Banner
Notícias
Neurociência é a ciência que estuda o cérebro humano e visa desvendar o funcionamento cerebral e suas milhares de funções. O cérebro é considerado o órgão mais complexo do corpo humano, pesa cerca de 1,5kg, e é constituído por milhares de células.
O termo Neurociência surgiu recentemente, em 1970, mas os estudos do cérebro humano são de muitos anos atrás, datam desde a filosofia grega, antes de Cristo, até os dias de hoje.
Os filósofos da Grécia desenvolveram teorias sobre o cérebro através de simples observações, já os romanos iniciaram seus estudos dissecando animais. No século XVIII, levado pelo Iluminismo, surgiram os estudos mais aprofundados do sistema nervoso. Passando pela teoria da evolução, de Darwin, ao surgimento do Raio X, tomografias computadorizadas, chegando a área específica na Neurociência, que hoje é de suma importância para os estudos do cérebro.
Nosso sistema nervoso é constituído por três elementos: o cérebro, a medula espinhal e os nervos periféricos. Ele é responsável por coordenar todas as atividades do nosso corpo, e é de extrema importância para o funcionamento corporal como um todo, tanto nas atividades voluntárias, quanto as involuntárias. As células cerebrais são denominadas neurônios e são responsáveis pelos impulsos nervosos.
Na neurociência é investigado o funcionamento do nosso cérebro, suas funções e alterações, fazendo relação com nossos comportamentos, através do estudo de sua estrutura, desenvolvimento, funcionamento, evolução, alterações e relação com o ambiente.
Os neurocientistas são profissionais de diversos segmentos, como médicos, psicólogos, físicos, engenheiros, biomédicos, físicos etc. A formação é realizada como pós-graduação. Eles estudam desde os temas mais simples, como por exemplo, nossos sentidos: visão, olfato, tato, paladar e audição, como também os mais complexos, tentando descobrir as milhares de funcionalidades do nosso cérebro.
A exemplo dos profissionais em engenharia médica, que aliam seus conhecimentos a neurociência para desenvolverem equipamentos e soluções para portadores de necessidades especiais, assim como profissionais da informática que desenvolvem softwares, para viabilizar as atividades de pessoas com algum tipo de limitação intelectual ou física.
Podemos citar outros milhares de exemplos, pois são inúmeros os profissionais que estudam essa maravilhosa máquina que se chama cérebro, que possui funções infinitas.
O que podemos observar é que desde os tempos antes de Cristo, a curiosidade dos humanos pelo funcionamento do cérebro é latente, o que nos levou a chegar à Neurociência, que cada vez mais amplia seus estudos e tem muito a descobrir sobre esse maravilhoso órgão chamado cérebro.
Neurociência + coaching = Neurocoaching
Novidades
-
• As 6 exigências de todos os clientes
Facilidade de uso: cada vez mais, os clientes exigem que produtos sejam descomplicados, tenham muitas funcionalidades, porém de fácil assimilação e manuseio.
• Novo Código Penal será mais severo na punição a empresas e executivos
O projeto de lei que muda a legislação tramita no Senado e deve ser votado este ano. Especialistas dizem que é necessária a reforma do texto atual, de 1940, mas divergem em relação às alterações
• Receita federal está de olho nos profissionais liberais em 2015
Instrução Normativa 1531 tem como objetivo localizar quem sonega ou declara informações falsas
• Simples Nacional deve ter 484 mil novas empresas
Até sexta-feira (30/01), 459,2 mil empresas haviam aderido, segundo balanço parcial do ministério
• Simulador Simples ou Lucro Presumido: qual o melhor para sua empresa?
O objetivo é que o empresário e seu contador possam avaliar qual é o melhor regime tributário a adotar: Simples ou Lucro Presumido
• Como a contabilidade pode ajudar a lidar com a inadimplência de clientes
A inadimplência é um problema conhecido pelos mais variados tipos de negócio. Oscilações e instabilidade na economia do país podem influenciar a capacidade dos consumidores em liquidar suas dívidas
• O Contador tem o dever de ser delator do seu cliente. Verdade ou mentira?
As imposições de cima para baixo sempre dão certo quando os subordinados abaixam a cabeça, mas quando decidem lutar contra as injustiças conseguem reverter qualquer processo, independente do estágio em que este se encontra.
• O que muda no imposto de renda de acordo com o tipo de empresa?
Um dos impostos que mais impactam no planejamento tributário de uma empresa é, sem dúvida, o Imposto de Renda Pessoa Jurídica – IRPJ.
• Empresas devem correr se quiserem entrar no Simples Nacional
Dia 30 de janeiro é data limite para fazer a opção pelo regime simplificado, que neste ano traz várias novidades
• Gestores devem estar adequados às novas regras da contabilidade pública em 2015
A estratégia para implantação da nova contabilidade aplicada ao setor público teve um processo de transição.