tributários
Um grupo especial foi criado para efetuar uma "análise de risco" das compensações, cruzando informações das declarações com notas fiscais
• Cest será obrigatório nas NF-e só em 2017
Os contribuintes com operações de ICMS retido por substituição tributária, já podem respirar mais aliviados, pois a obrigatoriedade do CEST nas notas fiscais foi novamente prorrogada.
• MEI – Como solicitar salário maternidade
Todos os que formalizam sua atividade como Microempreendedor Individual – MEI, quando necessário, tem direito a vários benefícios previdenciários.
• O que você precisa saber sobre a DCTF
Trata-se de uma obrigação acessória federal entregue pela maioria das organizações, com exceção das empresas optantes pelo simples nacional
• Norma do Confaz aumenta impostos, acirra guerra fiscal e amplia custos para escritórios
Convênio do Conselho permite retenção compulsória de 10% sobre incentivos fiscais concedidos; especialistas dizem que medida vai criar mais uma obrigação acessória ou relatório para contadores.
• Propostas de mudança nas leis trabalhistas devem ser feitas só em 2017
O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, informou hoje (21) que o governo só deve enviar a proposta de reforma na legislação trabalhista ao Congresso Nacional no segundo semestre do ano que vem.
• Parte essencial da Escrituração Digital Contábil (ECD), a autenticação do Livro Diário Escriturado sempre foi feita diretamente pelas juntas comerciais ao receber os arquivos do SPED.
Parte essencial da Escrituração Digital Contábil (ECD), a autenticação do Livro Diário Escriturado sempre foi feita diretamente pelas juntas comerciais ao receber os arquivos do SPED.