Banner
Notícias
Os serviços da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) ganharão nova dinâmica e mais agilidade nos próximos dias. Algumas dessas medidas voltadas para melhorar o atendimento e dinamizar o processo de abertura, alteração e encerramento de empresas foram anunciadas nesta segunda-feira (25), pelo presidente da Jucepar, durante a reunião semanal do Conselho de Vogal, em Curitiba.
Após reclamação e sugestão das entidades contábeis (Sicontiba, Fecopar, CRCPR e SESCAP-PR), agora é possível agendar atendimento via telefone ou site na sede da Jucepar. Este novo serviço é exclusivo para o uso de contabilistas com carteira do CRCPR (outros profissionais ou funcionários de escritórios contábeis não).
Outra mudança acatada e sugerida pelos sindicatos de contabilistas do interior do estado, explicou o presidente da Jucepar, é a disponibilização e identificação a partir de agora aos usuários do Empresa Fácil de quem são os relatores/vogais responsáveis pela análise dos seus processos assim como número de telefone da agência do relator. “De acordo com o empresário contábil e vogal, Gilson Strechar, essa é uma medida acertada porque vai reduzir o tempo dos processos já que o relator poderá explicar melhor sua exigência diretamente ao contador”, disse.
Segundo o presidente da entidade Ardisson Naim Akel, sua equipe está trabalhando há mais de um ano, quando foi intensificada a implantação da Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios), por meio da plataforma online Empresa Fácil Paraná. E em breve a Jucepar contratará mais colaboradores, o processo de contratação está em andamento. "Uma universidade estadual vai colaborar com o processo seletivo", destacou Akel.
O encontro contou com a participação de representantes de entidades contábeis, principais interessadas na melhoria do atendimento: Mauro Kalinke, presidente do SESCAP-PR; Marcos Rigoni, presidente do CRCPR e Luiz Fernando Martins Alves, vice-presidente de Assuntos Jurídicos da Fecopar (e diretor do Instituto SESCAP-PR/IESCAP).
Akel afirmou que a instalação de um posto do Banco do Brasil no prédio da Jucepar, em Curitiba, facilitará o pagamento de guias. Ele lembrou, também, o atendimento é tranquilo a partir das 12 horas quando é aberto o atendimento ao público. Segundo ele na hora do almoço a Jucepar está mais vazia.
A Jucepar ainda oferece atendimento a partir das 8h na sede da Associação Comercial no centro de Curitiba.
Espaço do Empresário Contábil
Outra novidade anunciada por Akel é que o Espaço do Empresário Contábil, existente na sede em Curitiba, também poderá ser utilizado para solução de problemas entre contadores e vogais. A partir das 9 horas da manhã os profissionais da contabilidade (contador – não pode ser office boy) poderão encaminhar suas dúvidas ao Espaço do Empresário Contábil e a secretária (uma colaboradora do SESCAP-PR que trabalha no local) repassará as dúvidas ao vogal. Conforme explicou Akel, “com essas mudanças simples pretende-se diminuir o estresse causado aos usuários”. Na sala serão fornecidas orientações e informações relativas ao sistema on-line Empresa Fácil para abertura, alteração e extinção de empresas.
Para os contadores, o horário de atendimento no Espaço do Empresário Contábil será a partir das 9 horas.
União das entidades
Para o presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke, o momento é de união das entidades contábeis com a Junta Comercial visando benefícios aos contadores. “O esforço da diretoria da Jucepar pelo aprimoramento dos serviços é constante e não podemos apenas reclamar do atendimento, temos que sugerir melhorias e, apesar da morosidade na esfera pública, está havendo avanços na Jucepar”, disse Mauro.
Entre elas, o agendamento de atendimento por telefone no período da manhã na sede da Jucepar
Novidades
-
• Projeto de reforma tributária propõe cobrança de impostos sobre a renda
Sistema tributário brasileiro concentra arrecadação sobre o consumo.
• Alterada a Idade Limite para Saques do Fundo PIS/PASEP
Com a publicação da Medida Provisória 797, as regras para saque das contas individuais dos participantes do PIS/PASEP sofreram alterações.
• 2018: Novas regras tributárias e obrigações prometem gerar correria
Terremoto tributário anunciado para 2018 promete gerar correria
• Governo fecha novo texto para o Refis e amplia prazo de adesão
Data é estendida em dois meses, até outubro
• Tabelas Dinâmicas relacionam as alíquotas do ICMS As alíquotas de ICMS aplicáveis nas operações e prestações internas são determinadas pela respectiva Unidade da Federação, e devem ser aplicadas nas operações e prestações realizadas ou prestadas dentro da Unidade da Federação. • Governo quer fim de duplicidade em informações enviadas ao Sped Essa medida faz parte do pacote de simplificação tributária em estudo pela equipe econômica. Facilitar o desembaraço aduaneiro também está no radar • Reforma tributária deve voltar a ser discutida neste segundo semestre Um dos assuntos que devem mobilizar a Câmara no segundo semestre é a reforma tributária. Uma comissão especial deve formular uma proposta de alteração do sistema tributário. • Mudança drástica na tributação de jogos eletrônicos É possível contar com a redução de preços nos jogos eletrônicos? Segundo a vontade do Senado sim, pois como os games vêm sendo consumidos em grande escala. • Ambiente de Testes do eSocial Será Liberado a Todas as Empresas A partir de 1º de agosto, o acesso ao ambiente do eSocial será liberado para todas as empresas brasileiras. A intenção do Comitê Gestor do projeto é promover a adaptação ao novo sistema antes da entrada efetiva em vigor • Para ser anjo será preciso pagar imposto de renda Norma da Receita Federal determina que investidor não se enquadra como um sócio típico da empresa