Banner
Notícias
Há muito tempo o profissional de contabilidade não é visto apenas como o parceiro que faz as guias de impostos no fim do mês e que só gera despesas. Hoje, o contador está mais próximo de um consultor e se tornou peça imprescindível para uma gestão eficiente, afirma Márcio Massao Shimomoto, presidente do Sindicato das Empresas de Contabilidade e de Assessoramento no Estado de São Paulo (Sescon/SP).
“Antigamente, no tempo da superinflação, quando os preços variavam 70% em um mês, a contabilidade perdia o sentido. Apresentávamos balanços anuais para os empresários com defasagem de 1.000%. Então o contador ficava muito mais concentrado em resolver problemas com o fisco quando deveria ser uma ferramenta de gestão para a empresa”, lembra o presidente do Sescon/SP.
Perfil de consultor
A partir da implantação do Real a inflação foi reduzida, mas as novidades trazidas pelo SPED e pelo eSocial modificaram o formato e a necessidade da contabilidade. De acordo com Shimomoto, agora o profissional de contabilidade tem de ser multidisciplinar, orientando o operacional das empresas para que elas não tenham problemas futuros com o fisco. “Houve valorização da classe e o contador passou a ser visto como investimento, uma ferramenta de gestão e não alguém para cuidar de burocracias”.
As micro e pequenas empresas que integram o Simples Nacional formam hoje o maior grupo atendido por empresas de contabilidade. Juntas respondem por mais de 50% dos empregos com carteira assinada no Brasil e a maioria não tem condições de montar uma estrutura contábil própria. “Muitas procuram um contador para sanar dúvidas básicas como emissão de nota, por exemplo, para treinamento do funcionário da área administrativa, ou simplesmente conversar sobre custos dos impostos e da estrutura da empresa”, conclui Shimomoto.
Há muito tempo o profissional de contabilidade não é visto apenas como o parceiro que faz as guias de impostos no fim do mês e que só gera despesas. Hoje, o contador está mais próximo de um consultor e se tornou peça imprescindível para uma gestão eficiente
Novidades
-
• Projeto de reforma tributária propõe cobrança de impostos sobre a renda
Sistema tributário brasileiro concentra arrecadação sobre o consumo.
• Alterada a Idade Limite para Saques do Fundo PIS/PASEP
Com a publicação da Medida Provisória 797, as regras para saque das contas individuais dos participantes do PIS/PASEP sofreram alterações.
• 2018: Novas regras tributárias e obrigações prometem gerar correria
Terremoto tributário anunciado para 2018 promete gerar correria
• Governo fecha novo texto para o Refis e amplia prazo de adesão
Data é estendida em dois meses, até outubro
• Tabelas Dinâmicas relacionam as alíquotas do ICMS As alíquotas de ICMS aplicáveis nas operações e prestações internas são determinadas pela respectiva Unidade da Federação, e devem ser aplicadas nas operações e prestações realizadas ou prestadas dentro da Unidade da Federação. • Governo quer fim de duplicidade em informações enviadas ao Sped Essa medida faz parte do pacote de simplificação tributária em estudo pela equipe econômica. Facilitar o desembaraço aduaneiro também está no radar • Reforma tributária deve voltar a ser discutida neste segundo semestre Um dos assuntos que devem mobilizar a Câmara no segundo semestre é a reforma tributária. Uma comissão especial deve formular uma proposta de alteração do sistema tributário. • Mudança drástica na tributação de jogos eletrônicos É possível contar com a redução de preços nos jogos eletrônicos? Segundo a vontade do Senado sim, pois como os games vêm sendo consumidos em grande escala. • Ambiente de Testes do eSocial Será Liberado a Todas as Empresas A partir de 1º de agosto, o acesso ao ambiente do eSocial será liberado para todas as empresas brasileiras. A intenção do Comitê Gestor do projeto é promover a adaptação ao novo sistema antes da entrada efetiva em vigor • Para ser anjo será preciso pagar imposto de renda Norma da Receita Federal determina que investidor não se enquadra como um sócio típico da empresa