Banner

Notícias

O que é Neurociência?

Neurociência é a ciência que estuda o cérebro humano e visa desvendar o funcionamento cerebral e suas milhares de funções. O cérebro é considerado o órgão mais complexo do corpo humano, pesa cerca de 1,5kg, e é constituído por milhares de células.

O termo Neurociência surgiu recentemente, em 1970, mas os estudos do cérebro humano são de muitos anos atrás, datam desde a filosofia grega, antes de Cristo, até os dias de hoje.

Os filósofos da Grécia desenvolveram teorias sobre o cérebro através de simples observações, já os romanos iniciaram seus estudos dissecando animais. No século XVIII, levado pelo Iluminismo, surgiram os estudos mais aprofundados do sistema nervoso. Passando pela teoria da evolução, de Darwin, ao surgimento do Raio X, tomografias computadorizadas, chegando a área específica na Neurociência, que hoje é de suma importância para os estudos do cérebro.

Nosso sistema nervoso é constituído por três elementos: o cérebro, a medula espinhal e os nervos periféricos. Ele é responsável por coordenar todas as atividades do nosso corpo, e é de extrema importância para o funcionamento corporal como um todo, tanto nas atividades voluntárias, quanto as involuntárias. As células cerebrais são denominadas neurônios e são responsáveis pelos impulsos nervosos.

Na neurociência é investigado o funcionamento do nosso cérebro, suas funções e alterações, fazendo relação com nossos comportamentos, através do estudo de sua estrutura, desenvolvimento, funcionamento, evolução, alterações e relação com o ambiente.

Os neurocientistas são profissionais de diversos segmentos, como médicos, psicólogos, físicos, engenheiros, biomédicos, físicos etc. A formação é realizada como pós-graduação. Eles estudam desde os temas mais simples, como por exemplo, nossos sentidos: visão, olfato, tato, paladar e audição, como também os mais complexos, tentando descobrir as milhares de funcionalidades do nosso cérebro.

A exemplo dos profissionais em engenharia médica, que aliam seus conhecimentos a neurociência para desenvolverem equipamentos e soluções para portadores de necessidades especiais, assim como profissionais da informática que desenvolvem softwares, para viabilizar as atividades de pessoas com algum tipo de limitação intelectual ou física.

Podemos citar outros milhares de exemplos, pois são inúmeros os profissionais que estudam essa maravilhosa máquina que se chama cérebro, que possui funções infinitas.

O que podemos observar é que desde os tempos antes de Cristo, a curiosidade dos humanos pelo funcionamento do cérebro é latente, o que nos levou a chegar à Neurociência, que cada vez mais amplia seus estudos e tem muito a descobrir sobre esse maravilhoso órgão chamado cérebro.

Neurociência + coaching = Neurocoaching