Banner
Notícias
Os serviços da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) ganharão nova dinâmica e mais agilidade nos próximos dias. Algumas dessas medidas voltadas para melhorar o atendimento e dinamizar o processo de abertura, alteração e encerramento de empresas foram anunciadas nesta segunda-feira (25), pelo presidente da Jucepar, durante a reunião semanal do Conselho de Vogal, em Curitiba.
Após reclamação e sugestão das entidades contábeis (Sicontiba, Fecopar, CRCPR e SESCAP-PR), agora é possível agendar atendimento via telefone ou site na sede da Jucepar. Este novo serviço é exclusivo para o uso de contabilistas com carteira do CRCPR (outros profissionais ou funcionários de escritórios contábeis não).
Outra mudança acatada e sugerida pelos sindicatos de contabilistas do interior do estado, explicou o presidente da Jucepar, é a disponibilização e identificação a partir de agora aos usuários do Empresa Fácil de quem são os relatores/vogais responsáveis pela análise dos seus processos assim como número de telefone da agência do relator. “De acordo com o empresário contábil e vogal, Gilson Strechar, essa é uma medida acertada porque vai reduzir o tempo dos processos já que o relator poderá explicar melhor sua exigência diretamente ao contador”, disse.
Segundo o presidente da entidade Ardisson Naim Akel, sua equipe está trabalhando há mais de um ano, quando foi intensificada a implantação da Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios), por meio da plataforma online Empresa Fácil Paraná. E em breve a Jucepar contratará mais colaboradores, o processo de contratação está em andamento. "Uma universidade estadual vai colaborar com o processo seletivo", destacou Akel.
O encontro contou com a participação de representantes de entidades contábeis, principais interessadas na melhoria do atendimento: Mauro Kalinke, presidente do SESCAP-PR; Marcos Rigoni, presidente do CRCPR e Luiz Fernando Martins Alves, vice-presidente de Assuntos Jurídicos da Fecopar (e diretor do Instituto SESCAP-PR/IESCAP).
Akel afirmou que a instalação de um posto do Banco do Brasil no prédio da Jucepar, em Curitiba, facilitará o pagamento de guias. Ele lembrou, também, o atendimento é tranquilo a partir das 12 horas quando é aberto o atendimento ao público. Segundo ele na hora do almoço a Jucepar está mais vazia.
A Jucepar ainda oferece atendimento a partir das 8h na sede da Associação Comercial no centro de Curitiba.
Espaço do Empresário Contábil
Outra novidade anunciada por Akel é que o Espaço do Empresário Contábil, existente na sede em Curitiba, também poderá ser utilizado para solução de problemas entre contadores e vogais. A partir das 9 horas da manhã os profissionais da contabilidade (contador – não pode ser office boy) poderão encaminhar suas dúvidas ao Espaço do Empresário Contábil e a secretária (uma colaboradora do SESCAP-PR que trabalha no local) repassará as dúvidas ao vogal. Conforme explicou Akel, “com essas mudanças simples pretende-se diminuir o estresse causado aos usuários”. Na sala serão fornecidas orientações e informações relativas ao sistema on-line Empresa Fácil para abertura, alteração e extinção de empresas.
Para os contadores, o horário de atendimento no Espaço do Empresário Contábil será a partir das 9 horas.
União das entidades
Para o presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke, o momento é de união das entidades contábeis com a Junta Comercial visando benefícios aos contadores. “O esforço da diretoria da Jucepar pelo aprimoramento dos serviços é constante e não podemos apenas reclamar do atendimento, temos que sugerir melhorias e, apesar da morosidade na esfera pública, está havendo avanços na Jucepar”, disse Mauro.
Entre elas, o agendamento de atendimento por telefone no período da manhã na sede da Jucepar
Novidades
-
• Simples Nacional – Receita Esclarece Base de Cálculo e Tabelas Aplicáveis
Através de várias soluções de consulta, a Receita Federal esclareceu dúvidas de contribuintes sobre a base de cálculo e a aplicação das tabelas do Simples Nacional:
• Crise política ameaça saque do FGTS
MP que autorizou o saque do recurso perde a validade na próxima semana, e corre o risco de não ser votada a tempo pelo Congresso
• Receita Federal Permitirá Pagamento de Débitos Previdenciários em até 200 parcelas
Um novo Parcelamento de Débitos Previdenciários foi criado através da Medida Provisória 778/2017, e abrange dívidas de responsabilidade dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e de suas autarquias e fundações públicas.
• Possível derrubada de veto à lei do ISS nesta semana preocupa empresas
A possibilidade de que seja votada nesta semana a derrubada a um veto na lei que regula o ISS (Imposto Sobre Serviços) tem gerado preocupação entre empresas financeiras e de planos de saúde.
• Faltam 15 dias para o encerramento da adesão ao Programa de Regularização Tributária (PRT) de tributos federais
Encerra-se no próximo dia 31 de maio de 2017 o prazo para adesão ao Programa de Regularização Tributária (PRT)
• Criminosos estão aplicando golpe da restituição do Imposto de Renda por e-mail
Os cidadãos brasileiros estão sofrendo ameaças de criminosos cibernéticos poucos dias antes do fim da entrega da declaração do imposto de renda de 2017. De acordo com a Nodes Tecnologia, estão circulando na web e-mails falsos em nome da Receita Federal.
• ISS – Praticas importantes a serem seguidas
O ISSQN (Imposto sobre serviço de qualquer natureza), é um imposto municipal obrigatório para os prestadores de serviços enquadrados nos ditames da LC 116/03.
• Governo lança plataforma digital que permite acesso rápido a informações
O Ministério do Planejamento lançou hoje (5) o GovData, uma plataforma digital que reúne as principais bases de dados do governo federal de forma a permitir o acesso mais ágil a informações e o cruzamento de dados de órgãos da administração pública.
• 14 mudanças da reforma trabalhista na CLT que pouca gente sabe
Advogado Marcelo Mascaro fala sobre alguns pontos da reforma trabalhista que mudam a CLT na prática mas que pouca gente tem falado
• O que acontece se não declarar o Imposto de Renda 2017?
Entre diversas penalidades, contribuinte pode ficar impedido de realizar empréstimos bancários, tirar passaporte e prestar concurso público