Banner
Notícias
O que proponho com esse artigo, é quantificar a importância da relação empresário e contabilidade, relação essa que deve ser regada por transparência, princípios e acima de tudo confiabilidade.
Quando um empresário resolve abrir um negócio, além de conhecer muito bem a estratégia de seu negócio, seus custos e despesas, capital de giro, é imprescindível conhecer bem sua contabilidade, em outras palavras, como costumo chamar, corpo dorsal.
Os Comitê de Pronunciamentos Contábeis, conhecido como CPC, ajuda a compreender esse mundo de lançamentos, números, obrigações e deveres.
O CPC 26 (RI) Item 10, enfatiza o conjunto completo das Demonstrações Contábeis, como sendo, Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, do Fluxo de Caixa dentre outros, seguindo o pressuposto da continuidade.
As Demonstração devem ser escrituradas pelo Regime de Competência como reza Item 27 do CPC 26 (RI), salvo a Demonstração do Fluxo de Caixa.
O empresário não deve apenas se preocupar com o negócio em si, mas também com suas Contas Patrimoniais, e consequentemente com as Analises Verticais e Horizontais das principais contas.
É sabido que uma boa escrituração contábil, gera valor a organização, grau de competitividade além da transparência de informações.
O CPC 30 – Receitas, esclarece o que são receitas e requer que as mesmas sejam mensuradas pelo seu valor justo, havendo compensação de valores de quaisquer descontos comerciais e abatimentos, sendo esses eventos contabilizados no decurso das atividades.
Os Itens 49 e 54, assim com os seus posteriores revela a estrutura e as práticas contábeis que as Demonstrações devem se apropriar. É fundamental que a Contabilidade seja ela interna ou externa, através de um escritório, conheça a importância e a relevância de se ter conhecimento sobre tais práticas.
Assim como as grandes organizações, as empresas de pequeno e médio porte, por mais que não sejam obrigadas a publicação de seus resultados, é primordial ter suas demonstrações, as quais o Comitê de Pronunciamentos Contábeis criou um módulo, chamado: CPC PME Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas.
O CPC PME Item 2.4, trata de 4 princípios, Compreensibilidade; Relevância; Materialidade e Confiabilidade. O pequeno empresário nunca deverá menosprezar esses princípios. Essas bases norteiam uma contabilização eficaz dando-o o poder da tomada de decisão quando o julgar necessário.
Neste Pronunciamento o CPC dar diretrizes para o pequeno empresário entender cada parte do Balanço, DRE e suas outras contas, como por exemplo Receitas, Despesas, Custos.
Em considerações, as boas práticas contábeis, traduz à beneficiária, altos ganhos de gestão, transparência, lucidez nos lançamentos, competitividade, e fortalecimento diante de seus fornecedores, clientes e o meio corporativo.
A contabilidade é uma ferramenta de gestão empresarial altamente poderosa, possibilita ao empresário/gestor traçar planos, expansão e ganhar mercado. Acho de suma relevância a transparência, qualidade e o respeito as normas e práticas contábeis.
Novidades
-
• Tributos: Confira a nota da Receita sobre o adiamento de pagamento do Simples Nacional
Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) decidiu prorrogar excepcionalmente o prazo para o pagamento dos tributos apurados pelo Simples Nacional relativos ao período de apuração janeiro de 2021
• Brasil tem recorde na abertura de novos MEIs e ultrapassa 11 milhões, diz Sebrae
Foram 2,6 milhões de novos registros como Microempreendedor Individual criados em 2020, segundo a instituição.
• Número de devedores da União registra primeira redução desde 2012, aponta ministério
Redução foi motivada por ação da Fazenda Nacional de reconhecimento de prescrição de dívidas de pessoas e empresas. Valor total devido à União subiu em 2020 e atingiu R$ 2,5 trilhões.
• Quem tem medo dos nativos digitais?
Essa reflexão mais ampla deve logo chegar para as empresas, mas talvez as mudanças sejam impostas por essa nova geração no tempo de um click.
• Receita admite instabilidade no programa do Simples Nacional
Usuários têm relatado instabilidades no Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório (PGDAS-D).
• Receita Federal confirma que não excluiu empresas do Simples Nacional em 2020
Receita Federal não excluiu empresas do simples nacional em 2020.
• Inteligência artificial pode acabar com 40% dos empregos em 15 anos, diz investidor chinês
Kai-Fu Lee tem previsões assustadoras sobre o futuro da inteligência artificial
• Pronampe: programa de apoio a pequenas terá nova rodada e deve ser transformado em programa permanente
Segundo o secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Da Nova, etapa da linha de crédito especial para micro e pequenas empresas terá juros mais altos e menor garantia do governo.
• Dividendos certamente serão tributados
O ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou que lucros e dividendos certamente serão tributados.
• Governo amplia crédito para grandes empresas prejudicadas pela pandemia Confira a lista de atividades que podem ser beneficiadas pelo Peac, o Programa Emergencial de Acesso a Crédito.