Banner
Notícias
O que proponho com esse artigo, é quantificar a importância da relação empresário e contabilidade, relação essa que deve ser regada por transparência, princípios e acima de tudo confiabilidade.
Quando um empresário resolve abrir um negócio, além de conhecer muito bem a estratégia de seu negócio, seus custos e despesas, capital de giro, é imprescindível conhecer bem sua contabilidade, em outras palavras, como costumo chamar, corpo dorsal.
Os Comitê de Pronunciamentos Contábeis, conhecido como CPC, ajuda a compreender esse mundo de lançamentos, números, obrigações e deveres.
O CPC 26 (RI) Item 10, enfatiza o conjunto completo das Demonstrações Contábeis, como sendo, Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, do Fluxo de Caixa dentre outros, seguindo o pressuposto da continuidade.
As Demonstração devem ser escrituradas pelo Regime de Competência como reza Item 27 do CPC 26 (RI), salvo a Demonstração do Fluxo de Caixa.
O empresário não deve apenas se preocupar com o negócio em si, mas também com suas Contas Patrimoniais, e consequentemente com as Analises Verticais e Horizontais das principais contas.
É sabido que uma boa escrituração contábil, gera valor a organização, grau de competitividade além da transparência de informações.
O CPC 30 – Receitas, esclarece o que são receitas e requer que as mesmas sejam mensuradas pelo seu valor justo, havendo compensação de valores de quaisquer descontos comerciais e abatimentos, sendo esses eventos contabilizados no decurso das atividades.
Os Itens 49 e 54, assim com os seus posteriores revela a estrutura e as práticas contábeis que as Demonstrações devem se apropriar. É fundamental que a Contabilidade seja ela interna ou externa, através de um escritório, conheça a importância e a relevância de se ter conhecimento sobre tais práticas.
Assim como as grandes organizações, as empresas de pequeno e médio porte, por mais que não sejam obrigadas a publicação de seus resultados, é primordial ter suas demonstrações, as quais o Comitê de Pronunciamentos Contábeis criou um módulo, chamado: CPC PME Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas.
O CPC PME Item 2.4, trata de 4 princípios, Compreensibilidade; Relevância; Materialidade e Confiabilidade. O pequeno empresário nunca deverá menosprezar esses princípios. Essas bases norteiam uma contabilização eficaz dando-o o poder da tomada de decisão quando o julgar necessário.
Neste Pronunciamento o CPC dar diretrizes para o pequeno empresário entender cada parte do Balanço, DRE e suas outras contas, como por exemplo Receitas, Despesas, Custos.
Em considerações, as boas práticas contábeis, traduz à beneficiária, altos ganhos de gestão, transparência, lucidez nos lançamentos, competitividade, e fortalecimento diante de seus fornecedores, clientes e o meio corporativo.
A contabilidade é uma ferramenta de gestão empresarial altamente poderosa, possibilita ao empresário/gestor traçar planos, expansão e ganhar mercado. Acho de suma relevância a transparência, qualidade e o respeito as normas e práticas contábeis.
Novidades
-
• O que é DIFAL e como funciona em 2017?
Um dos itens que vem tirando o sono de profissionais de contabilidade e empresas diz respeito às mudanças na legislação do Diferencial de Alíquotas (DIFAL) em operações interestaduais.
• Defesa do Consumidor obriga comércio eletrônico a detalhar impostos na nota fiscal
A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4970/13, do Senado, que obriga as notas fiscais do comércio eletrônico a apontar quanto foi cobrado do consumidor nos seguintes impostos:
• Governo quer aumentar Pis/Cofins sobre combustíveis
O ministro Henrique Meirelles diz que a decisão sobre a elevação de impostos deverá ser anunciada nesta quinta-feira, 20/07
• Tributos e Contribuições Federais: RFB atualiza as regras para restituição, compensação, ressarcimento e reembolso de tributos
Instrução Normativa RFB nº 1.717/2017
• Agora é Lei: Fim da Contribuição Sindical Obrigatória
Através da Lei 13.467/2017, publicada no Diário Oficial da União de hoje (14.07.2017), foi extinta a exigência obrigatória do desconto da contribuição sindical dos trabalhadores, bem como o recolhimento compulsório das empresas para entidades l
• Imposto de Renda 2017: Receita paga nesta segunda 2º lote de restituição
Cerca de 1,4 milhão de contribuintes serão contemplados e vão receber R$ 2,99 bilhões.
• Férias, horário e almoço: entenda 12 pontos da reforma trabalhista
O Senado aprovou a reforma trabalhista na noite desta terça-feira (11). O texto havia sido aprovado pela Câmara em abril e não sofreu alterações pelos senadores. Agora, segue para sanção do presidente Michel Temer.
• Simples Nacional: Fiscos identificam contribuintes com indícios de omissão de receita
Foram identificados cerca de 25 mil contribuintes
• DCTF/Inativas: Como Proceder em 2017?
Dúvidas e questionamentos pairam sobre as particularidades de entrega da DCTF – Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais para empresas inativas, a partir de 2017.
• Trabalho: Autorizado o pagamento do Abono Salarial do PIS para os trabalhadores que não receberam o benefício referente ao exercício 2016/2017
Resolução CODEFAT nº 785, de 28/06/2017