Banner
Notícias
Os serviços da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) ganharão nova dinâmica e mais agilidade nos próximos dias. Algumas dessas medidas voltadas para melhorar o atendimento e dinamizar o processo de abertura, alteração e encerramento de empresas foram anunciadas nesta segunda-feira (25), pelo presidente da Jucepar, durante a reunião semanal do Conselho de Vogal, em Curitiba.
Após reclamação e sugestão das entidades contábeis (Sicontiba, Fecopar, CRCPR e SESCAP-PR), agora é possível agendar atendimento via telefone ou site na sede da Jucepar. Este novo serviço é exclusivo para o uso de contabilistas com carteira do CRCPR (outros profissionais ou funcionários de escritórios contábeis não).
Outra mudança acatada e sugerida pelos sindicatos de contabilistas do interior do estado, explicou o presidente da Jucepar, é a disponibilização e identificação a partir de agora aos usuários do Empresa Fácil de quem são os relatores/vogais responsáveis pela análise dos seus processos assim como número de telefone da agência do relator. “De acordo com o empresário contábil e vogal, Gilson Strechar, essa é uma medida acertada porque vai reduzir o tempo dos processos já que o relator poderá explicar melhor sua exigência diretamente ao contador”, disse.
Segundo o presidente da entidade Ardisson Naim Akel, sua equipe está trabalhando há mais de um ano, quando foi intensificada a implantação da Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios), por meio da plataforma online Empresa Fácil Paraná. E em breve a Jucepar contratará mais colaboradores, o processo de contratação está em andamento. "Uma universidade estadual vai colaborar com o processo seletivo", destacou Akel.
O encontro contou com a participação de representantes de entidades contábeis, principais interessadas na melhoria do atendimento: Mauro Kalinke, presidente do SESCAP-PR; Marcos Rigoni, presidente do CRCPR e Luiz Fernando Martins Alves, vice-presidente de Assuntos Jurídicos da Fecopar (e diretor do Instituto SESCAP-PR/IESCAP).
Akel afirmou que a instalação de um posto do Banco do Brasil no prédio da Jucepar, em Curitiba, facilitará o pagamento de guias. Ele lembrou, também, o atendimento é tranquilo a partir das 12 horas quando é aberto o atendimento ao público. Segundo ele na hora do almoço a Jucepar está mais vazia.
A Jucepar ainda oferece atendimento a partir das 8h na sede da Associação Comercial no centro de Curitiba.
Espaço do Empresário Contábil
Outra novidade anunciada por Akel é que o Espaço do Empresário Contábil, existente na sede em Curitiba, também poderá ser utilizado para solução de problemas entre contadores e vogais. A partir das 9 horas da manhã os profissionais da contabilidade (contador – não pode ser office boy) poderão encaminhar suas dúvidas ao Espaço do Empresário Contábil e a secretária (uma colaboradora do SESCAP-PR que trabalha no local) repassará as dúvidas ao vogal. Conforme explicou Akel, “com essas mudanças simples pretende-se diminuir o estresse causado aos usuários”. Na sala serão fornecidas orientações e informações relativas ao sistema on-line Empresa Fácil para abertura, alteração e extinção de empresas.
Para os contadores, o horário de atendimento no Espaço do Empresário Contábil será a partir das 9 horas.
União das entidades
Para o presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke, o momento é de união das entidades contábeis com a Junta Comercial visando benefícios aos contadores. “O esforço da diretoria da Jucepar pelo aprimoramento dos serviços é constante e não podemos apenas reclamar do atendimento, temos que sugerir melhorias e, apesar da morosidade na esfera pública, está havendo avanços na Jucepar”, disse Mauro.
Entre elas, o agendamento de atendimento por telefone no período da manhã na sede da Jucepar
Novidades
-
• INSS da doméstica está pronto para sanção
Projeto que reduz alíquota do empregador para 6% e fixa a do trabalhador é aprovado e vai para análise da presidente
• Vem aí o eSocial: tudo o que você precisa saber sobre esta novidade
Com novo prazo de adequação no horizonte, as empresas devem organizar a documentação para se adequar ao novo sistema do governo federal
• SuperSimples e os indícios da reforma tributária brasileira
O último dia 07 de agosto entrou para a história como uma das mais importantes datas para a possível concretização da reforma tributária brasileira
• Por que o contador é tão importante para as empresas
Embora a contratação de um contador não seja, por lei, uma obrigatoriedade, é imprescindível manter em ordem a contabilidade da empresa. Isso porque as obrigações tributárias não cumpridas implicam em sanções legais
• Por que sua empresa deveria fazer um estudo tributário
Gráficos: a gestão tributária deve ser alinhada com as operações praticadas por cada empresa, diz especialista
• Simples Nacional, Lucros Real ou Presumido. Hora de decidir
Com o início do agendamento da opção ao simples nacional, abre-se mais uma vez a oportunidade para os empresários reavaliarem e optarem pelo regime tributário mais adequado para o seu negócio no próximo ano-calendário
• Redução dos Encargos do REFIS – Quando Registrar este benefício?
De acordo com o Código Tributário Nacional, artigo 151, inciso VI, o parcelamento é causa de suspensão da exigibilidade do crédito tributário. Será concedido na forma e condições estabelecidas em lei específica (artigo 155-A do CTN). Portanto, não se trata de uma liquidação do débito e sim uma moratória.
• As inconsistências do e-social e seu impacto na rotina das empresas
Não há receita específica para evitar os problemas, mas a empresa deve, em um primeiro momento, focar na revisão cadastral, fazendo a conferência de toda a documentação dos funcionários
• Mudanças no SPED acarretarão maiores custos na empresa
A introdução da Escrituração Contábil Fiscal (ECF), regulamentada pela Instrução Normativa (IN) 1.422/2013 em substituição à DIPJ (Declaração de Informações Econômico-fiscais da Pessoa Jurídica), resultará em maiores custos para as pequenas e médias empresas a partir do próximo ano. O novo sistema não só complicará a vida dos profissionais das áreas contábil e tributária, como também impactará grande parte do mundo corporativo.
• Lei do Bem: agregando valor às empresas e ao mercado nacional
“Lei do Bem” foi criada e instituída com o objeto de estimular e auxiliar as empresas privadas, no que diz respeito ao investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), através de benefícios fiscais