Banner
Notícias
O que proponho com esse artigo, é quantificar a importância da relação empresário e contabilidade, relação essa que deve ser regada por transparência, princípios e acima de tudo confiabilidade.
Quando um empresário resolve abrir um negócio, além de conhecer muito bem a estratégia de seu negócio, seus custos e despesas, capital de giro, é imprescindível conhecer bem sua contabilidade, em outras palavras, como costumo chamar, corpo dorsal.
Os Comitê de Pronunciamentos Contábeis, conhecido como CPC, ajuda a compreender esse mundo de lançamentos, números, obrigações e deveres.
O CPC 26 (RI) Item 10, enfatiza o conjunto completo das Demonstrações Contábeis, como sendo, Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, do Fluxo de Caixa dentre outros, seguindo o pressuposto da continuidade.
As Demonstração devem ser escrituradas pelo Regime de Competência como reza Item 27 do CPC 26 (RI), salvo a Demonstração do Fluxo de Caixa.
O empresário não deve apenas se preocupar com o negócio em si, mas também com suas Contas Patrimoniais, e consequentemente com as Analises Verticais e Horizontais das principais contas.
É sabido que uma boa escrituração contábil, gera valor a organização, grau de competitividade além da transparência de informações.
O CPC 30 – Receitas, esclarece o que são receitas e requer que as mesmas sejam mensuradas pelo seu valor justo, havendo compensação de valores de quaisquer descontos comerciais e abatimentos, sendo esses eventos contabilizados no decurso das atividades.
Os Itens 49 e 54, assim com os seus posteriores revela a estrutura e as práticas contábeis que as Demonstrações devem se apropriar. É fundamental que a Contabilidade seja ela interna ou externa, através de um escritório, conheça a importância e a relevância de se ter conhecimento sobre tais práticas.
Assim como as grandes organizações, as empresas de pequeno e médio porte, por mais que não sejam obrigadas a publicação de seus resultados, é primordial ter suas demonstrações, as quais o Comitê de Pronunciamentos Contábeis criou um módulo, chamado: CPC PME Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas.
O CPC PME Item 2.4, trata de 4 princípios, Compreensibilidade; Relevância; Materialidade e Confiabilidade. O pequeno empresário nunca deverá menosprezar esses princípios. Essas bases norteiam uma contabilização eficaz dando-o o poder da tomada de decisão quando o julgar necessário.
Neste Pronunciamento o CPC dar diretrizes para o pequeno empresário entender cada parte do Balanço, DRE e suas outras contas, como por exemplo Receitas, Despesas, Custos.
Em considerações, as boas práticas contábeis, traduz à beneficiária, altos ganhos de gestão, transparência, lucidez nos lançamentos, competitividade, e fortalecimento diante de seus fornecedores, clientes e o meio corporativo.
A contabilidade é uma ferramenta de gestão empresarial altamente poderosa, possibilita ao empresário/gestor traçar planos, expansão e ganhar mercado. Acho de suma relevância a transparência, qualidade e o respeito as normas e práticas contábeis.
Novidades
-
• Indústria ganha um ano para cumprir nova regra do Fisco
Empresas teriam de informar, a partir de janeiro, números detalhados de produção e estoques. Exigência ficou para 2017
• A partir de 11 funcionários, empresas devem utilizar o Certificado Digital
Quem tem a partir de 11 empregados e órgãos da Administração Pública devem transmitir a declaração com o uso do Certificado Digital no padrão da ICP-Brasil, também conhecido como Identidade Digital
• Fisco acompanhará empresas que faturam mais de R$ 165 mi
Segundo a Receita Federal, o tratamento especial decorre da relevância desses contribuintes
• Receita Federal divulga contribuintes que receberão "atenção especial" em 2016
A Receita Federal divulgou os parâmetros dos contribuintes pessoa física e jurídica que serão alvo do “acompanhamento econômico-tributário diferenciado no ano-calendário de 2016”. O detalhamento consta dasportarias 1.754/15 e 1.755/15.
• Novas regras da Educação Profissional Continuada já estão valendo
Agora norma também abrangerá responsáveis técnicos pelas demonstrações contábeis de empresas sujeitas a auditoria
• Prazo de entrega da Rais 2015 começa em 19 de janeiro
O empregador que não entregar a Rais no prazo previsto terá de pagar multa
• Nova sistemática do ICMS vale a partir de 1 de janeiro
Em 1 de janeiro de 2015, passou a produzir efeitos a Emenda Constitucional 87/2015, que traz alterações no recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações interestaduais de venda de mercadorias ou prestaçõe
• Reforma do ISS é vetada parcialmente (Agência Senado)
O presidente Michel Temer sancionou com vetos a lei de reforma do Imposto sobre Serviços de qualquer natureza (ISS). A reforma fixa em 2% a alíquota mínima do imposto e amplia a lista de serviços alcançados pelo ISS.
• Área contábil se prepara para os desafios de 2016
Mudanças profissionais e alterações na área tributária estão previstas para o ano que vem, o que exige atenção redobrada por parte de contadores. Importantes mudanças devem atingir as Ciências Contábeis em 2016.
• Planejamento Tributário para o Consultório Odontológico.
Comparação entre Dentistas Autônomos e os Consultórios Odontológicos Pessoa Jurídica.