Banner
Notícias
Quem já teve que trabalhar em grupo conhece bem a situação. Discussão após discussão, cada um tem uma opinião diferente sobre o caminho a ser seguido no projeto - e nada sai do lugar. Com a aproximação dos prazos, bate o desespero.
Impacientes com os “pitacos” alheios, muitas pessoas preferem cuidar de suas tarefas sozinhas. Porém, no dia a dia profissional, esquivar-se da colaboração pode ser impossível. Para completar, muitos empregadores reforçam cada vez mais a importância do espírito de grupo.
“O discurso corporativo que enaltece a cooperação é problemático”, afirma Edson Carli, especialista em carreira. Para ele, as próprias empresas estão “matando” o trabalho em equipe ao estabelecerem metas individuais, inatingíveis pelo esforço coletivo.
Mas o que fazer se você simplesmente produz melhor na sua própria redoma? O que realmente diferencia os solitários dos gregários? Consultamos alguns especialistas para distinguir mitos e verdades sobre o assunto. Confira:
“Todo profissional precisa ser capaz de trabalhar em equipe”
MITO. “Toda empresa precisa de especialistas, que podem e devem trabalhar sozinhos”, diz Edson Carli, especialista em carreira. De acordo com ele, profissionais que prestam serviços como consultoria, advisoring e educação de equipes, por exemplo, cumprem muito bem suas funções sem precisar da participação de outras pessoas.
“O trabalho coletivo é fundamental para a inovação”
VERDADE. Segundo Edson, “várias cabeças juntas pensam melhor” no caso de projetos que envolvem a idealização de novos produtos, serviços e soluções. Para Adriana Tomazinho, gerente de recrutamento e seleção nacional do ManPowerGroup, a criatividade nasce da experiência que temos com o outro. Por essa razão, a vivência de grupo favorece a ousadia e a inventividade no trabalho.
“A capacidade de trabalhar em grupo é inata: ou você tem, ou não tem”
MITO. “Existe uma diferença entre o eu pessoal e o eu profissional”, diz Edson. Isso significa que, mesmo que você tenha um temperamento autossuficiente, é possível aprender a trabalhar em equipe. Segundo o especialista, no mundo corporativo existem papéis que podem ser assumidos com o treino - assim como no caso de atores que “vestem” outras personalidades depois de muito ensaiarem.
“Para trabalhar bem com outras pessoas, você precisa ter afinidade com elas”
MITO. “Quando você está produzindo algo em equipe, a diversidade é um ponto a favor do sucesso”, afirma Adriana Thomazinho, do ManPowerGroup. É importante respeitar as individualidades presentes no grupo para tirar o máximo proveito da interação entre elas.
“Pessoas tímidas não conseguem trabalhar em equipe”
MITO. Introvertidos podem contribuir - e muito - para um projeto coletivo. “Num ambiente saudável e aberto à participação de todos, mesmo os tímidos são capazes de expor e defender suas opiniões”, diz Adriana. Para ela, tudo depende da habilidade dos gestores em criar condições favoráveis para esse movimento.
“Profissionais que preferem trabalhar sozinhos tendem a ser líderes naturais”
VERDADE/MITO. “Impaciência, autodidatismo e inteligência são características que tipicamente aparecem em um profissional que sofre para produzir em grupo”, afirma Edson. Na opinião do especialista, esse também é o perfil do líder valorizado atualmente.
“Com a agressividade do mercado e a tendência à verticalização, chefes democráticos demais estão perdendo espaço”, opina. Já para Adriana, o modelo não se aplica em todos os casos. “Há empresas em que o líder precisa ser aberto à contribuição da equipe para ganhar o jogo”, conclui.
Tarefas em grupo são um pesadelo para você? Listamos ideias falsas e verdadeiras sobre o perfil de quem curte (ou não) participar de projetos coletivos
Dicas
-
• 5 dicas de saúde que impactam no bem-estar profissional
Devido às pressões e cobranças de quem está inserido no mundo corporativo vem desencadeando uma série de doenças e complicações físicas e psicológicas. A competitividade somada ao sedentarismo e a má alimentação é uma fórmula que pode prejudicar, e muito, a carreira de vários profissionais.
• 7 dicas para uma carreira de sucesso
Segundo consultores, há certos ingredientes que ajudam a alcançar os objetivos profissionais
• 7 lições do futebol que valem para a sua carreira
Diversos princípios do mundo da bola podem guiar sua vida profissional; saiba como agir como um craque fora dos campos
• 10 erros que fazem seu currículo ir para o lixo Recrutadores apontam equívocos comuns em CVs; saiba como evitar uma desclassificação automática da sua candidatura • 4 tarefas que só o dono da empresa deveria ter Especialistas comentam as tarefas que o empreendedor nunca deveria delegar para a equipe • Motivação para obter sucesso nas vendas Permita-se ir além!
Chegou o momento de você iniciar uma nova etapa em sua história. • Liderança e Amor! Esta mensagem é para falarmos de Liderança e Amor !!!
Duas palavras fortes e que podem se fortalecer uma a outra. Vamos ver como? • 10 pecados que roubam tempo precioso de estudo... Dois especialistas em concursos públicos revelam os piores erros cometidos por concurseiros na hora de estudar e que resultam em grandes perdas de tempo • Dicas para um melhor gerenciamento de tempo Como anda o seu tempo? Tem conseguido fazer tudo o que se propõem diariamente? Consegue conciliar vida pessoal e profissional sem que nenhuma delas fique prejudicada? • Como lidar com o estresse no ambiente de trabalho Lidar com as pressões do dia a dia, inúmeras atividades, colegas de trabalho, entre outras coisas, pode não ser fácil. Com tantas tarefas a cumprir, é normal nos sentirmos desmotivados e estressados em alguns momentos.