Banner
Notícias
Tente, em 2015, não chamar de consumidores aqueles que compram seus produtos e serviços, mas de cidadãos. Além de uma mudança de palavra, é um câmbio de percepção. Trata-se de reconhecer o poder individual de opinião, organização e mobilização; compreender que o valor das organizações – públicas e privadas – é determinado cada vez mais pelas pessoas. O poder está nas mãos delas. E não há outra saída a não ser dialogar.
De acordo com a pesquisa intitulada Brandshare, conduzida pela agência Edelman de relações públicas em 12 países, Brasil incluído, junto a 15 mil pessoas, uma das principais tendências no relacionamento entre cidadãos e marcas é a participação. A ideia de “conhecer a cozinha do restaurante” espalhou-se para todos os setores, uma vez que desejamos não apenas comprar um produto, mas saber de onde veio, como foi feito e, se possível, participar do seu desenvolvimento e refinamento.
Um exemplo concreto é o projeto Cocriando Natura, em que a gigante de cosméticos abre suas portas para a interferência direta dos indivíduos nos processos de inovação e criação de produtos. A plataforma, que hoje está hospedada no Facebook, ganhou corpo, mostrou-se viável e, em breve, ganhará um espaço próprio para alavancar ainda mais suas interações.
Outras experiências, embora pontuais, já sinalizaram este movimento, como uma promoção de Ruffles para a invenção de um novo sabor para a batata e o projeto Fiat Mio, que se valeu deste contexto para dar à luz um carro totalmente “social”.
Trata-se justamente de um dos aspectos mais demandados pelos respondentes de brandshare: inclusão na concepção de produtos e serviços, bem como transparência sobre as respectivas procedências.
A pesquisa, no entanto, mostra que – mesmo com exemplos já existentes, como de Natura, Fiat e Pepsico, há ainda um longo caminho a trilhar no amadurecimento desta turbulenta e divertida relação entre marcas e cidadãos.
Mas uma coisa é certa: trata-se de um caminho sem volta.
A participação no desenvolvimento de produtos e serviços sugere que há um caminho inevitável para as marcas
Dicas
-
• As empresas com RH mais estruturados têm melhor desempenho
UM NOVO ESTUDO REFORÇA UMA DAS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DE RH: UM DEPARTAMENTO MAIS BEM ESTRUTURADO E PRÓXIMO AO CEO CONTRIBUI PARA MELHORES RESULTADOS FINANCEIROS
• Traga seu cliente para criar com você
A participação no desenvolvimento de produtos e serviços sugere que há um caminho inevitável para as marcas
• 8 dicas para implantar uma política de diversidade em sua empresa
É responsabilidade do setor de Recursos Humanos promover condições de dignidade e respeito a todos
• Como reverter a desmotivação da equipe no fim de ano?
A desmotivação pode causar problemas muito mais graves do que os empresários pensam, como a alta taxa de turnover, baixa produtividade, atraso nas tarefas, faltas e pouco comprometimento
• Quanto vale sua empresa?
O estudo dos ativos é uma forma de analisar a fotografia atual do negócio
• A busca pelo líder ideal
O que é um líder ideal? A literatura sobre administração possui definições de profissionais, que, se forem mais raras, são as que mais marcam os bons profissionais
• 8 erros de gestão fatais para sua empresa
Saiba qual são os fatores que podem transformar a sua empresa rentável em uma empresa com descredito
• O poder da autoconfiança
Autoconfiança não é se achar melhor que os outros, mas é saber que quando você acredita, pode alcançar todos os seus objetivos. É uma força vital que impulsiona qualquer ação empreendedora ao sucesso
• Como planejar o final de ano da sua empresa
O mês de dezembro chegou e a temporada de festas também. Para alguns donos de pequenas empresas, esse período também significa descanso.
• A difícil arte de tomar decisões no ambiente corporativo
Seja qual for a situação, o líder deve ter a consciência de que, ao escolher uma possibilidade, todas as outras serão deixadas de lado