Banner
Notícias
Camila Lam
O mês de dezembro chegou e a temporada de festas também. Para alguns donos de pequenas empresas, esse período também significa descanso. João Bonomo, professor do Ibmec/MG, acredita que ficar um pouco fora da rotina do negócio pode ser excelente para o empreendedor e o empreendimento. “É uma maneira de se inspirar e ter ideias para a empresa”, afirma.
Para Alessandro Saade, professor do Master em Empreendedorismo e Novos Negócios da Business School São Paulo (BSP), a sazonalidade do negócio indicará qual o período mais tranquilo para que o pequeno empresário saia para descansar. Se o Natal é a hora de vender e lucrar, esse recesso deve ser adiado.
Além disso, para que o empreendedor não seja incomodado é preciso ter um planejamento com a equipe de funcionários. “Porque abrir uma empresa é ter que resolver problemas o tempo todo”, ressalta Julio Tadeu, consultor do Sebrae-SP. Veja outras recomendações dos especialistas para quem vai ter um recesso no final do ano:
1. Entre em contato com clientes e fornecedores
Dependendo do tipo de negócio, avisar os clientes com antecedência pode ser uma maneira eficaz de informar o período que o empreendedor estará indisponível para tirar dúvidas. “Algumas entregas e reuniões com clientes ou fornecedores podem ser antecipadas”, conta Bonomo. Além de adiantar algumas tarefas ou vendas, o empresário ainda investe na fidelização do cliente.
2. Delegue
Uma das principais dificuldades de donos de pequenas empresas é capacitar os funcionários e delegar tarefas do dia a dia. “O problema do micro e pequeno empresário é que acha que só ele mantém a empresa e não confia na equipe”, explica Tadeu.
Bonomo acredita que o empreendedor deve treinar, aos poucos, e escolher um funcionário que possa ser responsável e tomar as decisões em sua ausência. “Se ele confiar na equipe dele, pode até desligar o celular”, afirma Saade.
3. Estabeleça os limites
Se o objetivo de sair um pouco da operação da empresa é relaxar, isso só será possível se o empreendedor não interromper o descanso para atender telefonemas ou responder e-mails. “Você pode marcar um horário para que você esteja disponível para resolver coisas”, recomenda Saade. Dessa maneira, as pendências serão resolvidas e tanto o empresário quanto a equipe ficarão mais tranquilos.
4. Tenha sempre um plano B
Imprevistos sempre podem acontecer e, muitas vezes, acontecem justo quando o dono do negócio não está por perto. Por isso, os especialistas recomendam que a equipe saiba o que deve fazer quando o empresário não puder responder ou lidar diretamente com o problema. “O planejamento tem que ser ao longo do tempo e tem que ter um plano B para todos os dias”, afirma Tadeu.
O mês de dezembro chegou e a temporada de festas também. Para alguns donos de pequenas empresas, esse período também significa descanso.
Dicas
-
• As empresas com RH mais estruturados têm melhor desempenho
UM NOVO ESTUDO REFORÇA UMA DAS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DE RH: UM DEPARTAMENTO MAIS BEM ESTRUTURADO E PRÓXIMO AO CEO CONTRIBUI PARA MELHORES RESULTADOS FINANCEIROS
• Traga seu cliente para criar com você
A participação no desenvolvimento de produtos e serviços sugere que há um caminho inevitável para as marcas
• 8 dicas para implantar uma política de diversidade em sua empresa
É responsabilidade do setor de Recursos Humanos promover condições de dignidade e respeito a todos
• Como reverter a desmotivação da equipe no fim de ano?
A desmotivação pode causar problemas muito mais graves do que os empresários pensam, como a alta taxa de turnover, baixa produtividade, atraso nas tarefas, faltas e pouco comprometimento
• Quanto vale sua empresa?
O estudo dos ativos é uma forma de analisar a fotografia atual do negócio
• A busca pelo líder ideal
O que é um líder ideal? A literatura sobre administração possui definições de profissionais, que, se forem mais raras, são as que mais marcam os bons profissionais
• 8 erros de gestão fatais para sua empresa
Saiba qual são os fatores que podem transformar a sua empresa rentável em uma empresa com descredito
• O poder da autoconfiança
Autoconfiança não é se achar melhor que os outros, mas é saber que quando você acredita, pode alcançar todos os seus objetivos. É uma força vital que impulsiona qualquer ação empreendedora ao sucesso
• Como planejar o final de ano da sua empresa
O mês de dezembro chegou e a temporada de festas também. Para alguns donos de pequenas empresas, esse período também significa descanso.
• A difícil arte de tomar decisões no ambiente corporativo
Seja qual for a situação, o líder deve ter a consciência de que, ao escolher uma possibilidade, todas as outras serão deixadas de lado