Banner
Notícias
Os serviços da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) ganharão nova dinâmica e mais agilidade nos próximos dias. Algumas dessas medidas voltadas para melhorar o atendimento e dinamizar o processo de abertura, alteração e encerramento de empresas foram anunciadas nesta segunda-feira (25), pelo presidente da Jucepar, durante a reunião semanal do Conselho de Vogal, em Curitiba.
Após reclamação e sugestão das entidades contábeis (Sicontiba, Fecopar, CRCPR e SESCAP-PR), agora é possível agendar atendimento via telefone ou site na sede da Jucepar. Este novo serviço é exclusivo para o uso de contabilistas com carteira do CRCPR (outros profissionais ou funcionários de escritórios contábeis não).
Outra mudança acatada e sugerida pelos sindicatos de contabilistas do interior do estado, explicou o presidente da Jucepar, é a disponibilização e identificação a partir de agora aos usuários do Empresa Fácil de quem são os relatores/vogais responsáveis pela análise dos seus processos assim como número de telefone da agência do relator. “De acordo com o empresário contábil e vogal, Gilson Strechar, essa é uma medida acertada porque vai reduzir o tempo dos processos já que o relator poderá explicar melhor sua exigência diretamente ao contador”, disse.
Segundo o presidente da entidade Ardisson Naim Akel, sua equipe está trabalhando há mais de um ano, quando foi intensificada a implantação da Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios), por meio da plataforma online Empresa Fácil Paraná. E em breve a Jucepar contratará mais colaboradores, o processo de contratação está em andamento. "Uma universidade estadual vai colaborar com o processo seletivo", destacou Akel.
O encontro contou com a participação de representantes de entidades contábeis, principais interessadas na melhoria do atendimento: Mauro Kalinke, presidente do SESCAP-PR; Marcos Rigoni, presidente do CRCPR e Luiz Fernando Martins Alves, vice-presidente de Assuntos Jurídicos da Fecopar (e diretor do Instituto SESCAP-PR/IESCAP).
Akel afirmou que a instalação de um posto do Banco do Brasil no prédio da Jucepar, em Curitiba, facilitará o pagamento de guias. Ele lembrou, também, o atendimento é tranquilo a partir das 12 horas quando é aberto o atendimento ao público. Segundo ele na hora do almoço a Jucepar está mais vazia.
A Jucepar ainda oferece atendimento a partir das 8h na sede da Associação Comercial no centro de Curitiba.
Espaço do Empresário Contábil
Outra novidade anunciada por Akel é que o Espaço do Empresário Contábil, existente na sede em Curitiba, também poderá ser utilizado para solução de problemas entre contadores e vogais. A partir das 9 horas da manhã os profissionais da contabilidade (contador – não pode ser office boy) poderão encaminhar suas dúvidas ao Espaço do Empresário Contábil e a secretária (uma colaboradora do SESCAP-PR que trabalha no local) repassará as dúvidas ao vogal. Conforme explicou Akel, “com essas mudanças simples pretende-se diminuir o estresse causado aos usuários”. Na sala serão fornecidas orientações e informações relativas ao sistema on-line Empresa Fácil para abertura, alteração e extinção de empresas.
Para os contadores, o horário de atendimento no Espaço do Empresário Contábil será a partir das 9 horas.
União das entidades
Para o presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke, o momento é de união das entidades contábeis com a Junta Comercial visando benefícios aos contadores. “O esforço da diretoria da Jucepar pelo aprimoramento dos serviços é constante e não podemos apenas reclamar do atendimento, temos que sugerir melhorias e, apesar da morosidade na esfera pública, está havendo avanços na Jucepar”, disse Mauro.
Entre elas, o agendamento de atendimento por telefone no período da manhã na sede da Jucepar
Novidades
-
• Empresas voltam a contribuir com previdência por meio da folha salarial
Com a revisão de desonerações, essa é uma opção atraente às companhias com baixos níveis de empregabilidade e de custos; alíquotas incidentes sobre receita bruta mais que dobraram
• Receita vai reembolsar quem pagou guia do Simples Doméstico com erro de cálculo
Depois de informar que não havia registrado pagamentos incorretos, Fisco afirmou que 887 guias com erros no cálculo já foram pagas pelos contribuintes
• Vem aí o Super MEI
Conheça os detalhes do novo programa do Sebrae-SP que vai ajudar na capacitação dos Microempreendedores Individuais, lançado nesta quinta-feira no 16º Congresso da Facesp
• eSocial vai dar mais trabalho para as empresas até 2017
Durante a implementação do sistema, as empresas terão de preencher - com as mesmas informações - o eSocial e as guias tradicionais, como a GFIP e DIRF. A situação será temporária segundo Paulo Magarotto (foto), da Receita Federal
• Para que e por que o fisco quer instituir a Dplat?
A Receita Federal do Brasil - RFB não demandou, neste ano, a Declaração de Planejamento Tributário – Dplat, uma das obrigações da Medida Provisória nº 685, a qual obriga as empresas a informar, anualmente, os negócios jurídicos que fomentarem
• Prazo de pagamento do eSocial será prorrogado até o último dia útil deste mês
O prazo venceria na próxima sexta-feira.
• Quando deve ser pago o 13º? Veja calendário
Prazo para empregador pagar primeira parcela acaba em 30 de novembro; segunda parte deve ser paga até 20 de dezembro
• Prazo para empresas quitarem débitos com a Receita termina na sexta-feira
O prazo para as empresas aderirem ao Prorelit (Programa de Redução de Litígios Tributários) termina nesta sexta-feira (30).
• Prazo para cadastramento no Simples Doméstico termina dia 31 de outubro
Até às 17 hs de hoje, 27 de outubro, mais de 744.751 empregadores domésticos haviam feito o cadastramento no site do eSocial e 660.921 empregados haviam sido cadastrados
• Vem aí a Declaração Eletrônica do ICMS-ST e Diferencial de Alíquotas
É a vez das micro e pequenas empresas se prepararem