Banner
Notícias

Em nossas escolas, dizemos quase cotidianamente aos nossos alunos que eles precisam se informar sobre os acontecimentos, ler jornais e acompanhar o que se passa no mundo, pois tudo isso lhes será cobrado em sala de aula, no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], nos vestibulares e na vida.
De fato, ninguém há de negar essa verdade. Em uma época complexa como a que vivemos, a informação torna-se cada vez mais valiosa e nos permite entender mais rapidamente o que se passa e tomar decisões, nos mais diversos âmbitos, seja para escolher uma profissão, adquirir uma tecnologia adequada às nossas necessidades ou administrar nossa vida pessoal.
Bem, se tudo isso é ponto pacífico, por que nossos gestores ainda se informam tão pouco antes de escolherem os rumos a ser tomados? Uma resposta está na própria cultura escolar.
No decorrer do tempo, as escolas estabeleceram-se como instituições isoladas até mesmo de outras escolas. Temos uma tradição de pouca troca de experiências, de pouca preocupação em acompanhar os movimentos externos e talvez, por isso, venha sendo tão difícil para as organizações que atuam na educação acompanhar as exigências dos novos tempos, que demandam agilidade de pensamento e de ação.
Falta aos gestores escolares uma cultura que é “prato do dia” no mundo corporativo, no qual se sucedem encontros, reuniões e meetings entre profissionais e empresas dos mesmos segmentos. No meio empresarial, há incontáveis revistas e serviços on-line com informações frescas sobre mercado, tendências, produtos e serviços. Em vez de temer a cópia de seus diferenciais, as empresas e os novos profissionais sabem que há muitos desafios comuns a todos, e fica para trás quem se recusa a aprender com os acertos e os erros dos outros.
É preciso mudar essa cultura da gestão escolar. Os diretores administrativos e pedagógicos, os coordenadores e os líderes de todas as instâncias devem buscar conhecer as experiências de seus pares em todas as oportunidades que tiverem. Seja por meio da leitura de revistas pedagógicas e de segmentos afins, seja pelo acompanhamento dos noticiários econômico e político, seja pela participação em encontros, congressos e/ou reuniões do setor, os gestores precisam estar com as antenas ligadas para o que acontece.
Afinal, as escolas não podem mais se comportar como instituições avessas às mudanças, especialmente no que se refere aos aspectos da gestão. A extrema competitividade do mundo atual e a velocidade das transformações que nos cercam não nos deixam outro caminho senão seguir os mesmos conselhos que damos aos nossos alunos: aprender, aprender sempre.
Por que nossos gestores ainda se informam tão pouco antes de escolherem os rumos a ser tomados?
Francisca Paris
Dicas
-
• Concentre-se e supere-se no trabalho
Está difícil se concentrar no trabalho? É muita informação, agenda lotada e, fora isso, os colegas também estão dispersos... e inúmeras outras razões para você procrastinar.
• As habilidades essenciais aos profissionais da era digital
Você conhece termos como "intrapreneur" e "soft skills"? Se não, está na hora de se atualizar e se preparar para ser um profissional
• 7 sinais de que você tem tudo para ser um ótimo chefe
Ascensão profissional: bons chefes em potencial fazem alianças, diz professora
• Estamos transformando dilemas cotidianos em problemas mentais?
Publicação indica que comportamentos básicos têm sido tratados como doença e excesso de remédios preocupa profissionais
• A triste geração que virou escrava da própria carreira
Uma geração feita para o sucesso profissional, mas e o lado pessoal?
• Ninguém poderá fugir dos impostos no Carnaval
Em ano de crise, qualquer gasto a mais deve ser bem pensado e o Carnaval não fica fora dessa regra. Então atenção aos bolsos, porque quem deseja curtir a folia de Momo pode pagar quase 80% de impostos sobre aquilo que irá consumir.
• As dicas essenciais para ser um MEI de sucesso
O microempreendedor individual deve tomar uma série de cuidados para fazer da sua empresa uma história de sucesso
• 2016: A melhor estratégia!
Depois das reflexões feitas sobre a vida pessoal e profissional na virada de ano, está na hora de colocarmos em prática tudo aquilo que planejamos
• Qual a melhor forma de fidelizar o cliente?
Garanta um pós-venda inesquecível
• Mercado exige empresas e profissionais sustentáveis
A professora de gestão de Pessoas e Liderança da IBE-FGV, Ligia Molina, especialista em Desenvolvimento Organizacional é categórica