Banner
Notícias
A empresa que divide, sem justificativa, as férias de seus funcionários em períodos menores que 10 dias devem pagar o dobro do valor do tempo total de descanso. Este foi o entendimento unânime da 8ª turma do Tribunal Superior do Trabalho, que condenou a empresa Cerâmica Atlas por fracionar irregularmente as férias de um empregado. Segundo a turma, a empresa contrariou o artigo 137 da CLT e o artigo 7º, inciso XVII, da Constituição Federal.
A decisão se deu em recurso de revista de um ceramista que trabalhou na empresa entre 2003 e 2010. Na Reclamação, ele afirmou que, em alguns anos, suas férias foram parceladas de forma irregular: em 2009, por exemplo, foram dois períodos — um de 27 dias e outro de apenas três. Em 2010, um dos períodos teria sido de apenas cinco dias.
Em primeira instância, a Vara do Trabalho de Porto Ferreira (SP) determinou o pagamento em dobro das férias fracionadas pelos períodos aquisitivos de 2006 a 2009. Para o juízo, o artigo 134 da CLT admite a divisão das férias em dois períodos em casos excepcionais, mas o fracionamento não pode ser inferior a dez dias corridos. "Embora aparentemente não traga prejuízos ao empregado, é contrário à CLT", afirmou o juiz.
O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas/SP), porém, reformou a decisão, e aceitou pedido da empresa para limitar o pagamento das férias em dobro apenas aos períodos inferiores a dez dias, mantendo-se o pagamento normal nos períodos maiores.
No recurso ao TST, o ceramista insistiu que a concessão de férias de forma irregular, mesmo que um dos períodos seja superior a dez dias, é ineficaz.
O relator do processo, desembargador João Pedro Silvestrin, afirmou que a empresa não justificou o fracionamento e o fez de forma irregular, "o que equivale a não concessão". Votou, portanto, no sentido de restabelecer a sentença, sendo devido o pagamento em dobro acrescido de 1/3.
"A remuneração das férias compreende o acréscimo de 1/3 calculado sobre o salário normal", afirmou. "Assim, a dobra das férias, decorrente do parcelamento irregular, deve incidir sobre sua remuneração total, visto que o terço constitucional não é uma parcela distinta daqula”, disse o relator.Com informações da Assessoria de Imprensa do TST.
A decisão se deu em recurso de revista de um ceramista que trabalhou na empresa entre 2003 e 2010
Novidades
-
• Desemprego no país vai parar de cair, alerta OIT.
Segundo a organização, o motivo é a desaceleração da economia
• O agronegócio busca profissionais de todas as áreas!
Com o bom momento da agricultura brasileira, as empresas do setor estão tendo de recrutar profissionais de todas as áreas para dar conta do crescimento no campo
• O Despertar da Águia - life coaching 2ª Edição Nov/2012
Projeto MARAVILHOSO !!! JÁ ESTAMOS NA 6a edição - sempre com NOVIDADES.
• A 1a edição do Despertar da Águia !! Abril 2012
Atendendo a varios pedidos, preparamos e vamos colocar o video da 1a turma, 1a edição Do Despertar da Águia !!!
• Onde VOCÊ quer estar daqui 5 anos?
pergunte a si mesmo, o que você QUER e deseja para os proximos 5 anos?!
Qual o tamanho do seu SONHO?! • Palestras e Workshops in company Leve para sua empresa palestras motivacionais de inspiração e conscientização !!
veja o vídeo e inspire outras pessoas a fazerem diferente !! • Veja como deve ser o IR 2014 Correção da tabela será de 4,5%; entrega é prevista para a partir de março. Fisco preencherá declaração do IRPF só para quem tem certificado digital. • ACEITAR e PERMITIR ! Duas palavras poderosas e maravilhosas e que se colocadas em praticas a verdadeira FELICIDADE aparecerá ...
ACEITAR....
PERMITIR... • A importância da MÚSICA na aprendizagem ACELERADA !! Qualquer pessoa pode aprender mais e melhor se estiver "condicionada para aprender". • EFEITO DAS REDES SOCIAIS NO CÉREBRO HUMANO Pesquisas sobre o que acontece no nosso cérebro quando estamos usando a internet são realizadas há 10 anos na Universidade da Califórnia.