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Jucepar anuncia medidas para agilizar atendimento após pressão de entidades contábeis

Os serviços da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) ganharão nova dinâmica e mais agilidade nos próximos dias. Algumas dessas medidas voltadas para melhorar o atendimento e dinamizar o processo de abertura, alteração e encerramento de empresas foram anunciadas nesta segunda-feira (25), pelo presidente da Jucepar, durante a reunião semanal do Conselho de Vogal, em Curitiba.

Após reclamação e sugestão das entidades contábeis (Sicontiba, Fecopar, CRCPR e SESCAP-PR), agora é possível agendar atendimento via telefone ou site na sede da Jucepar. Este novo serviço é exclusivo para o uso de contabilistas com carteira do CRCPR (outros profissionais ou funcionários de escritórios contábeis não).

Outra mudança acatada e sugerida pelos sindicatos de contabilistas do interior do estado, explicou o presidente da Jucepar, é a disponibilização e identificação a partir de agora aos usuários do Empresa Fácil de quem são os relatores/vogais responsáveis pela análise dos seus processos assim como número de telefone da agência do relator. “De acordo com o empresário contábil e vogal, Gilson Strechar, essa é uma medida acertada porque vai reduzir o tempo dos processos já que o relator poderá explicar melhor sua exigência diretamente ao contador”, disse.

Segundo o presidente da entidade Ardisson Naim Akel, sua equipe está trabalhando há mais de um ano, quando foi intensificada a implantação da Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios), por meio da plataforma online Empresa Fácil Paraná. E em breve a Jucepar contratará mais colaboradores, o processo de contratação está em andamento. "Uma universidade estadual vai colaborar com o processo seletivo", destacou Akel.

O encontro contou com a participação de representantes de entidades contábeis, principais interessadas na melhoria do atendimento: Mauro Kalinke, presidente do SESCAP-PR; Marcos Rigoni, presidente do CRCPR e Luiz Fernando Martins Alves, vice-presidente de Assuntos Jurídicos da Fecopar (e diretor do Instituto SESCAP-PR/IESCAP).

Akel afirmou que a instalação de um posto do Banco do Brasil no prédio da Jucepar, em Curitiba, facilitará o pagamento de guias. Ele lembrou, também, o atendimento é tranquilo a partir das 12 horas quando é aberto o atendimento ao público. Segundo ele na hora do almoço a Jucepar está mais vazia.

A Jucepar ainda oferece atendimento a partir das 8h na sede da Associação Comercial no centro de Curitiba.

Espaço do Empresário Contábil

Outra novidade anunciada por Akel é que o Espaço do Empresário Contábil, existente na sede em Curitiba, também poderá ser utilizado para solução de problemas entre contadores e vogais. A partir das 9 horas da manhã os profissionais da contabilidade (contador – não pode ser office boy) poderão encaminhar suas dúvidas ao Espaço do Empresário Contábil e a secretária (uma colaboradora do SESCAP-PR que trabalha no local) repassará as dúvidas ao vogal. Conforme explicou Akel, “com essas mudanças simples pretende-se diminuir o estresse causado aos usuários”. Na sala serão fornecidas orientações e informações relativas ao sistema on-line Empresa Fácil para abertura, alteração e extinção de empresas.

Para os contadores, o horário de atendimento no Espaço do Empresário Contábil será a partir das 9 horas.

União das entidades

Para o presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke, o momento é de união das entidades contábeis com a Junta Comercial visando benefícios aos contadores. “O esforço da diretoria da Jucepar pelo aprimoramento dos serviços é constante e não podemos apenas reclamar do atendimento, temos que sugerir melhorias e, apesar da morosidade na esfera pública, está havendo avanços na Jucepar”, disse Mauro.

Entre elas, o agendamento de atendimento por telefone no período da manhã na sede da Jucepar

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