Banner
Notícias
Fernando Zilveti
Para viabilizar a unificação de alíquotas interestaduais do ICMS, o governo anunciou a criação de fundos para compensar os estados pelas mudanças no imposto. A Medida Provisória 683 prevê o Fundo de Desenvolvimento Regional e Infraestrutura e o Fundo de Auxílio à Convergência das Alíquotas do ICMS.
Como fonte de recursos, a cobrança de imposto e multa pela manutenção ou repatriação de ativos de brasileiros, enviados ao exterior sem o pagamento de tributos. A multa e imposto anistiam residentes fiscais brasileiros. As condições da regularização cambial e tributária tramitam no Congresso.
Mesmo diante das incertezas, especula-se como se daria a anistia de crimes fiscais e financeiros, que pode servir também para acomodar interesses de envolvidos em crimes como lavagem de dinheiro. As medidas não são estímulo ao ilícito nem anistia de criminosos envolvidos em tráfico de drogas, de pessoas, terrorismo, ilícitos financeiros, etc.
Em todo o mundo existem normas para anistiar repatriação de recursos irregularmente mantidos no exterior. O fisco abre mão de punir condutas evasivas em nome de obter receita tributária. Outro motivo é o controle fiscal global. Diversos países europeus adotaram medidas de adequação ao controle internacional de combate à lavagem de dinheiro e terrorismo. Em parte, isso se deve ao aperto de controle financeiro e fiscal praticado pelos EUA sobre paraísos fiscais. O controle exercido pelo Fatca americano determina que instituições financeiras informem operações suspeitas de seus clientes, sob ameaça de retaliações. O Brasil ratificou esse programa e pretende incorporar essas medidas ao seu sistema tributário.
Mas isso não será fácil. O uso de dados financeiros colhidos por entidades internacionais, por autoridade fiscal nacional é polêmica sob análise do Supremo, que ainda não se posicionou definitivamente.
O uso de dados financeiros é polêmica sob análise do Supremo Tribunal
Novidades
-
• Simples Nacional – Receita Esclarece Base de Cálculo e Tabelas Aplicáveis
Através de várias soluções de consulta, a Receita Federal esclareceu dúvidas de contribuintes sobre a base de cálculo e a aplicação das tabelas do Simples Nacional:
• Crise política ameaça saque do FGTS
MP que autorizou o saque do recurso perde a validade na próxima semana, e corre o risco de não ser votada a tempo pelo Congresso
• Receita Federal Permitirá Pagamento de Débitos Previdenciários em até 200 parcelas
Um novo Parcelamento de Débitos Previdenciários foi criado através da Medida Provisória 778/2017, e abrange dívidas de responsabilidade dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e de suas autarquias e fundações públicas.
• Possível derrubada de veto à lei do ISS nesta semana preocupa empresas
A possibilidade de que seja votada nesta semana a derrubada a um veto na lei que regula o ISS (Imposto Sobre Serviços) tem gerado preocupação entre empresas financeiras e de planos de saúde.
• Faltam 15 dias para o encerramento da adesão ao Programa de Regularização Tributária (PRT) de tributos federais
Encerra-se no próximo dia 31 de maio de 2017 o prazo para adesão ao Programa de Regularização Tributária (PRT)
• Criminosos estão aplicando golpe da restituição do Imposto de Renda por e-mail
Os cidadãos brasileiros estão sofrendo ameaças de criminosos cibernéticos poucos dias antes do fim da entrega da declaração do imposto de renda de 2017. De acordo com a Nodes Tecnologia, estão circulando na web e-mails falsos em nome da Receita Federal.
• ISS – Praticas importantes a serem seguidas
O ISSQN (Imposto sobre serviço de qualquer natureza), é um imposto municipal obrigatório para os prestadores de serviços enquadrados nos ditames da LC 116/03.
• Governo lança plataforma digital que permite acesso rápido a informações
O Ministério do Planejamento lançou hoje (5) o GovData, uma plataforma digital que reúne as principais bases de dados do governo federal de forma a permitir o acesso mais ágil a informações e o cruzamento de dados de órgãos da administração pública.
• 14 mudanças da reforma trabalhista na CLT que pouca gente sabe
Advogado Marcelo Mascaro fala sobre alguns pontos da reforma trabalhista que mudam a CLT na prática mas que pouca gente tem falado
• O que acontece se não declarar o Imposto de Renda 2017?
Entre diversas penalidades, contribuinte pode ficar impedido de realizar empréstimos bancários, tirar passaporte e prestar concurso público