Banner
Notícias
Izabela Reis
Para abrir uma empresa, pequena, média ou grande, no Brasil, é preciso ter muita disposição para cumprir um amontoado de processos burocráticos. O post de hoje tem o objetivo de falar de um profissional que conhece essa realidade bem de perto. Não basta ter boas ideias, força de vontade, empreendedorismo e determinação. Além de tempo e dinheiro, é preciso ter preparo, suporte e planejamento. Para que o negócio se fortaleça e se torne saudável, o trabalho do contabilista é fundamental.
A análise contábil vai garantir que o empreendimento cresça seguro. Usando os registros contábeis o empreendedor terá em mãos todas as informações para controle da saúde do seu negócio: custos, giro de capital, encargos e tributos do seu negócio (por exemplo).
A primeira preocupação é checar a viabilidade da empresa no mercado, já que muitas vezes o problema é o desemprego: junta um ‘dinheirinho’ e decide ‘virar patrão”. Recomenda-se que todo empreendedor procure orientação profissional antes de formar a empresa, para conhecer os encargos e obrigações legais, contábeis e fiscais a que estará sujeito.
O profissional da contabilidade pode exercer um papel de extrema importância quanto à organização da empresa, à estruturação contábil e ao planejamento fiscal financeiro, além de ser capaz de medir o retorno do capital investido.
O contabilista participa do desenvolvimento da empresa desde sua constituição, acompanham o registro na Junta Comercial ou no cartório civil e agiliza a regularização em vários órgãos, como Receita Federal, INSS, e Prefeitura. Ou seja, seu anjo da guarda que vai te ajudar a cumprir toda a maratona dos processos burocráticos.
A contabilidade deve ser vista como ferramenta administrativa para que possa projetar os resultados da empresa a partir de metas. Muitos empresários desprezam dados e avaliações, e perdem uma excelente oportunidade de contar com a experiência, formação e competência do contabilista.
Existem muitas reclamações quanto aos montes de impostos, taxas e registros no Brasil. Esses encargos consumem em média 30% do seu faturamento. Sem organizar uma agenda de pagamentos de tributos, o empresário ficará sem capital para manter o seu negócio e poderá cair em endividamento devido a isso.
Mas atenção, mesmo que você contrate uma consultoria contábil é de suma importância que o empreendedor conheça ao menos os conceitos básicos na área. É uma boa procurar por cursos de introdução à contabilidade. Estude e tenha curiosidade em pesquisar sobre o assunto. Desta forma, quando você conversar com o seu contador ou consultor contábil você não ficará totalmente desinformado e poderá junto com o profissional tomar decisões acertadas para o seu negócio.
Em geral, o empreendedor desconhece a enormidade de obrigações que existem quando se monta uma empresa – em relação a prazos de apresentação de documentos e de recolhimentos de tributos – a complexidade e a carga tributária, que pesa no preço final do produto.
Um problema também que às vezes passa despercebido aos empreendedores, é a questão de retirada de lucros e de pró-labore dos sócios. Afinal, há empresas que não quebram por falta de vendas ou de clientes, e sim por brigas entre sócios. Recomenda-se transparência sobre a carga horária de cada sócio no empreendimento e qual será a remuneração de todos. O contabilista pode detalhar estas questões e proporcionar recomendações importantes para evitar conflitos.
A falta de capital de giro pode acabar fazendo com que a empresa fique sem dinheiro para manter os estoques e remunerar funcionários. O contabilista pode facilitar o planejamento, fazendo uma previsão dos custos, encargos financeiros e tributários.
O levantamento regular de balancetes pode propiciar ao empreendedor uma visão mais clara de seu negócio.
Enfim, contabilidade não é luxo, é necessidade!
O profissional da contabilidade pode exercer um papel de extrema importância quanto à organização da empresa, à estruturação contábil e ao planejamento fiscal financeiro, além de ser capaz de medir o retorno do capital investido.
Dicas
-
• Concentre-se e supere-se no trabalho
Está difícil se concentrar no trabalho? É muita informação, agenda lotada e, fora isso, os colegas também estão dispersos... e inúmeras outras razões para você procrastinar.
• As habilidades essenciais aos profissionais da era digital
Você conhece termos como "intrapreneur" e "soft skills"? Se não, está na hora de se atualizar e se preparar para ser um profissional
• 7 sinais de que você tem tudo para ser um ótimo chefe
Ascensão profissional: bons chefes em potencial fazem alianças, diz professora
• Estamos transformando dilemas cotidianos em problemas mentais?
Publicação indica que comportamentos básicos têm sido tratados como doença e excesso de remédios preocupa profissionais
• A triste geração que virou escrava da própria carreira
Uma geração feita para o sucesso profissional, mas e o lado pessoal?
• Ninguém poderá fugir dos impostos no Carnaval
Em ano de crise, qualquer gasto a mais deve ser bem pensado e o Carnaval não fica fora dessa regra. Então atenção aos bolsos, porque quem deseja curtir a folia de Momo pode pagar quase 80% de impostos sobre aquilo que irá consumir.
• As dicas essenciais para ser um MEI de sucesso
O microempreendedor individual deve tomar uma série de cuidados para fazer da sua empresa uma história de sucesso
• 2016: A melhor estratégia!
Depois das reflexões feitas sobre a vida pessoal e profissional na virada de ano, está na hora de colocarmos em prática tudo aquilo que planejamos
• Qual a melhor forma de fidelizar o cliente?
Garanta um pós-venda inesquecível
• Mercado exige empresas e profissionais sustentáveis
A professora de gestão de Pessoas e Liderança da IBE-FGV, Ligia Molina, especialista em Desenvolvimento Organizacional é categórica