Banner
Notícias
A grande maioria das pessoas que vive em grandes cidades, em algum momento, já se pegou desejando que o dia tivesse mais horas para que pudesse realizar todas as tarefas da agenda. Vivemos em uma época em que o tempo é um dos bens mais valiosos em nossa sociedade e saber administrá-lo corretamente para gerar produtividade traz benefícios tanto para a vida pessoal quanto profissional.
Para Gaya Machado, Coach especialista em Desenvolvimento Humano, todos temos as mesmas 24 horas diariamente e, apesar de vivermos em um momento da história em que somos cada vez mais exigidos por tarefas pessoais e profissionais, é possível, através de conceitos muito simples de serem aplicados no dia a dia, utilizarmos nosso tempo de maneira adequada e obtermos melhores resultados e mais qualidade de vida.
Gaya explica que um dos grandes desafios das empresas hoje é encontrar funcionários que saibam organizar seu tempo de forma eficaz, para obter melhores resultados no menor tempo: “Em um cenário de corte de gastos e quadros enxutos, cada vez mais os empregadores valorizam profissionais que aproveitam da melhor maneira a jornada de trabalho e cumprem suas tarefas, de preferência sem que precisem realizar horas extras. Isso é bom para a empresa, que obtém mais resultados com menos custos e excelente para o funcionário, que ganha mais tempo para a vida pessoal. No dia a dia lidando com pessoas que querem potencializar suas carreiras ou buscar uma nova colocação no mercado tenho visto cada vez mais a importância de despertar a consciência para esta competência fundamental e foi desta demanda que surgiu a necessidade de promover um programa de capacitação para que as pessoas lidem melhor com o tempo em todas as áreas da vida”.
Segundo a especialista, o maior inimigo da organização do tempo é a falta de planejamento: “Quando você não organiza suas tarefas e não planeja qual a sequência que elas devem ser executadas, tem uma grande chance de inverter as ordens de prioridade, se dispersar com coisas desnecessárias e deixar de lado o que de fato é importante. Quem desenvolve o hábito de se planejar é muito mais produtivo na vida profissional e ainda consegue dedicar tempo para a vida pessoal, algo cada vez mais raro nos dias de hoje”, afirma.
Gaya Machado desenvolveu um workshop de cinco módulos para Gestão do Tempo, Foco e Alta Produtividade e hoje traz cinco dicas de estratégias simples e poderosas que fazem parte do programa e podem potencializar resultados tanto na vida pessoal, quanto profissional, para quem deseja organizar seu tempo e fazer o relógio trabalhar a seu favor:
1. Faça uma análise dos seus hábitos: Você é seu melhor observador. Avalie-se por uma semana de trabalho estando atento aos seus horários, ao que você gosta de fazer e ao que não gosta e, por isso mesmo, acaba adiando. Perceba quanto tempo você perde com distrações como redes sociais, por exemplo. Contabilize tudo e você irá perceber que, com simples intervenções em sua rotina será possível ganhar tempo extra para você fazer o que ama.
2. Use a rotina a seu favor: Organização está diretamente relacionada com planejamento. Desenvolva o hábito de criar uma rotina simples que te permita desempenhar suas atividades de forma mais assertiva e eficaz. Fazer uma lista das atividades que precisam ser desempenhadas ao longo da semana, rever a agenda antes de assumir novos compromissos e sair com antecedência para evitar atrasos, por exemplo, potencializam seus resultados. Manter uma rotina não tem nada a ver com levar uma vida monótona e repetitiva. Trata-se de seguir uma sequência lógica de atividades que evitem o desperdício de tempo com distrações. Quando você desenvolve um método suas tarefas são cumpridas de forma mais rápida e eficaz.
3. Tenha em mente os benefícios: Você precisa de mais tempo para fazer o que? Quando você tem um objetivo específico para o tempo economizado, terá ainda mais disciplina e foco para alcançá-lo. Se você quer tempo extra para fazer um curso ou sair com a família, programe-se para ser mais produtivo já pensando no tempo necessário para cada uma destas atividades. Sua motivação certamente potencializará seus resultados.
4. Determine o que é urgente e o que é importante: Tudo que é importante e não foi feito dentro do prazo se transforma em urgente. Quando uma tarefa se torna urgente, você tem grandes chances de ficar estressado, deixar de lado outras coisas e criar uma sequência interminável de atropelos. Classifique seus compromissos como facultativo, interessante e importante e comece suas atividades pelos importantes, desta forma o que de fato precisa ser realizado será cumprido, sem que precise se tornar urgente.
5. Planeje sempre: Um ditado popular muito conhecido diz que para quem não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve. Determine seus objetivos e trace um plano de ação e tarefas para alcança-los e tenha disciplina. Quando você sabe exatamente o que precisa fazer, não corre o risco de se concentrar em coisas irrelevantes e deixar de lado o que de fato importa.
Cinco estratégias para organizar seu tempo e potencializar seus resultados
Novidades
-
• Receita intimará patrões a regularizar saldo devedor do Refis dos domésticos
Portaria que determina o pagamento dos débitos até 30 dias após a intimação dos contribuintes foi publicada na edição desta terça (6) do 'Diário Oficial da União'.
• Parcelamento de Débitos do Simples: Receita Encaminha Resposta
No dia 9 de novembro, o presidente da Fenacon Mario Elmir Berti enviou ofício ao Secretário da Receita Federal do Brasil, Jorge Rachid, e ao Secretário – executivo do Comitê Gestor do Simples Nacional, Silas Santiago, solicitando que o período
• Ativo Imobilizado em Uso – Regras BACEN
Resolução Bacen 4.535/2016.
• Nota Fiscal Eletrônica: Preenchimento errado pode causar problemas às empresas
Retificações devem ser feitas por meio da carta de correção
• DIRF 2017 – Receita publica regras
A DIRF ano-calendário 2016 deverá ser entregue até 15 de fevereiro de 2017
• Quase 70% das micro e pequenas vão sofrer para pagar 13º salário
Sem crédito no mercado, categoria conta com o próprio capital para o pagamento
• Descontos da Black Friday se perdem com tantos impostos
Eletroeletrônicos e smartphones, alguns dos produtos mais adquiridos na data, são os mais tributados, segundo o IBPT
• Férias Coletivas e Abono Pecuniário
Abono pecuniário é a conversão em dinheiro de 1/3 (um terço) dos dias de férias a que o empregado tem direito.
• Empresas podem agendar adesão ao Simples Nacional
Quem estiver sem pendências estará automaticamente nesse sistema de tributação a partir de janeiro
• Pela primeira vez no ano, Caixa reduz juros para financiamento da casa própria
Banco público reduzirá em 0,25 ponto porcentual ao ano todas as taxas para pessoas físicas que financiaram imóveis novos ou usados enquadrados no Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo