Banner
Notícias
Para muitas pessoas, o simples fato de tomar decisões pode se transformar em um verdadeiro conflito. “Será que estou fazendo a coisa certa?”. “Será que a minha decisão implicará em alguma consequência?”. “O que poderá acontecer se eu optar por esta ou aquela alternativa?”. As dúvidas são as mais diversas possíveis e chegar à decisão certa é algo que tira o sono de muitos líderes e empreendedores no universo corporativo.
Seja qual for a situação, o líder deve ter a consciência de que, ao escolher uma possibilidade, todas as outras serão deixadas de lado. “Para chegar a alguma solução, ele precisa analisar a aquele momento a partir de uma visão macro e avaliar todos os prós e os contras. Ele também deve considerar o que aquela decisão pode impactar nas pessoas que, por ventura, podem estar envolvidas. Neste contexto, antes de qualquer coisa, é indicado ter cautela para evitar a decisão por impulso ou por motivos emocionais”, orienta o sócio-fundador e diretor comercial da Mega Sistemas Corporativos S.A., Walmir Scaravelli.
De acordo com Scaravelli, os líderes nunca devem esquecer que o poder de decidir aquilo que será melhor para a empresa ou para o grupo está em suas mãos e cita algumas características como essenciais para atingir o melhor resultado: caráter, coragem, ética, sabedoria e integridade. “Por outro lado, aqueles que se deixam dominar pela arrogância, insegurança, orgulho ou vaidade tendem ao insucesso na sua escolha”, complementa.
Abaixo, o executivo lista dez dicas para chegar às decisões mais acertadas no dia a dia empresarial.
1. Conhecer o problema
É extremamente importante buscar informações sobre o assunto em questão para identificar as possíveis soluções e chegar à escolha do caminho que seja a mais indicado para aquele momento.
2. Preocupar-se com o bem-estar a equipe
É preciso levar em consideração todas as necessidades das pessoas envolvidas para que elas não sofram consequências graves devido a esta ou aquela decisão.
3. Ter consciência de suas escolhas
Os líderes devem ser responsáveis por aquilo que decidem. Afinal, as pessoas não acertam em todos os momentos. Nesse sentido, reconhecer erros e revertê-los rapidamente é imprescindível.
4. Apresentar visão holística
Levar em consideração os aspectos emocional, espiritual, físico e mental auxilia a encontrar soluções satisfatórias.
5. Não levar as situações para o lado pessoal
Isto é algo extremamente nocivo. Vale ressaltar que as decisões devem ser tomadas para resolver questões corporativas e não problemas que dizem respeito a você.
6. Não sabe o que fazer? Simplesmente, não faça
Como já diz a famosa Lei da Física, para toda ação há uma reação. Em casos de dúvida ou insegurança para chegar a alguma decisão, o mais indicado é se abster. Lembre-se: uma vez decidido, não há como escapar do ônus ou do bônus de sua escolha.
7. Mostrar confiança
Ser e estar confiante ajuda a acertar na decisão.
8. Considerar as suas limitações
Ao conhecê-las a fundo, será mais difícil deixá-las influenciar em suas decisões. Sempre é bom ressaltar que a busca por orientação, seja interna ou externa, também ajuda a chegar a alguma decisão.
9. Não deixar se influenciar
Faça suas escolhas a partir de suas convicções e não da opinião e ou da expectativa das outras pessoas.
10. Seja positivo
Confie nas suas habilidades e tenha sempre em mente que a sua decisão será para o melhor. Trabalhe para isso.
Seja qual for a situação, o líder deve ter a consciência de que, ao escolher uma possibilidade, todas as outras serão deixadas de lado
Dicas
-
• Sucessão familiar em empresa começa já com filho na escola
Sucessão familiar em empresa começa já com filho na escola
Consultores dizem que fundadores tendem a iniciar processo tarde demais e que devem aproveitar momento para profissionalizar negócio
• O Coach precisa ser especialista no “negócio” do cliente para fazer um bom trabalho? Outro dia, navegando na internet e buscando mais informações sobre o processo de coaching (sim, se a gente não se atualiza, vai ficando para trás…) li em sites de vários colegas coaches que é uma CONDIÇÃO FUNDAMENTAL PARA SER UM BOM COACH PARA CONCURSOS é também ser “CONCURSEIRO NATO”... • Como se preparar financeiramente para uma demissão O que fazer para enfrentar esse período com a maior tranquilidade possível ?! • Desperte a sua criatividade !! A criatividade é algo inerente ao ser humano. Ela está associada à habilidade de produzir, de inovar, se diferenciando dos meios comuns ou tradicionais. Hoje, o mercado de trabalho procura por profissionais criativos.
São pessoas que “pensam fora da caixa” e estão dispostas a encarar desafios.
• Os desafios da empresa familiar como anda a SUA empresa familiar ?!!
Quais pontos positivos e negativos?! • PAGAR HORA EXTRA POR TEMPO GASTO EM REFEIÇÃO ? VICUNHA PAGARÁ HORA EXTRA POR TEMPO GASTO POR EMPREGADOS EM REFEIÇÃO
Quer saber mais ? leia abaixo: • 33 Maneiras para se manter CRIATIVO Por um viver mais criativo • Jovem cria método para emagrecer com 'controle da mente' e perde 40 kg Edson Burger estava com problemas de saúde e resolveu mudar de vida.
Ele usou técnicas de PNL e coaching e agora ajuda os outros a emagrecer. • Contador é o caro que sai barato O direito é subjetivo, e um profissional competente pode fazer com que se economize dinheiro em tributos e impostos • O que é ser Coach? Por Juliano Francisco